Publicidade Continue a leitura a seguir

Provas de corrida variadas na rentrée depois das férias

Há várias provas de corrida de norte a sul. (Fotografia de Sidónio Félix)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Terminadas as férias é tempo de voltar à boa e velha forma e nada melhor para isso do que começar com umas corridas ao ar livre, enquanto o tempo ainda está convidativo. E tal como em muitos outros aspetos, das aulas ao trabalho, também no que diz respeito às corridas setembro é o mês do regresso, com inúmeras provas a realizarem-se de norte a sul do país. Na Grande Lisboa, a Corrida do Tejo, a 24 de setembro, é uma das mais animadas, com milhares de pessoas a percorrerem o percurso de 10 km entre Algés e a Praia da Torre, sempre com vista panorâmica para o Tejo e para o mar.

No momento em que estas linhas são escritas, são já mais de cinco mil, os atletas inscritos, mas ainda há outras tantas vagas disponíveis, para participar numa das mais antigas provas de estrada do país, este ano a cumprir a 37ª edição. A Meia Maratona do Porto, marcada para 17 de setembro, não é tão antiga, mas apenas dez anos bastaram para se tornar também numa referência para os praticantes de corrida, cada vez mais vindos de todo o país para percorrer os 21,1 km que ligam a Avenida Paiva Couceiro, por baixo da Ponte do Freixo, ao Jardim do Calem, onde está instalada a meta, mesmo junto ao Rio Douro.

Já os adeptos de corrida nos trilhos podem rumar um pouco mais a norte, até ao concelho de caminha, onde desde 2010 se realiza o Grande trail da Serra de Arga, uma prova organizada pelo ultramaratonista Carlos Sá que é uma das mais importantes e concorridas do calendário nacional. Realiza-se a 23 e 24 de setembro, com a ação a multiplicar-se ao longo de dois dois dias. No sábado realiza-se a prova principal, com 53 km de extensão e no domingo as provas de 33, 21 e 14 km, bem como o quilómetro vertical. E para que ninguém fique excluído, até mesmo quem não corre ou apenas agora está a começar, o programa inclui ainda uma caminhada não competitiva e um Trail Jovem, com provas para crianças dos 7 aos 16 anos.

corridadotejo.com
meiamaratonadoporto.com
carlossanatureevents.com

SUGESTÃO
Antes de qualquer prova, seja de que distância for, é sempre aconselhável fazer alguns treinos. A organização da Corrida do Tejo tem agendadas duas sessões de treino gratuitas no Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor, nos dias 9 e 16 de setembro, às 10h00, e no dia 22, às 18h30, junto à Pala do Complexo de Piscinas do Jamor. Uma iniciativa idêntica será também realizada no Porto, já amanhã, pelas 9h30, no Jardim do Calém, para preparação da meia maratona.

AGENDA:
Corrida/Caminhada 5K@EASD, Lisboa
13 de setembro
De regresso ao Parque das Nações, onde já se realizou em 2011, esta iniciativa solidária tem como objetivo consciencializar os participantes para o problema da diabetes e, ao mesmo tempo, angariar fundos, com a venda de uma t-shirt alusiva ao evento, para o Projeto Ruanda da Fundação Mundial da Diabetes. O percurso, de apenas 5 km, desenvolve-se sempre junto ao Tejo e pode ser feito a correr ou a andar.
easd5k.com

Évora Desaparecida Tour, Évora
16 de setembro
Um passeio pedestre pelo centro histórico da capital alentejana, que percorre os principais monumentos da cidade através do seu processo de demolição, destruição ou reconstrução durante o século XIX. Este novo olhar é feito com o acompanhamento de um intérprete do património, munido de algumas fotografias de arquivo, que desvendam a forma original de alguns dos locais mais emblemáticos da urbe património mundial.
www.rotascompadres.pt

Extreme Army, Guimarães
16 de setembro
O Parque da Cidade, em Guimarães, recebe a segunda etapa deste circuito de provas de obstáculos, composta por um percurso de 10 km e um mínimo de 25 obstáculos de diversos níveis de dificuldade, para colocar no limite a resistência dos atletas. A prova pode ser feita por equipas ou individualmente.
extremeworkout.pt

 

Leia também:

Porto: 7 bares para beber um copo ao ar livre
8 ideias para aproveitar o calor de setembro em Lisboa
Guia revela 10 praias portuguesas secretas para aventura e lazer