Publicidade Continue a leitura a seguir

Pão doce, bolos e pratos vegetarianos numa «casa de bonecas» em Aveiro

Na padaria Margarida Pão também há doces e pratos vegetarianos. (Fotografia: Maria João Gala/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma bonita porta azul claro, coroada por um painel que anuncia o nome do lugar, dá passagem à aconchegante sala da Margarida Pão. Parece uma casa de bonecas, decorada com móveis restaurados, em tons pastel, e uma jarrinha com margaridas no centro de cada mesa.

Margarida Pão (Fotografia: Maria João Gala/GI)

Atrás do balcão, recheado de docinhos e vários tipos de pães, quem recebe carinhosamente os clientes que ali chegam, atraídos pelo aroma do pão ainda quente, é Luísa Sacchetti, a proprietária.

Depois de 13 anos a trabalhar como bancária decidiu mudar de rumo e desde novembro de 2017 que se dedica à sua pequena padaria, instalada bem perto do centro da cidade. «Queria fazer algo que não envolvesse tanto stress, e como gosto muito de cozinhar para as pessoas, decidi tirar uma formação em panificação e transformei isto numa micro padaria», explica Luísa.

«A ideia é fazer pão o mais natural possível», defende. Daí que não entrem quaisquer melhorantes ou aditivos nos pães que confeciona, e a farinha, que chega ali de muito perto, é ainda moída de forma artesanal. «Uso farinhas da moagem Carlos Valente, em Vale de Ílhavo e quem quiser também pode comprar as farinhas aqui», esclarece Luísa.

Todas as manhãs sai uma fornada de pão, cuja massa fica a levedar durante a noite. Há sempre uma mão cheia de variedades: pães doces, como o de abóbora e o de batata-doce – um dos preferidos, fofo e saboroso – e salgados, que incluem o clássico pão de água, o de centeio, alfarroba, trigo e milho, beterraba ou até espinafres. Pontualmente, os cestos ao balcão são reforçados com outra fornada à tarde, e aos sábados, o dia é inteiramente dedicado ao pão, pelo que há sempre mais variedades.

Em matéria de doçaria, os scones são presença fiel para acompanhar o café todos os dias, sejam os clássicos ou adaptações, como os de maçã, que ficam ainda mais gulosos quando barrados com manteiga. Bolos à fatia ou queques, sempre caseiros, completam o leque.

Ao almoço também vale a pena uma visita, para provar os pratos vegetarianos ou de peixe que Luísa prepara. Ali não há lugar para a carne, por isso as sugestões variam entre lasanha de legumes, ravioli de brócolos, curgetes recheadas ou até bola de bacalhau, sempre com sopa a acompanhar e vários sumos de fruta naturais à escolha. Só deliciosas razões para ir com tempo, e voltar.

Partilhar
Morada
Rua do Batalhão de Caçadores 10, 48, Aveiro
Telefone
966877062
Horário
Das 09h30 às 18h00. Sábado até às 13h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 40.64104226438352
Longitude : -8.653309725131294