Publicidade Continue a leitura a seguir

Dias de romaria em Ponte de Lima

Feiras Novas, em Ponte de Lima.
Feiras Novas, em Ponte de Lima.
1. Ouvir as tradicionais concertinas A concertina é um instrumento de grande tradição em Ponte de Lima. Nestes dias, muitos tocadores percorrem a vila em festa. O espetáculo é grandioso. De recordar que em 2017, a vila entrou para o Guinness World Records por ter conseguido juntar 897 tocadores a tocar a música tradicional minhota “Rosinha”, em simultâneo.
2. Visitar o Festival de Jardins É um dos mais importantes eventos de Ponte de Lima e junta arquitetos paisagistas, artistas, designers e jardineiros. Este ano, a 15ª edição do Festival Internacional de Jardins junta 12 criações dedicadas ao tema Jardins do Fim do Mundo. Até 31 de outubro. Das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 19h00; sábado, domingo e feriados, das 10h00 às 19h00. Encerra segunda de manhã.
3. Provar vinho verde O Lima é um das nove sub-regiões do Vinho Verde e tem como casta rainha o loureiro, embora o arinto e trajadura também tenham destaque. Isto e muito mais é possível aprender numa visita ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, situado no centro histórico. No final do percurso, há prova de vinhos na garrafeira, onde também estão disponíveis dezenas de marcas para venda.
4. Passear a cavalo No lado direito do rio Lima, na Quinta de Pentieiros, funciona o espaço Ponte de Lima on Horseback, que pertence ao Centro Equestre do Vale do Lima. Aqui, é possível ter várias experiências, começando pelo batismo de cavalo até percursos por vários trilhos e passeios de charrete. Aberto todos os dias por marcação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O que hoje é já tradição iniciou-se por decreto régio. Foi em 1826 que D. Pedro IV deu autorização para a realização da festa, depois de a população ter pedido para realizar três dias de feira durante as festas dedicadas a Nossa Senhora das Dores. Depressa ficou conhecida como Feiras Novas para a diferenciar da feira quinzenal.

A vila prepara-se para receber milhares de visitantes, como é habitual todos os anos, e, além do programa recheado de música popular – com muitas concertinas, zés-pereiras, cantares ao desafio, fados, bandas filarmónicas, folclore e tunas – realizam-se os famosos cortejos etnográfico (dia 7, às 16h) e histórico (dia 8, 15h30) e uma procissão em honra de Nossa Senhora das Dores (dia 9, 16h30). Os apaixonados por cavalos poderão assistir à corrida de garranos, o cavalo autóctone da região (dia 7, às 16h30), com exemplares minhotos e galegos.

Além de se poder aproveitar a festa rija, quem for a Ponte de Lima pode usufruir ainda de comida regional de excelência nos muitos restaurantes e tasquinhas da região e dos aromáticos vinhos desta sub-região dos verdes. É o sagrado e o profano em harmonia para seis dias de festividades.

 

Partilhar
Morada
Quinta de Pentieiros, São Pedro D'Arcos
Telefone
912120270


GPS
Latitude : 41.775356
Longitude : -8.65016700000001