Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta semana há chuva de meteoros de grande intensidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

No próximo dia 14 de dezembro, sexta-feira, vai acontecer uma das chuvas de meteoros mais intensas do ano, com uma média de 120 meteoros por hora. Para assistir a este fenómeno astronómico só tem de olhar para o céu entre as 20h00 do dia 13, quinta-feira, e as 17h00 do dia 14.

«O pico de atividade está previsto para cerca do meio-dia, mas não desesperem, porque a Geminíadas são conhecidas por manter o número de meteoros por hora próximo do máximo durante quase um dia», explica Ricardo Cardoso Reis, do Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, ao site Sul Informação.

Dois dias depois poderá também ter a sorte de ver o cometa 46P/Wirtanen, que passa no ponto de maior aproximação da Terra, na sua órbita de 5,4 anos à volta do Sol.

»Será a altura em que o cometa estará mais brilhante no nosso céu nos próximos 20 anos. Na realidade, as projeções para o brilho deste cometa apontam para uma magnitude no máximo de 3, o que o coloca ao alcance da visualização a olho nu», acrescenta o especialista que, ainda assim, recomenda a utilização de binóculos para melhor observar o cometa.

Leia também:

Fim de semana para observar as estrelas no céu do Alqueva
Cabanas de onde se veem as estrelas em Sever do Vouga
Observar as estrelas nas ruínas romanas de Troia