Publicidade Continue a leitura a seguir

Escolhas: 12 casas que lutam pelo vinho perfeito

Veja mais ao longo desta fotogaleria.
Quinta do Cume Reserva Douro tinto 2014 (14%) | Quinta do Cume Preço: 16 euros Classificação: 17,5 Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, nos altos de Provesende, por que o casal Cláudia Cudell e Jorge Tenreiro se apaixonaram, a ponto do último usar quase tanto as luvas de lavrador quanto as de cirurgião. Projecto construído a pulso, com resultados inefáveis. O melhor tinto, talvez, até hoje.
Pacheca Tinta Roriz Grande Reserva Douro tinto 2015 (14,5%) | Quinta da Pacheca Preço: 25 euros Classificação: 17,5 É tudo menos fácil conseguir uma Tinta Roriz expressiva e completa, que não caia nas vezeiras notas de fruta confitada e compotas, resultado dos ciclos de maturação curtos e irregulares que há que acompanhar de perto. Maria Serpa Pimentel deu uma enorme volta à quinta que a viu crescer, e está aqui reproduzida.
Olho de Mocho Single Vineyard Reserva Alentejo tinto 2016 (14%) | Rocim Preço: 20 euros Classificação: 18 Alicante Bouschet e Trincadeira, numa abordagem a um tempo simples e de grande fôlego enológico, no imenso sul de Vila de Frades e Vidigueira, projecto feito de raiz. Nem uma cepa existia quando tudo começou impulsionado pelo já desaparecido José Ribeiro Vieira e corporizado pela sua filha Catarina. Hoje é emblema.
Três Bagos Grande Escolha Douro tinto 2014 (15%) | Lavradores de Feitoria Preço: 35 euros Classificação: 18 Field blend, fermentado em lagar e balseiros, estágio em barricas novas de carvalho francês. Completa agora 18 anos um projecto de grande fôlego de que o Douro moderno ainda hoje colhe dividendos de atenção e empreendedorismo. Este vinho merece prova e guarda.
Herdade de São Miguel Pé de Mãe Alentejo tinto 2016 (13,5%) | Casa Agr. Alexandre Relvas Preço: 29 euros Classificação: 18,5 Trincadeira, Aragonez e Castelão, num projecto fundador e único no Alentejo, possível apenas pela inquietude de quem quer ver um terroir levado ao extremo na interpretação do valor para toda a região. Pai e filho empenhados em deixar marca, grande exemplo para todos.
Quinta do Couquinho Reserva Douro tinto 2015 (14,5%) | Quinta do Couquinho Preço: 28 euros Classificação: 17,5 Vinhas Velhas (mistura de castas). Estágio 12 meses barricas carvalho francês novas e de 2º ano. Vinho que cumpre o desígnio da elegância, quando a força e concentração dos vinhos do Douro ainda conduzem muitas vezes ao monolitismo. Pronto a beber e pode ainda envelhecer bem em cave.
Falua Unoaked Reserva Tejo tinto 2015 (14,5%) | Falua Preço: 13,5 euros Classificação: 17 100% Touriga Nacional, sem madeira nem artifícios, era o projecto que foi entregue a Antonina Barbosa, numa espécie de contra-corrente vínica que o mercado vai acolher. Fresco e ao mesmo tempo estruturado, consegue representar uma nova abordagem à casta Touriga Nacional.
Ravasqueira Vinha das Romãs Alentejo tinto 2015 (14%) | Soc. Agr. D. Diniz Preço: 19 euros Classificação: 19 Touriga Franca e Syrah. 20 meses barrica nova carvalho francês. O sonho cumprido do empresário José Manuel de Mello, de produzir grandes vinhos a partir de terroirs meticulosamente estudados e trabalhados. Mineralidade e frescura acentuada, como outrora preconizado.
Marquês de Borba Colheita Alentejo tinto 2017 (14%) | J. Portugal Ramos Preço: 6 euros Classificação: 17,5 Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Petit Verdot e Merlot. Estágio em barricas de carvalho francês. João Portugal Ramos é sinónimo de modernidade e vanguarda, além de um dos grandes nomes da marca Alentejo. A simplicidade e frescura deste vinho representam a universalidade da região.
Quinta Nova NS Carmo Referência Grande Reserva Douro tinto 2016 (14%) | Quinta Nova NS Carmo Preço: 55 euros Classificação: 19,5 Tinta Roriz e vinhas velhas. A Tinta Roriz desta quinta é muito especial e isso não escapou aos olhos atentos e experientes da enologia da casa. Vigoroso no ataque, proporciona invulgar elegância no momento de beber. Complexidade e aptidão gastronómica são as principais mais-valias. É o melhor vinho desta casa até agora.
Quinta dos Avidagos Lenuma Family Blend Douro tinto 2015 (14%) | Quinta dos Avidagos Preço: 24 euros Classificação: 18 Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca. Traduzir um projecto familiar num vinho emblema é aspiração mais fácil de confessar do que executar. A marca resulta da concatenação das primeiras sílabas dos apelidos da família, e o projecto é vencedor, com este superdouro.
Incógnito Alentejo tinto 2014 (14%) | Cortes de Cima Preço: 65 euros Classificação: 18,5 Ícone alentejano da casta Syrah, seguramente pioneira naquele território. Oito meses em carvalho francês (90%) e americano (10%), solo de calcário, vinha com varas provenientes do Vale do Ródano, onde a casta Syrah assume o seu esplendor.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É estrela que vive na imaginação de alguns e que por vezes se manifesta com tanta força que é inevitável tudo o que nós hoje vemos. Adegas novas, horas infindáveis de projecto, investimentos grandes e vinhas carregadas de conceito e ciência. Tudo pelo vinho perfeito. Pelo vinho sonhado.

O grande vale do Douro apresenta uma paisagem de tal beleza e numa tal extensão que facilmente nos esquecemos que se trata de trabalho humano, paulatinamente construído ao longo de séculos. Em cada pequeno recanto e em cada pedra de xisto da imensa área de vinha plantada está uma grande história familiar, acompanhada de mil registos de paixão e amor pela terra.

Conheça estes exemplos, com preços e classificações, na fotogaleria acima.

Todas as regiões vinícolas de Portugal estão pejadas de legados materiais e espirituais que têm o significado recorrente de eternizar quem os iniciou. Deixamos-lhe exemplos quase patrimoniais do fabuloso país que nos foi confiado e que devemos conhecer a fundo, à maneira de imperativo de consciência. Nada melhor para começar o ano.

Bom Ano e boas provas!

 

Leia também:

Os 11 vinhos que mais impressionaram a Evasões
Vinhos portugueses conquistam concurso internacional
Vinho da Madeira com mais de 150 anos vai hoje a leilão