Publicidade Continue a leitura a seguir

Ria Formosa: a casa dos cavalos-marinhos faz 42 anos e tem quizzes online

Os cavalos-marinhos são reis e senhores na Ria Formosa. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há já 42 anos que a Ria Formosa, no Algarve, é um parque natural oficialmente protegido. A classificação foi-lhe atribuída em 1987, no seguimento da classificação como Reserva Natural, em 1978 (na altura foi o sexto local em Portugal assim denominado). Para assinalar a efeméride, o Parque Natural da Ria Formosa lançou dois quizzes que testam conhecimentos sobre aquela zona lagunar e os seus habitantes mais famosos: os cavalos-marinhos.

Ambos estão disponíveis online, aqui e aqui, sendo que o quizz sobre a Ria Formosa tem 10 perguntas com várias opções de resposta, textos informativos, esquemas e imagens, por exemplo. Já o questionário dedicado ao conhecimento sobre os cavalos-marinhos (cuja maior comunidade a nível mundial se encontra na Ria Formosa) tem 12 perguntas e funciona na mesma lógica. Em alguns casos, as respostas erradas apresentam uma justificação da solução.

(Fotografia de Sara Matos/GI)

Os cavalos-marinhos – pertencentes à família dos dragões-marinhos e das marinhas e cujo nome deriva do grego Hippos (cavalo) e Kampi (monstro marinho) – são uma espécie emblemática da Ria Formosa e dividem a sua importância com muitas outras espécies endémicas e muito ricas em biodiversidade. Sendo uma “zona de invernada” de aves limícolas e com grande alimento disponível, a Ria Formosa é também berço de uma das maiores comunidades de aves aquáticas do país.

O Parque Natural da Ria Formosa está situado numa importante zona lagunar no sotavento algarvio e cobre uma área de cerca de 18 mil hectares, incluindo a área submersa que abrange os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.