Publicidade Continue a leitura a seguir

Desvendamos os segredos do novo pastel de nata do Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer todos os segredos e o novo espaço do Porto onde pode provar o pastel de nata da Manteigaria. (Fotografias de Pedro Granadeiro/GI)
10. Pode não parecer devido ao enorme sucesso destes pastéis de nata, principalmente em Lisboa, mas a Manteigaria tem apenas dois anos de história.
9. A receita dos pastéis de nata da Manteigaria foi exaustivamente trabalhada até chegar à versão atual. Baseia-se na receita tradicional do doce e não tem quaisquer aditivos. O chef Miguel Rocha Vieira e o crítico gastronómico Virgílio Gomes foram os escolhidos para participarem nas provas cegas durante a fase de concepção. OS seus conselhos valiosos foram fulcrais para chegar à receita que hoje se serve na Manteigaria.
8. Todos os ingredientes dos pastéis são portugueses, à excepção curiosa da manteiga, que é francesa. É própria para massa folhada e deixou de se comercializar em Portugal há vários anos.
7. Os pastéis vão ao forno apenas dez minutos a uma temperatura altíssima a rondar os 500 graus.
6. A receita dos pastéis da Manteigaria está nas mãos de menos de dez pessoas.
5. Os pastéis de nata saem quentes e cremosos do forno de 15 em 15 minutos.
4. À semelhança do que acontece nas lojas de Lisboa, também no Porto irá tocar um sino cada vez que os pastéis saírem do forno.
3. Um dos segredos da estaladiça massa folhada - além da manteiga, que substitui a margarina - é o número de voltas que leva. Quantas? Esse é um dos segredos que os responsáveis preferem guardar para si.
2. O nome surgiu, entre outras razões, porque o primeiro espaço na Rua do Loreto nasceu nas instalações da loja da Manteigaria da União.
1. A Manteigaria (quase) não tem segredos - os clientes podem ver toda a confeção dos pastéis, na cozinha aberta. Não vão é saber as medições exatas dos ingredientes porque o mostrador das balanças está cuidadosamente tapado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem passa agora pelo espaço Delta Q | Manteigaria, situada na esquina onde a Rua Alexandre Braga encontra a Rua Formosa, depara-se com uma cozinha aberta onde uns quantos pasteleiros dão voltas à massa folhada, colocam-na delicadamente em formas, preparam o creme dourado e levam tudo ao forno, para criar os famosos pastéis de nata. Estamos perante a primeira loja da Manteigaria no Porto, a terceira da marca e que sucede às duas da capital, na Rua do Loreto e no Mercado Time Out.

Desde que abriu, em 2014, a Manteigaria tornou-se um fenómeno entre portugueses e turistas e muitos arriscam dizer que a especialidade de massa folhada amanteigada e estaladiça, recheada com um suave creme, é o melhor pastel de nata do país. A Evasões passou pelo novo espaço da Manteigaria e foi tentar perceber quais são os segredos do sucesso deste doce que agora se compra e come no novo espaço Delta Q.

Percorra a fotogaleria para revelar os segredos do novo pastel de nata da cidade e também para conhecer o renovado espaço Delta Q.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.