Publicidade Continue a leitura a seguir

11 boas marisqueiras em Lisboa com bons preços

Percorra a fotogaleria para conhecer 11 marisqueiras com bom preço-qualidade
1. Ramiro, Martim Moniz É, porventura, a mais conhecida marisqueira portuguesa. O apelo começa logo na montra e continua já no interior, onde estão mais expositores. Como tudo o que ascendeu à fama, tem defensores e detratores, mas quase todos reconhecem a sua tradição na arte de bem trabalhar os mariscos. As gambas «à la Aguilho» são um clássico, como são o camarão de Espinho ou os percebes. Depois há as lagostas, os carabineiros e os lavagantes. Há doses de gambas, ameijoas e conquilhas a 11 euros.
2. Eduardo das Conquilhas, Parede Com quase 53 anos de atividade, não há quem não conheça o marisco fresco deste restaurante na zona da Parede e arredores. Os petiscos são muitos, desde as conquilhas do Algarve, às amêijoas, berbigão, lagosta, sapateiras, gambas, perceves e canilhas, entre outros. Mas também há petiscos de carne, pica-paus, moelas, pregos e bifanas, por exemplo. Arroz de marisco, açorda de gambas e creme de camarão são algumas das especialidades. Uma dose de conquilhas à Eduardo, o ex-líbris do espaço, custa menos de 12 euros.
3. Verde Mar, Lumiar Nesta recente marisqueira aberta no Lumiar há boas opções para comer um pouco de tudo sem esvaziar a carteira. É o caso das mariscadas, com combinações já feitas, e que podem custar 40 ou 55 euros (com ou sem lagosta). Além disso pode escolher-se à carta ou da pedra, como num mercado. Esta marisqueira/cervejaria prepara-se entretanto para abrir um outro espaço no Campo Grande.
4. A Tendinha, Mem Martins «Temos clientes muito fiéis, não só pessoas que trabalham nas empresas à volta, mas gente que vem de propósito desde muito longe», conta Didier Santos, um dos sócios-gerentes. No piso superior há uma sala de cerimónia com capacidade para 200 pessoas. E o que procuram? «Uma cozinha de confiança, com produtos frescos». Vêm pelo marisco, sobretudo a Mariscada com arroz do mar. Uma travessa XXL em que parece caber lá dentro o Oceano, com percebes, sapateira, camarões, amêijoas à bulhão pato e ostras. Há mariscadas para duas pessoas a partir dos 37,50 euros.
5. Gambuza, Cais do Sodré Quem entrar nesta nova marisqueira no Cais do Sodré pode ter uma certeza: só encontrará peixe e marisco de origem nacional. As cataplanas, com apresentações originais, custam 34,50 euros para duas pessoas, a que se junta uma variedade de peixes e marisco tradicional. A especialidade é a Torre Gambuza, que leva ostras, mexilhões e camarões (85 euros).
6. O Relento, Oeiras Em Algés não há quem não conheça O Relento. A casa sempre foi conhecida pelo seu viveiro e expositor à entrada, mas passou por uma remodelação recente que a deixou refrescada e mais luminosa. Felizmente,manteve-se a prata da casa e a qualidade de acepipes como os rissóis e as omeletes de camarão. Embora muitos acusem o preço «salgado» dos mariscos, quem arrecada maiores elogios são, no entanto, as amêijoas, os camarões de Tróia e de Espinho ou os percebes das Berlengas e de Vila do Bispo. As doses de gambas, cadelinhas e amêijoas, por exemplo, oscilam entre os 13 e os 15 euros.
7. O Farol, Cacilhas Afirma-se como a marisqueira mais antigo do distrito de Setúbal e ninguém se atreve a discutir a sua popularidade. Afinal, fica mesmo em frente do terminal de barcos, em Cacilhas, uma localização que é chamariz para os turistas ávidos por marisco. É possível pedir à carta, mas os menus especiais do restaurante são também apelativos. Uma cerveja e 100 gramas de gamba pequena ficam por 3,25 euros. Já um menu para duas pessoas com direito a mexilhão, sapateira, gamba cozida e gambas à guilho fica por 40 euros, com a possibilidade ainda de acrescentar lagosta por mais 12 euros.
8. Zagaia, Setúbal O Zagaia, mais do que uma marisqueira tradicional, é um espaço que trabalha o produto da costa e da região de Setúbal «com o maior respeito possível e em várias vertentes»: asiática, contemporânea e portuguesa. Os peixes e mariscos expostos na pedra podem comprar-se a peso. A preço fixo, encontram-se dois menus de almoço (15,90 euros): o tradicional (couvert, entrada, prato, bebida e café) e o de sushi (sopa, entrada, sashimi e combinado de sushi e bebida).
9. Mar à Vista, Mafra No centro da Ericeira, com a praia e o mar à espreita (como indica o nome), esta casa tem mais de 60 anos no ativo e fez exclusivamente do marisco o seu ganha-pão. Simplesmente cozidos ou grelhados, mas também em arrozes, massas, feijoadas, açordas e até cataplanas, o importante é que todas as espécies chegam frescas à mesa (exceção feita no camarão- tigre moçambicano) e quase sempre com origem na costa portuguesa. Há açorda de marisco para dois a 38 euros e uma cataplana de marisco que dá para três a 45 euros.
10. Nune's Real Marisqueira, Belém A Nune's trouxe às marisqueiras um refinamento nem sempre muito usual, mas que é bastante apreciado pela sua clientela leal. Claro que a decoração, importante, fica em segundo plano perante o que realmente interessa: a grande variedade de mariscos. A carta viaja por outros territórios, mas nas secções «do mar» e «do tanque», as que fazem sentido neste caso, ressaltam sugestões como o arroz de marisco para dois e a possibilidade de mandar fazer a gosto lagostins, bruxas, santolas, cavacos ou lagostas - por regra, há mais de vinte espécies disponíveis. Há arroz de marisco para dois a 20 euros e doses de santola a 17 euros.
11. O Pinóquio, Lisboa Além de marisqueira, o Pinóquio tem outras vertentes, tanto que o seu pica-pau é um dos pratos com mais saída, mas os mariscos sempre receberam aqui um tratamento à altura. Exemplo disso são as amêijoas à moda da casa (com muito azeite, coentros e alho, a lembrar a versão à Bulhão Pato), as gambas da (nossa) costa, dois campeões de venda, a que se juntam ainda ostras, canilhas, percebes, navalheiras e tudo o mais que se espera encontrar numa casa deste tipo. Há especialidades, como arroz de garoupa com gambas e ameijoas para duas pessoas a 44 euros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é necessário que chegue o pico do calor no verão para apetecer uma boa mariscada na companhia de familiares ou entre amigos. O marisco não sai de moda e a sua popularidade é intemporal, ou não fosse Portugal um país com muita variedade e qualidade no que toca a estes produtos, graças à sua posição geográfica.

Hoje em dia, de resto, já não é preciso gastar muito dinheiro quando apetece comer marisco. O produto continua a ser caro, mas importante é encontrar locais onde o preço corresponda também à qualidade. Ainda assim, muitos são sinónimo de filas de espera, como acontece com a Cervejaria Ramiro, na Avenida Almirante Reis. Mas quanto a isso, nada a fazer.

Percorra a fotogaleria para ver 11 exemplos de marisqueiras com bom serviço e preço, localizadas na Grande Lisboa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

5 marisqueiras a bons preços no Grande Porto
Estes são 8 dos miradouros portugueses mais bonitos
Fotógrafo português premiado por imagem de vida selvagem