Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 7 livrarias para celebrar o Dia Mundial do Livro

Percorra a fotogaleria para conhecer a lista de livrarias lisboetas, entre as quais está a mais antiga do mundo. Na foto: Livraria Palavra de Viajante.
1. Bertrand Chiado Ostenta orgulhosamente o título de Livraria Mais Antiga do Mundo, atribuído pelo Guinness por esta estar a funcionar, sem interrupção, desde 1732. Testemunhou a história do país, a partir da Rua Garrett, e foi local de eleição e passagem de consagrados autores portugueses. Não há área da literatura que a Bertrand Chiado não cubra e é caso para se dizer: qualquer livro se encontra por aqui. (Paulo Spranger/Global Imagens)
2. Palavra de Viajante O nome é certeiro, não fosse esta uma livraria de nicho, dedicada... a viagens. Uma espécie de paraíso para quem gosta de desbravar terra e não consegue ficar muito tempo no mesmo local - ou tem esse sonho. Há guias, mapas, literatura de viagens e acessórios Em muitas línguas, claro. Palavra de viajante. (Carlos Manuel Martins/GI)
3. Almedina na Fundação Gulbenkian É no edifício da Coleção Moderna da Gulbenkian, onde estão as exposições contemporâneas, que se encontra a Almedina. Ao lado das salas expositivas, a livraria exibe obras selecionadas para o público da fundação, cobrindo áreas como fotografia, arquitetura e arte. (Orlando Almeida / Global Imagens)
4. Ler Devagar Foi inaugurada no Bairro Alto, passou pelo Braço de Prata e mudou-se, em 2009, para o edifício na Lx Factory onde antes era a gráfica Mirandela, que imprimia jornais como o Público ou A Bola. Hoje em dia, a Ler Devagar é uma referência entre as livrarias da cidade, tendo figurado inclusive em publicações estrangeiras como o guia da Taschen do New York Times, a Flavorwire ou o Louis Vuitton European City Guides. No piso superior, não há livros, mas há Pietro Proserpio, um artista e contador de histórias, pronto a desvendar os segredos das suas engenhocas. (Leonardo Negr‹ão / Global Imagens)
5. Chiado Clube Literário Bar Há um ano que o Fórum Tivoli acolhe o Chiado Clube Literário Bar, uma aposta da Chiado Editora que já teve espaços semelhantes no King e no Nimas. Uma boa seleção, desta e de outras editoras, pode aqui ser consultada ou comprada, depois ou antes de se beber um café ou um copo de vinho. Há lançamentos de livros praticamente todas as semanas e, às quintas-feiras, repetem-se os encontros de poesia, a partir das 19h00.
6. Pó dos Livros Uma recordação do pai a chegar a casa com livros empoeirados ajudou Jaime Bulhosa a dar nome à Pó dos Livros, que abriu na Duque de Ávila em 2015. No ramo livreiro há bons anos, preservou os clientes da antiga livraria que ainda hoje tem o apelido da sua família e apostou na seleção de livros de catálogo, produtos alternativos, best-sellers e clássicos. Mas também de obras usadas, de feiras e de alfarrabistas. (Leonardo Negr‹o / Global Imagens)
7. Kingpin Books O super vilão da Marvel dá nome à loja e editora de livros de Mário Freitas, que em criança era já fascinado pelo universo do Homem-Aranha, mas hoje prefere falar em argumentistas do que obras ou personagens. Tem como favoritos Alan Moore e Grant Morrison, mas na KingpinBooks, na Almirante Reis, há gostos e autores para todos os gostos, da manga à Marvel e ainda merchandising. A loja começou por funcionar apenas online, mas desde 2008 que se fixou na Rua Quirino da Fonseca.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A data foi instituída há 22 anos pela UNESCO, a propósito do aniversário da morte de Cervantes, mas também de Shakespeare. E apesar de nem todas as livrarias estarem de portas abertas ao domingo, as comemorações podem estender-se pelo tempo que o leitor quiser. Basta escolher uma na fotogaleria acima e visitá-la. São apenas sete as que figuram nesta seleção, mas cobrem certamente todos os gostos: banda desenhada, livros de viagens, arte e arquitetura ou os eternos clássicos.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

10 livrarias infantis para conhecer pelo país
Cafés onde sabe bem ler um bom livro, em Lisboa
Chegou o café que se bebe dentro de um cone de gelado