Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas praias fluviais têm desportos aquáticos grátis

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da prática de wakeboard na barragem de Castelo do Bode. (Fotografias: DR)
A Wakeboard Portugal montou cinco estruturas na barragem para a prática de wakeboard.
Aqui, o wakeboard pratica-se com recurso a um cabo que impulsiona as pessoas em cima da água.
O wakeboard pratica-se com uma prancha parecida à do snowboard.
As pessoas vão poder experimentar esta modalidade gratuitamente em cinco praias fluviais da barragem.
Há obstáculos e rampas na água, no entanto a sua utilização não é obrigatória.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A barragem de Castelo do Bode, situada entre os concelhos de Tomar e Abrantes, na região do Médio Tejo, vai transformar-se este verão em «Castelo de Board» ao dar lugar a uma instância privilegiada para a prática desta modalidade surgida no Estados Unidos, perto dos anos 80. Em paralelo, haverá outros desportos para praticar, sempre de forma gratuita.

O wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha semelhante à do snowboard, mas que em vez de ser puxada por uma lancha rápida é, aqui, movida por um cabo montado numa estrutura com duas torres, que dá pelo nome de «Cable Park», segundo a WakeBoard Portugal.

Qualquer pessoa poderá experimentar fazer wakeboard em cinco praias fluviais da barragem: Aldeia do Mato (em Abrantes), Fernandaires (Vila de Rei), Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Montes (Tomar) e Trízio (Sertã), onde estão montados os «Cable Parks».

As sessões decorrem das 10h00 às 14h00, de segunda a sexta-feira e são gratuitas na primeira visita e para residentes nos municípios do Médio Tejo, com apresentação de comprovativo de morada, no período indicado. Quem quiser experimentar uma segunda vez paga 15 euros (sessão de 15 minutos). Em qualquer caso o valor inclui uma prancha para iniciados, colete e capacete.

Para os menos afoitos ou para quem prefere águas mais calmas, haverá canoas, stand up padle, ski náutico, wakeboard e passeios de jangada. Estas atividades decorrem aos fins de semana e são gratuitas nas praias fluviais anunciadas: Vila Nova (14 e 15 julho), Trízio (21 e 22 julho), Aldeia do Mato (28 e 29 julho), Dornes (18 e 19 agosto) e Fernandaires (25 e 26 agosto). Para participar basta fazer uma inscrição no local.

 

Leia também:

Pelos caminhos da água em terras de Alcanena
Estas praias vão ter vinhos do Tejo a copo (e gratuitos)
Yoga em cima da prancha e vela em férias dentro de água