Publicidade Continue a leitura a seguir

Os novos bares que abriram no Porto e em Lisboa

Veja mais percorrendo as setas desta fotogaleria. (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)
LISBOA Toca da Raposa O Toca da Raposa é o primeiro bar de Constança Cordeiro, a funcionar desde junho, junto ao Largo do Carmo. A cozinha é um mini-laboratório, de onde saem as preparações para os 11 cocktails que têm nomes de animais. São eles o corvo, o cavalo, o golfinho, a sardinha, o lobo, a abelha, a tágide, a raposa, a cegonha (sem álcool) e o porco. Os nomes são simples, mas o processo nada tem de simplificado. O resultado são cocktails «filtrados», sem polpas nem grumos, com sabores equilibrados, onde é possível sentir cada um dos ingredientes. (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)
LISBOA Apéro O novo bar de vinhos e petiscos de Campo de Ourique, em Lisboa, aposta em produtos portugueses e peças de arte para finais de tarde descontraídos entre amigos. E tem nome aperitivo. O Apéro tem várias bebidas mas foca-se nos vinhos, com quase dezena e meia de referências, todas de pequenos produtores. Para trincar, a oferta pende mais para uma linha mais leve e saudável, como as saladas de frango, três queijos, atum ou salmão fumado. Também há tábuas de queijos e enchidos e sanduíches. (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)
LISBOA Valsa A nova associação cultural da Penha de França chegou pelas mãos de duas amigas e junta no mesmo espaço bebidas e petiscos, para além de uma pequena loja de discos, livros e agendas. Mas também workshops variados, bailes, escutas de discos, sessões de cinema e música ao vivo. Basta estar atento ao Facebook do Valsa. Também é habitual decorrerem provas de cerveja artesanal de várias partes do mundo.
LISBOA Klandestino O Café Klandestino chegou ao Intendente para rejúbilo dos amantes de cocktails. A maioria tem como base o café, o tema central do bar, mas há outras opções originais, como a margarita de pimentos de Padrón. O Pornstar Klandestino tem sido uma das estrelas da casa, pela mistura de sabores: vodca, maracujá, leite de amêndoas e espuma de especiarias e café. O Klandestino tem dois andares, decorado com um toque de irreverência e nostalgia. (Fotografia: Gonçalo Villaverde)
LISBOA Caos Cocktails fora da caixa são a prata da casa do Caos, o bar que quer fugir à confusão da Rua Cor-de-rosa, em Lisboa, ainda que esteja a dois passos desta. Entre os cocktails de autor estão bebidas que demoram uma hora a fazer e outras que incluem um pó branco «mágico» que se cheira. É o caso do Special K, que mistura mezcal, sumo de toranja, infusão de gin e especiarias. Vem servido num espelho e acompanhado de um pó branco, "mágico", para colocar na língua ou cheirar antes de beber o cocktail.
PORTO Avalon Chama-se Avalon e é o novo terraço/jardim do restaurante Endovélico. Abriu no verão e veio aprofundar a ligação deste restaurante de inspiração celta com a cerveja artesanal. Há sempre doze referências à pressão (que vão rodando) e muitas mais em garrafa e lata, principalmente portuguesas, mas também estrangeiras, escolhidas a dedo. A sidra e o hidromel continuam a ser bebidas importantes da casa. (Fotografia: Ivan Del Val/GI)
PORTO Apuro Há música e cerveja artesanal no Apuro - Vegan Bar, mas também petiscos sem ingredientes de origem animal neste novo espaço de Cedofeita onde se pode ir beber um copo e levar o cão. Está aberto desde o início deste mês na rua do Breiner, num lugar onde cabe um palco para concertos e um agradável terraço nas traseiras, onde se servem petiscos, bolos, cerveja artesanal e vinhos. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
PORTO Bar do Mar Há novidades frescas e com sabor a mar no BBGourmet Maiorca. Além de um novo espaço de loja, o restaurante da Boavista tem agora um bar para petiscar ao balcão, onde peixe e marisco são reis e senhores. O Bar do Mar quer ser um espaço de encontro entre os sabores tradicionais portugueses e as criações contemporâneas sofisticadas. (Fotografia: André Rolo/GI)
PORTO Hoptrip - Craft Beer Shop Cerveja e viagens são dois grandes interesses de Vivianny Gonzales e Júnior Caldeira, como se nota pelo nome dado à casa de cerveja que abriram, no mês passado, em Matosinhos: HopTrip – Craft Beer Shop. Hop, em inglês, significa lúpulo, um dos ingredientes daquela bebida, e trip remete para as viagens – as que já fizeram e as que ainda hão de fazer. De momento, existem 15 torneiras: 10 de cervejas artesanais portuguesas e cinco de cervejas especiais do mundo. Os ingredientes base são água, malte, lúpulo e levedura. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uns mais dedicados ao vinho, outros à cerveja artesanal, outros ainda especializados em cocktails de autor, e ainda há os que misturam um pouco de tudo isto. Felizmente para os notívagos, a cena noturna em Lisboa e no Porto está de boa saúde e aconselha-se e, nos últimos meses, vários bares têm surgido na capital e na Invicta. Na fotogaleria acima, estão alguns desses exemplos. Fique a conhecê-los melhor.

 

Leia também:

Bitoques: nove paragens obrigatórias em Lisboa
11 locais quentes em Lisboa para fugir ao frio
Lisboa: Chef João Sá abre restaurante bem português