Publicidade Continue a leitura a seguir

8 feiras e mercados para perder a cabeça (e a carteira) em Lisboa

Veja nesta fotogaleria alguns dos mercados antigos e novos que acontecem na capital.
1. Feira da Ladra, Graça É a feira lisboeta por excelência, não só por ser uma das mais conhecidas, mas também pela sua antiguidade. Diz a Câmara Municipal de Lisboa, no site, que a Feira da Ladra terá tido origem no antigo Mercado Franco da cidade, que remontava ao século XIII. Desde então, já teve várias moradas na capital, mas nos últimos anos fixou-se no Campo Santa Clara. Roupas, relógios, máquinas, discos de vinil, mobiliário, bugigangas antigas e novas, assentam ali arraiais todas as terças e sábados, das 09h00 às 18h00. Para descansar depois das compras tem-se o Jardim Boto Machado, mesmo ao lado, com uma bela vista para o Panteão Nacional.
1. Feira da Ladra, Graça
2. Mercado da Praça da Figueira, Rossio A cada último fim de semana do mês, a praça em redor da estátua de D. Pedro IV enche-se de queijos, enchidos, vinhos, licores, mel, pastelaria e artesanato. Tudo produtos regionais, já que é essa a premissa do Mercado da Praça da Figueira. Tanto é possível comprar e levar para casa, como ir experimentando à medida que se percorre as bancas. Entre uma sangria, uma sandes de leitão e um bolinho regional, está o almoço feito.
2. Mercado da Praça da Figueira, Rossio
3. Mercado Delas, Amoreiras Roupa, acessórios, toalhas, chapéus, sapatos, joalharia e bijutaria invadem, este sábado, dia 1 de abril, o Espaço Amoreiras, naquela que é a primeira edição do Mercado Delas by The Spot Market, da revista digital da Global Media Group. Serão dezenas as marcas de moda e lifestyle de várias zonas do país a reunir-se neste espaço, das 10h30 às 19h30. Espaço Amoreiras, Rua D. João V, 24
4. Feira da Buzina, Saldanha e Cascais Não se buzina nesta feira, até porque os automóveis já estão perfeitamente estacionados quando o mercado começa. A bagageira está voltada para o público, já que é aí que vão acontecer as compras durante a Feira da Buzina. O conceito começou de alguns anos para cá e, depois de ter percorrido vários locais, a Buzina parece ter-se instalado no Parque Arco do Cego, no Saldanha, e no Mercado da Vila, em Cascais, onde decorrem normalmente as edições. Qualquer um pode inscrever-se e ter a sua própria bagageira com roupa, sapatos, velharias, livros, artesanato ou levar a sua própria food truck. Próximas: 9 de abril – Parque Arco do Cego 23 de abril – Mercado da Vila
4. Feira da Buzina, Saldanha e Cascais
5. LX Market e LX Rural, Alcântara De pão de batata doce a roupa em segunda mão. A variedade é grande, nestes dois mercados, que acontecem todos os domingos no LX Factory. Cruzam-se durante algumas horas naquela que é a rua principal do LX Factory (logo à entrada, à esquerda) e, por esse motivo, a escolha é ainda mais diversificada. Se logo no início da rua se encontram roupas e acessórios artesanais, brinquedos e objetos originais, no fundo, o LX Market dá lugar à feira-irmã, o Rural. Produtores do Oeste fazem deste espaço a mostra para as suas produções de legumes, hortícolas e doçaria regional. O pão de batata doce de uma das bancas esgota depressa, mas vale a pena parar pelas especiarias e chás, pelos bolos regionais e perder-se nas compotas de diferentes frutos. LX Market: Domingos, das 10h00 às 19h00. LX Rural: Domingos, das 09h30 às 16h00.
5. LX Market e LX Rural, Alcântara
6. Coolares Market, Sintra Uma quinta de família centenária empresta o seu espaço, todos os últimos sábados e domingos de cada mês, a marcas de roupa e acessórios com propostas diferentes, a projetos de catering e a pequenos restaurantes. É como «uma hippie garage sale» (venda de garagem hippie, em tradução livre) que se define o Coolares Market, onde se encontram peças de design, moda e vários produtos gourmet. O nome deixa identificar facilmente o local: é na freguesia de Colares, em Sintra, que acontece mensalmente o evento, dentro e fora de portas da Caza e Quinta de Cima do Pé da Serra.
6. Coolares Market, Sintra
7. Street Fest, Martim Moniz As rolotes voltaram a estar na moda e têm ponto de encontro marcado, este fim de semana, dias 1 e 2 de abril, no Mercado de Fusão do Martim Moniz. É o regresso de mais uma edição do Street Fest, a feira mensal de comida de rua, numa zona já por si propícia a celebrar a diversidade cultural. Há sempre música a acompanhar o evento, que neste fim de semana conta com os Djs Dady Dread, Mr. Bird, Rycardo e Lucky. Entre as rolotes vão estar os hambúrgueres de carne black angus da Trinkaki, a Senhora Tapioca, as batatas doces fritas e as pataniscas da Fritaria, as especialidades italianas da PizzaRua, os crepes da Creperia Cascais e cozinha de Goa, México e Bali do Taste-a-Story, entre outros. Próxima: dias 1 e 2 de abril, das 12h00 às 22h00.
8. Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato do Príncipe Real No último sábado de cada mês e na segunda-feira seguinte, das 09h00 às 18h00, o jardim do Príncipe Real transforma-se num autêntico paraíso para colecionadores. Trata-se da Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, onde é possível encontrar peças vintage e algumas raridades, das mais diversas áreas.
8. Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato do Príncipe Real

Publicidade Continue a leitura a seguir

Comida de rua, roupa em primeira e segunda mão, hortícolas, legumes, acessórios, velharias e mobiliário. O mundo das feiras e mercados é vasto e tudo depende da vontade do freguês. Há as que acontecem na periferia da cidade, outras nas praças principais; existem as semanais, as mensais e até as temporárias. Entre os muitos mercados que acontecem todas as semanas na capital, a Evasões selecionou algumas, para ver na fotogaleria acima. Dão um bom passeio – e sobretudo, boas compras!

Leia também:

Roteiro pela Rua Pascoal de Melo, em Lisboa
Jardins de bairro para ir com a família em Lisboa
Peixe em Lisboa: 10 dias de cozinha para as crianças