Publicidade Continue a leitura a seguir

O descanso dos aventureiros

Créditos: Sara MAtos /Global Imagens

Publicidade Continue a leitura a seguir

Produzido por

A bordo do Volkswagen Tiguan Allspace, este foi sem dúvida um dos fins de semana mais emocionantes de sempre em família, em que descobrimos não só um bocadinho do nosso país como alguns dos segredos do mundo.

Mas o nosso fiel companheiro, o Tiguan Allspace, ainda nos quer levar a um último lugar, para descansarmos antes de um frenético regresso a casa e à rotina de todos os dias. Merecemos um momento para molhar os pés na água e relaxar – e a Praia Fluvial de Aldeia do Mato é aqui bem pertinho.

Como o Tiguan Allspace tem espaço para dar e vender, entre as mudas de roupa que tantas vezes são precisas quando se viaja com miúdos, na bagagem está também o lanchinho pelo que ansiamos depois de tantas aventuras. É tempo de nos sentarmos à beira da água e saborear tranquilamente os snacks que trouxemos de casa, retemperando o corpo e o espírito num lugar onde impera a paz e o sossego. Aproveitamos, também, para recordar o que gostámos mais: para os pais, esta é uma boa altura para conhecer as paixões dos mais pequenos, aquilo que gostam mais e até, talvez, o que gostariam de ser quando forem grandes…

Ainda sobra energia? Se sim, vale a pena aproveitar o bom tempo e o facto de os dias serem mais compridos no verão para embarcar numa última aventura, antes do pôr-do-sol. A 300 metros da Praia Fluvial, descobrimos uma estação intermodal, que nos conduz por um percurso que começa por uma subida numa estrada larga de terra – que podemos fazer a pé, ou de bicicleta (que também cabe na bagageira do Tiguan, como é claro!). Aos poucos, chegamos a um ponto elevado à direita, onde contemplamos as águas da albufeira. Este é o trilho que nos leva, pelo coração da natureza, à povoação de Martinchel.

Neste passeio, apreciamos a fauna e flora e avisamos a diversa avifauna típica da região, como o raro noitibó-de-nuca-vermelha e a cegonha branca. É mais um momento fantástico de descoberta, para miúdos e graúdos (afinal, quantos são os recantos em Portugal que ainda não conhecemos?). Aproveitamos também para conhecer e partilhar com os mais pequenos alguns pormenores sobre a Aldeia do Mato: calcula-se que a sua existência seja anterior ao século XIII, que teria na altura o nome de Aldeia da Mata, por ser uma terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato, uma ordem que tinha como missão dar assistência aos peregrinos e combater os infiéis.

Finda a última aventura, chega o momento que tanto quisemos adiar: o da partida. Mas felizmente, podemos contar com o Volkswagen Tiguan Allspace para apaziguar a nossa melancolia. A bordo deste confortável SUV, lá atrás os miúdos já dormem, e os graúdos sentem a felicidade de um fim de semana bem passado, em família, que perdurará para sempre nas suas memórias…

é a marca de conteúdos produzidos por
desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.