Publicidade Continue a leitura a seguir

Os óculos de sol de madeira com nome de doce brasileiro

Os óculos de sol feitos de madeira Cuzcus já «desfilam» nas passerelles. (Fotografia de Maria João Gala/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Carina Fonseca

É na garagem de casa, transformada em oficina, que Amâncio Neves dá forma aos óculos de sol feitos com desperdícios de madeira idealizados pela filha, Ana Mendes, sob a etiqueta Cuscuz. Têm design apelativo, são unissexo e, alguns, peças únicas, graças aos característicos nós da madeira – que pode vir de paletes, móveis em fim de vida, ramos caídos e até de skates.

A oficina, em Brasfemes, nos arredores de Coimbra, está aberta a clientes, por marcação, o que lhes permite experimentar os diferentes modelos, perceber como são leves, qual a sua cor real, a textura – e ainda ver Amâncio, minucioso, em ação. Os óculos, que custam entre 60 e 130 euros, são feitos à mão pelo ex-motorista, que até as lentes encomenda, recorta e encaixa. Um par leva, no mínimo, dois dias a ficar pronto.

Os óculos são feitos à mão e demoram, em regra, dois dias a ficar prontos. (Fotografia de Maria João Gala/GI)

Ana, que cresceu entre Coimbra e o Rio de Janeiro (a mãe é brasileira), e sempre gostou de moda, lembra-se de ver, no Brasil, os conceitos de sustentabilidade e feito à mão já enraizados em feiras. O pai também sempre fez os móveis para casa, o jardim é obra sua, parece ter habilidade para tudo. Por isso, em 2015, quando estudava Design Multimédia na Universidade da Beira Interior e decidiu criar este projeto, primeiro, só em contexto de aulas, pensou logo nele para executar as peças.

Entretanto, os óculos chegaram a passerelles portuguesas e francesas, através de colaborações com os designers de moda Catarina Oliveira, Eduardo Amorim, Carla Pontes e Hugo Costa. A Cuscuz (nome de um doce brasileiro feito com leite condensado, tapioca e coco) tem já cinco coleções, e a sexta sai em março, também em colaboração com um criador nacional.

Ana vê na marca um convite para adotar hábitos de consumo mais conscientes e fugir à fast fashion, porque o objetivo é criar acessórios intemporais. A designer, que está a fazer uma tese de mestrado sobre sustentabilidade, design social e reutilização, não tenciona cingir a Cuscuz a um só produto. Mas, quanto a isso, há que esperar para ver – com óculos Cuscuz.

Óculos personalizados

Os clientes podem ir à oficina escolher entre os vários modelos e fazer ajustes consoante
o formato do rosto; e uma pessoa já pediu uns óculos feitos com um pedaço de madeira
que lhe deram no Vietname.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.