Publicidade Continue a leitura a seguir

Seis praias fluviais de sonho para conhecer no sul de Portugal

Percorra a fotogaleria para conhecer as seis praias fluviais. (Fotografia de Telma Veríssimo/GI)
Veja nesta fotogaleria 6 praias fluviais no Sul do país. Fotografia de Telma Veríssimo/GI
1. Pego das Pias, Odemira O Pego das Pias é um verdadeiro recanto de natureza quase intocado, onde a ribeira do Torgal passa por um estreito e alto desfiladeiro escavado na rocha, formando um lago natural, com uma enorme pedra no centro. Para lá chegar é necessário superar uma verdadeira prova de orientação. Da aldeia de São Luís, seguir pela estrada em direção a Odemira durante aproximadamente dez quilómetros. Ao chegar à ponte da ribeira do Torgal, à esquerda, sai um caminho de terra batida ao longo da margem, que deverá ser percorrido até ao fim. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
1. Pego das Pias, Odemira (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
2. Pego Fundo, Alcoutim A praia do Pego Fundo é um dos maiores tesouros do Algarve interior. As suas águas calmas e quase rasas, fazem desta praia um local perfeito para as crianças se banharem em segurança. Na área envolvente, num jardim relvado e cheio de sombras, há esplanadas, parque de merendas coberto, rede de vólei e até um percurso de manutenção, com diversas propostas de exercício físico para os mais velhos. (Fotografia de Telma Veríssimo/GI)
2. Pego Fundo, Alcoutim (Fotografia de Telma Veríssimo/GI)
3. Alamal, Gavião São as águas do Tejo que banham esta praia, entre as aldeias de Cadafaz e Belver, junto à antiga quinta que lhe dá o nome – desde meados dos anos 1990 transformada num centro balnear. Apesar de estarmos no interior do Norte alentejano, o cenário é em tudo idêntico ao de qualquer praia de mar, com toldos e espreguiçadeiras para alugar ou gaivotas e caiaques à disposição dos banhistas. (Fotografia de Jorge Amaral/GI)
3. Alamal, Gavião (Fotografia de Jorge Amaral/GI)
4. Açude do Gameiro, Mora Banhado pelas águas da ribeira da Raia e rodeado por um frondoso pinhal, o areal do Açude do Gameiro está equipado com parque de campismo, zona de merendas, circuito de arborismo e centro de interpretação ambiental, para além de outros pequenos mimos como um passadiço de madeira ao longo da margem, mesas de pingue-pongue ou até wi-fi gratuito, que garantem um dia bem passado. (Fotografia DR)
4. Açude do Gameiro, Mora (Fotografia DR)
5. Tapada Grande, Mina de São Domingos A zona balnear tem cerca de um hectare e é desde há muito uma das maiores atrações da margem esquerda do Guadiana. Em funcionamento desde o ano 2000, conta com palhotas, uma zona de merendas disposta em socalcos, parque infantil e até um anfiteatro, onde, durante as noites deverão, há concertos, teatro e cinema ao ar livre. (Fotografia de Virgílio Rodrigues/GI)
5. Tapada Grande, Mina de São Domingos A zona balnear tem cerca de um hectare e é desde há muito uma das maiores atrações da margem esquerda do Guadiana. Em funcionamento desde o ano 2000, conta com palhotas, uma zona de merendas disposta em socalcos, parque infantil e até um anfiteatro, onde, durante as noites deverão, há concertos, teatro e cinema ao ar livre. (Fotografia de Virgílio Rodrigues/GI)
6. Portagem, Marvão Atualmente, vêm de Espanha a maior parte dos visitantes que, no verão, animam a piscina natural formada entre duas pontes mais recentes, à volta da qual foi criado um moderno Centro de Lazer, com parque de merendas, circuito de manutenção e diversos espaços ajardinados. (Fotografia DR)
6. Portagem, Marvão Atualmente, vêm de Espanha a maior parte dos visitantes que, no verão, animam a piscina natural formada entre duas pontes mais recentes, à volta da qual foi criado um moderno Centro de Lazer, com parque de merendas, circuito de manutenção e diversos espaços ajardinados. (Fotografia de Paulo Neto/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Alentejo tem seis das mais belas praias fluviais do sul do país. Há pelo menos três no Alto Alentejo e outras tantas no Baixo Alentejo. Aqui a paisagem muda e a água é um bem mais raro… Mas quando existe proporciona autênticos oásis.

A Evasões percorreu a região em busca das mais apetecíveis praias de rio, que servem de alternativa a todos aqueles que não dispensam um mergulho no verão, mas preferem fugir às águas agitadas e areais repletos de gente das praias do Algarve.

Para ficar a conhecer estes paraísos escondidos no interior do país, basta percorrer a fotogaleria.

Leia também:
18 praias fluviais de norte a sul do país
Algarve: 10 praias e hotéis a não perder
6 praias fluviais no norte do país