Publicidade Continue a leitura a seguir

Cadernos feitos por medida na nova loja em Coimbra

Percorra a fotogaleria para ver imagens da nova loja 1/1 em Coimbra. (Fotografias: Fernando Fontes/GI)
Daniel Mendes é o criador da marca 1/1.
Usa uma máquina de costura alemã, de 1985, como ele, para fazer os seus cadernos artesanais, quase todos de edição limitada e numerada, disponíveis em vários formatos, com diferentes padrões e ilustrações.
Há os florais, os multicoloridos, os dedicados a escritores portugueses, os inspirados em plantas e azulejos, e mais.
No início, algumas pessoas estranhavam encontrar um rapaz novo debruçado sobre uma máquina de costura e perguntavam-lhe se era alfaiate.
O ateliê também é showroom, aberto, desde outubro passado, a quem queira fazer compras ou, simplesmente, vê-lo trabalhar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Logo à entrada vê-se a velha máquina de costura Oliva a que Daniel Mendes decidiu dar descanso. Foi com ela que tudo começou, mas agora o criador da marca 1/1 usa uma máquina de costura alemã, de 1985, como ele, para fazer os seus cadernos artesanais, quase todos de edição limitada e numerada, disponíveis em vários formatos, com diferentes padrões e ilustrações. Há os florais, os multicoloridos, os dedicados a escritores portugueses, os inspirados em plantas e azulejos, e mais.

Daniel encerrou a Alma Lusitana, loja de produtos portugueses e oficina que tinha com a namorada, junto ao Portugal dos Pequenitos, em Santa Clara, para se dedicar mais à 1/1 (assim designada porque é só ele e a máquina). Hoje, continua a produzir os seus cadernos na margem esquerda do Mondego, mas num ateliê só seu, que também é showroom, aberto, desde outubro passado, a quem queira fazer compras ou, simplesmente, vê-lo trabalhar.

No início, algumas pessoas estranhavam encontrar um rapaz novo debruçado sobre uma máquina de costura e perguntavam-lhe se era alfaiate, lembra ele agora, no espaço animado por linhas coloridas e cadernos, uns em fase de produção, outros prontos a seguir viagem. Na sua maioria, são criações suas (é designer de comunicação), e alguns têm ilustrações de outros artistas.

As personalizações são outra possibilidade. Daniel Mendes tanto recebe encomendas de museus internacionais como de empresas e particulares. Estes últimos pedem-lhe, por exemplo, lembranças e convites de casamento em forma de caderno. Aconteceu com um casal cuja história começou com um exemplar da 1/1 e, ao que sabe, continua a ser escrita.

Partilhar
Partilhar
Morada
Urbanização Santa Isabel, lote 11, loja A (Santa Clara), Coimbra
Telefone
918364797
Horário
Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Encerra ao domingo.
Custo
() Preço: cadernos desde 4 euros

Website

GPS
Latitude : 40.2002862
Longitude : -8.44011230000001

Leia também:

A nova loja de Coimbra que tem doces de perdição
Lucky Lux é a nova loja de discos na Baixa de Coimbra
Coimbra: Um roteiro pela cidade dos estudantes