Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 sítios com bebidas frescas e sem álcool no Porto

Percorrer a fotogaleria para conhecer algumas bebidas sem álcool para se refrescar este verão. Na foto: Bebida do Pop Cereal Café. (Fotografia: Ivan del Val/Global Imagens)
1. Chá das Cinco Quem entra na cafetaria da Praça da Alegria, sente de imediato o aroma vindo da montra de bolos e doces. O espaço, que se define como uma «extensão da casa» de Sofia Lemos da Costa e Hugo Ferraz e «ateliê para testar receitas», é especializada em chá e café e guarda na carta surpresas refrescantes para todos os gostos. O batido de frutos do bosque (4,50 euros) leva gelado de nata, leite, frutos vermelhos e é decorado com chantilly e granulado colorido. Muito doce, «quase uma sobremesa», segundo Sofia, é popular entre miúdos e graúdos. Para quem procura algo menos calórico, o Popeye (3,50 euros) é um smoothie com banana, pêra, espinafres e manteiga de amendoim. Tão equilibrado no açúcar como no sabor. O iced latte (2,50 euros) é ideal para amantes de café e, tal como as outras bebidas, pode levar leite ou bebidas vegetais de arroz, aveia, amêndoa, coco ou soja. (Fotografia: Ivan del Val/GI)
2. Vogue Café Integrado no Hotel Infante Sagres, o luxuoso café destaca, além da cozinha de autor e da pastelaria própria, os cocktails de autor. A carta é extensa e inclui vários mocktails, cocktails sem álcool que têm o requinte da marca e a frescura necessária para os dias mais quentes. O Provence foi criado para o Vogue Café Porto e é uma opção leve com água tónica, sumo de limão, mel e mirtilos, que lhe dão um tom rosa e tornam a bebida adocicada. Já o Pomenelle, criado em parceria com o The Yeatman - hotel que também pertence ao grupo The Fladgate Partnership -, é feito com clara de ovo, sumo de maçã, sumo de limão e canela. O Red Coconut é feito com leite de coco, sumo de ananás e morango. Os mocktails custam 8 euros e são abrangidos pela happy hour, o desconto de 50 por cento para cocktails com vinho do porto e uma seleção de vinhos nacionais, praticado todos os dias entre as 19h00 e as 20h00. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
3. Pop Cereal Café As taças coloridas com diferentes combinações de cereais e toppings são o cartão-de-visita deste espaço, mas os freakshakes, «uma versão mais elaborada de um milkshake», de acordo com Luís Lima, merecem igual atenção. São construções quase arquitetónicas que se apresentam como opção gulosa para quando apetece algo doce. O Caramel Overdose tem uma base líquida com gelado de baunilha, leite, bolacha de caramelo e cereais Lion. Para terminar, é decorado com chantilly, dois paus de Twix e caramelo líquido e polvilhado com Lion e bolacha. O Chocolate Boom, composto por um recheio de gelado de chocolate, leite, Oreo e cereais Chocapic, é terminado com chantilly, brownie, bolacha e decorado com Chocapic e granulado de chocolate. Embora homenageiem os ingredientes principais, não se tornam enjoativos; são, em vez disso, equilibrados e frescos. Os preços andam entre os 4,30 e 4,60 euros. (Fotografia: Ivan del Val/GI)
4. La Copa No pátio ajardinado da conhecida gelataria portuense, há uma placa onde se pode ler «Aqui é o paraíso». E, bem vistas as coisas, este é o paraíso dos amantes de gelado e de todos os que procuram refrescar-se nos dias de sol abrasador. Além dos diversos sabores de gelado artesanal, a La Copa serve granizados de fruta a 3,50 euros, que podem ser feitos de acordo com os sabores de gelado escolhidos pelo cliente. O granizado de laranja é feito com gelado de laranja e sumo de laranja, «já que é muito ácido para levar leite», diz Maria Emília, proprietária. A bebida é uma escolha certeira para os apreciadores desta fruta. O batido de limão, por sua vez, leva sumo de limão, concentrando o sabor da fruta no copo. Já o granizado de mirtilos é uma bebida cremosa onde o doce da fruta é suavizado pelo leite. (Fotografia: Ivan del Val/GI)
5. Moustache Coffee House A cafetaria da Praça Carlos Alberto é uma escolha popular entre os amantes de café, mas apresenta opções frescas para todos os públicos. No café, destaca-se o cold brew (3 euros), café de especialidade extraído a frio que pode ser feito com água, leite ou bebidas vegetais de soja ou amêndoa. Esta bebida é feita com café que vem de pequenos produtores do Uganda e que tem aromas a chocolate, frutos vermelhos e ervas aromáticas. Nos sumos e batidos, há smoothie de abacaxi e hortelã, que é apenas água e fruta triturada e, por essa razão, concentra o traço da fruta. Os smoothies têm o preço fixo de 3,40 euros. Seja no interior intimista do café ou na esplanada que tem o elétrico e a Praça dos Leões ao fundo, o Moustache é um espaço indicado para quem quer refugiar-se do sol no meio da cidade. (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
6. Boa-Bao O restaurante pan-asiático, que abriu no Porto com uma carta que atravessa países como Tailândia, Malásia e Indonésia, é um espaço amplo com um bar em cada ponta. Entre a carta de mocktails está o Rempha, preparado com manga, xarope de coco, sumo de limão e açafrão em pó, fusão de ingredientes onde o travo da especiaria é um toque agradável. A bebida é servida num copo de metal para manter a temperatura. O Bulaklak, criado para angariação de fundos para a Cruz Vermelha depois dos furacões Irma, José e Katia, é servido, de forma simbólica, numa lata reutilizada e amachucada. É composto por água tónica, sementes de coentros, ananás, grenadine – xarope mais diluído que a groselha – e tem um toque frutado. Por sua vez, o Batu Arang é uma mistura de papaias com cardamomo, xarope de meloa, ácido cítrico, chá branco e sambal, molho de malaguetas que deixa um travo picante no fundo da boca. Os mocktails custam 7 euros. (Fotografia: Ivan del Val/GI)
7. Sincelo É uma das mais antigas gelatarias do Porto, mas também inova na frente das bebidas a partir dos gelados. É habitual ter uma montra de gelados com sabores clássicos como café, morango, baunilha, limão ou iogurte, mas a carta não se fica por aí. Os batidos de gelado (3,80 euros) da Sincelo também são feitos de acordo com a vontade do freguês e levam sempre duas bolas de gelado e leite. O batido de framboesa é suave, doce e refrescante, enquanto o de chocolate é recomendável para quem gosta mesmo chocolate, do mais suave ao mais intenso. Também aqui, com o elétrico a passar lá fora em direção ao Carmo, se pode provar um smoothie (5,20 euros) que leva as duas bolas de gelado e sumo de laranja, resultando numa bebida que fica entre o doce e o ácido.
8. Myiced A marca de iogurte gelado que tem várias lojas espalhadas pelo país abriu em julho no Porto. Além do serviço de self-service com diferentes sabores de gelado e toppings, o Myiced destaca o chá de bobas, bebida criada nos anos 1980 no Taiwan feita com chá, fruta ou leite e bolinhas de tapioca. No caso português, os chás são criados a partir de chá verde e de jasmim, «uma escolha mais neutra que permite misturar melhor as frutas», diz Rita Leite, sócia-gerente. O fruit tea é uma bebida frutada feita de chá e bobas, bolinhas de gelatina com sumo de fruta dentro, que podem ser de sabores como lichia, maçã, manga e cereja, e rebentam na boca. O milk tea, mais próximo da criação original, faz-se com leite ou bebida vegetal de coco ou banana e sementes de tapioca, bolinhas mais esponjosas que têm que ser mastigadas. O espaço é pequeno, mas acolhedor, e dá para a Torre dos Clérigos. Os preços dos chás de boba andam entre os 3 e os 3,50 euros.
8. Spirito Cupcakes & Coffee A confeitaria a um passo da Praça dos Leões é paragem obrigatória para os adeptos de guloseimas, da pastelaria aos gelados, mas tem uma grande diversidade de bebidas em carta. O frappé de café (2,70 euros), feito com uma mistura de café natural, um expresso, leite e gelo, é uma bebida refrescante com uma textura mais densa, que inclui variações como o mocha, o caramelo ou o chocolate. Recentemente, foi introduzido o cooler, bebida que, de acordo com Nuno Freitas, foi concebida para «matar a sede melhor que qualquer outra». O cooler pode ser comparável a uma «mistura entre limonada, chá gelado e fruta», acrescenta o dono da Spirito. O Passion Cooler leva chá, limonada, polpa de maracujá e o Raspberry Cooler tem chá de framboesa, polpa de framboesa e frutos vermelhos e limonada. Há, ainda, batidos de gelado com os todos os sabores servidos pela casa. (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
10. Kuya Porto O espaço que abriu portas no início do ano, na Boavista, com uma oferta focada nas taças de cereais, açaí e gomas, também pensa em quem apenas quer algo para beber. Na Kuya, há leites coloridos para todos os gostos com sabor a morango, chocolate e banana. Os leites são servidos em garrafa e podem ser usados nas combinações de cereais, para acompanhar as panquecas igualmente coloridas, ou ser consumido por si só para refrescar de forma diferente. Também há batidos com frutas como ananás, melão e mamão que podem ser feitos com leite ou água e ser decorados com toppings como cereais e gomes. Os batidos andam entre os 1,50 e os 3,90 euros e os toppings entre os 0,15 e os 0,30 euros. É possível substituir o leite por bebidas de soja, amêndoa, aveia e arroz. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os dias de calor pedem bebidas refrescantes, tardes descontraídas numa esplanada e saídas que se prolongam noite dentro com temperaturas amenas. Numa altura em que muita gente se encontra de férias, os jantares de amigos multiplicam-se, os passeios em família tornam-se rotina em vez de exceção e as atividades de exterior – festivais de verão ou cinema de rua – tomam conta do calendário.

E, se é verdade que a frescura da cerveja, o toque frutado da sangria ou a doçura da caipirinha são presença assídua ao longo da estação, existem cada vez mais alternativas sem álcool para fazer frente ao calor sem sacrificar o sabor e o contraste fresco procurado. No Porto, não faltam pontos de interesse no mapa das bebidas não-alcoólicas, numa rota pensada para todos os gostos que inclui, entre outros, os sumos de fruta, as bebidas com café, os chás e os mocktails.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

7 ideias para aproveitar o fim de semana no Porto e arredores
Grande Porto: Onde petiscar com vistas deslumbrantes
Porto: 8 esplanadas para comer e beber na Baixa