Publicidade Continue a leitura a seguir

7 dias de comboio por Portugal

Veja nesta fotogaleria sugestões para visitar, comer e dormir, em cada paragem pelo país
Para captar a atenção do público mais jovem, entre os 12 e os 30 anos, a CP (Comboios de Portugal) e a Movijovem criaram dois pacotes de intrarail de 3 ou 7 dias de viagem (58 e 127 euros com cartão jovem, respetivamente). As duas opções incluem viagens em comboios intercidades em segunda classe e alojamento em Pousadas da Juventude, com pequeno-almoço incluído. Em alternativa a esta estadia, apresentamos sugestões da Evasões para conhecer o país de norte a sul, com indicações de onde comer, onde dormir e o que visitar. Para viajantes com idade superior a 30 anos, a CP tem ainda vários descontos para viagens longas.
SUGESTÕES DA EVASÕES PARA VIAJAR DE COMBOIO PELO PAÍS PARAGEM 1: Guimarães O que Visitar Castelo de Guimarães A imponência da construção do castelo de Guimarães domina a paisagem de Guimarães. Este castelo foi construído no século X para proteger a cidade e foi ampliado no século XII, passando a ser usado como arsenal e palácio. Terá sido o berço de Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e foi classificado como monumento nacional, em 1910. Rua Conde Dom Henrique, Guimarães Horário: Diariamente das 10h00 às 18h00 Entrada Normal 2,00 euros (Até 12 anos é gratuito) (Fotografia de Miguel Pereira/GI)
PARAGEM 1: Guimarães Onde Comer Dan's Burguer O ambiente evoca o de alguns restaurantes de Londres ou Barcelona – a decoração é ao estilo industrial, com apontamentos em preto, alguma madeira, mesas em mármore, sofás à entrada e, ao fundo, por cima da cozinha aberta, brilha um néon vermelho onde se pode ler «Dan’s». Ao espaço de decoração moderna, juntaram-lhe bom pão, feito por uma padaria de Guimarães, picanha e peru como recheios, ou cogumelos portobello e grão-de-bico para quem não come carne e entradas simples para picar. Avenida São Gonçalo, 171, Guimarães. Web: facebook.com/dansfingerfood De terça a domingo das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 23h00. Sexta e sábado até às 00h00. Encerra à segunda. Preço médio: 10 euros (Fotografia de Miguel Pereira/GI)
PARAGEM 1: Guimarães Onde Dormir TM Guest House O alojamento nasceu num edifício histórico de Guimarães, onde foram reconstruidos apartamentos confortáveis, com um e dois quartos, apenas a um quilómetro do Castelo de Guimarães. Os apartamentos estão equipado com cozinha/kitchenette e têm capacidade para acomodar 2, 3 ou 4 pessoas. Incluem todos frigorífico, uma placa de fogão, um exaustor, uma máquina de lavar roupa, uma televisão de ecrã plano e ar condicionado. Rua Val de Donas, 11, 4800-476 Guimarães Tel: 968558870. Web: tmhostels.com Preço: 60 euros por noite num T0 Estúdio (cama de casal) (Fotografia de Fernando Marques)
PARAGEM 2: Porto - Campanhã Comboio mais rápido desde Guimarães: 01h00 Mudar de linha para Porto-São Bento (5 minutos de viagem) O Que Visitar A menos de cinco minutos a pé, chega-se à Torre dos Clérigos, um dos pontos incontornáveis de paragem numa visita à Invicta. Construída no século XVIII, a torre sineira está integrada numa igreja com o mesmo nome e oferece uma vista deslumbrante sobre a cidade e o rio Douro. Nos últimos anos tornou-se também possível repetir o cenário, em visitas noturnas aos Clérigos com um grupo de 25 pessoas (250 euros por grupo). Por ali perto encontra-se ainda a Livraria Lello (na foto), com a sua famosa escadaria vermelha. A entrada tem o custo de 3 euros, mas mesmo à porta é impossível não admirar a fachada neogótica, recentemente restaurada. Se houver tempo para mais um desvio, saiba que o Centro Português de Fotografia fica a poucos metros de distância. Tem entrada gratuita e está instalado na antiga Cadeia da Relação do Porto. Torre dos Clérigos Rua de São Filipe de Nery. Tel.: 220145489. Web: torredosclerigos.pt. Todos os dias, das 09h00 às 19h00. Preço a partir de 3 euros Livraria Lello Rua das Carmelitas,144. Tel.: 222002037. Web: livrarialello.pt. Segunda a sexta, das 10h00 às 19h30. Sábado e domingo encerra às 19h00 Centro Português de Fotografia Largo Amor de Perdição. Tel.: 220046300. Terça a sexta, das 10h00 às 18h00. Sábado e domingo, das 15h00 às 19h00
PARAGEM 2: Porto Onde Comer Restaurante da Terra A história do restaurante começa em Matosinhos, mas em 2015 estendeu-se também à baixa do Porto, onde agora se pode provar os pratos daquele que é descrito como o melhor vegetariano da Invicta. Todas as semanas há um menu com as opções do buffet para cada dia. Rua Mouzinho Silveira, 249. Tel.: 213421407. Web: daterra.pt. Segunda a domingo, das 12h00 às 23h30. Preço médio: 9 euros Restaurante Adega Vila Meã Doses generosas e cozinha tradicional fazem a receita perfeita deste restaurante, onde não faltam pataniscas de bacalhau, rojões à moda do Minho, cabrito assado no forno e tripas à moda do Porto. Rua dos Caldeireiros, 62. Segunda a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Preço médio: 15 euros por pessoa Confeitaria Serrana Junto à estação de comboios está uma das confeitarias mais antigas do Porto. A montra com pastelaria de fabrico próprio pode deixar qualquer um indeciso, mas as bolas de berlim (a 1,10 euros cada) são uma aposta segura. Em janeiro deste ano, o The New York Times destacou-as num roteiro sobre 36 horas no Porto. Para além dos doces, o fresco no teto e os apontamentos na decoração merecem também atenção. Rua do Loureiro, 52. Tel.: 222001110. Web: facebook.com/confeitariaserranaporto Segunda a sexta, das 08h00 às 19h00
PARAGEM 2: Porto Onde dormir Tattva Design Hostel São três minutos a andar, desde São Bento até estes dois edifícios antigos, classificados como Património Mundial, e remodelados para dar vida a um hostel de design, considerado o terceiro melhor do mundo, em janeiro, pelo Hostel World. No interior, a decoração alia-se ao design e não passa despercebida. Entre os dormitórios femininos, mistos, quartos duplos, twin e familiar, são 16 quartos, com capacidade para 124 pessoas. Dentro do Tattva – palavra em sânscrito para Elemento - há ainda um restaurante e um bar, abertos ao público em geral. Rua do Cativo, 6. Tel.: 220944622 Web: tattvadesignhostel.com Quarto duplo a partir de 47 euros por noite; e 16 euros em camarata Rivoli Cinema Hostel A cinco minutos a pé da estação de comboios fica um alojamento, onde se vive a magia do cinema. No Rivoli Cinema Hostel cada divisão é inspirada por diferentes filmes, tal como as zonas comuns. No total são 14 quartos, divididos em single, twin, duplos, triplos e quádruplos. A cozinha, onde são também servidos os pequenos-almoços, é comum a todos os hóspedes, que ali podem cozinhar. Há também uma sala de convívio, um terraço e um barbecue. Rua Doutor Magalhães Lemos, 83. Tel.: 220174634. Web: rivolicinemahostel.com Quarto duplo a partir de 46 euros por noite; 16 euros em camarata (Fotografia com direitos reservados)
PARAGEM 3: Aveiro Comboio mais rápido desde Porto-Campanhã: 35 minutos O que Visitar Piscina e Spa Cale do Oiro É uma marinha (local onde se faz extração de sal) às portas da cidade dos canais e, desde o verão, a Cale de Oiro é também o nome da piscina salgada e do spa salínico de Aveiro. Em duas salinas foram reunidos quatro cristalizadores de sal (os tanques de evaporação da água salgada) para se criar uma zona de banhos onde se podem aproveitar as propriedades terapêuticas da elevada concentração de sal, com benefícios na circulação sanguínea, tratamento da psoríase e hidratação da pele. Os banhistas têm ainda no local um pequeno espaço de venda, a bordo duma antiga carrinha Citröen dos anos de 1970, onde encontram vinhos e espumantes da região da Bairrada, assim como cosmética e temperos à base de flor de sal. No local, há ainda um um guia disponível para quem quiser fazer um percurso pelas salinas e ouvir como se produz o sal e a sua ligação histórica a Aveiro. Marinhas Grã Caravela e Peijota. Canal das Pirâmides, Aveiro. Tel: 234097573/966924328 Todos os dias das 10h às 19 horas. Preço: 2 euros (entrada diária) a 4 euros (entrada diária, com visita guiada) (Fotografia de Maria João Gala/GI)
PARAGEM 3: Aveiro Onde Comer Subenshi Espargos, trufas, guacamole, tomate seco e couve-coração são alguns dosingredientes que fazem parte do sushi de fusão do restaurante, que abriu há dois anos e tem conquistado Aveiro. Bernardo Embaixador, 26 anos, soube desde cedo que a especialidade oriental teria que fazer parte da sua vida. Começou por fazer sushi ao domicílio, para take-away e caterings e, um ano depois, aventurou-se na abertura de um espaço seu, em frente ao Canal do Côjo, um dos braços da Ria de Aveiro. O espaço, que vai ser aumentado brevemente, está decorado com apontamentos que remetem para a cultura japonesa, como as peças de origami em louça. Para provar há ainda os gelados italianos Benareli, servidos como sobremesa e criados por Bernardo, depois de uma temporada em Bolonha, Itália, a absorver os segredos da especialidade italiano. Rua Carlos Aleluia, 4, loja 16. Edifício Aveiro Centrum (Glória) Aveiro. Tel.: 938032398/915484331. De segunda a quinta das 12h00 às 14h30 e das 19h30 às 23h00. Sexta até às 02h00. Sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 02h00. Domingo até às 23h00. Preço médio: 20 euros (Fotografia de Maria João Gala/GI)
PARAGEM 3: Aveiro Onde Dormir OC Salon Hostel & Suites A poucos metros do Teatro Aveirense, encontra-se o OC Salon Hostel & Suites num edifício totalmente reconstruido do século XIX, com elementos de estilo arte nova. A Universidade de Aveiro está a 10 minutos a pé e o Estádio de Aveiro apenas 8 quilómetros. Com uma receção aberta 24 horas, a propriedade inclui também pequenos jardins elegantes por onde os hóspedes podem passear. Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto, 16 Aveiro. Tel.: 234041202. Web: ocsalonhostel.com. Quarto duplo standard a partir de 52 euros por noite (Fotografia com direitos reservados)
PARAGEM 4: Tomar Viagem mais rápida desde Aveiro: 02h20 (Necessário trocar de comboio duas vezes) O que Visitar Património religioso Tomar tem uma quantidade considerável de templos, entre igrejas, ermidas e capelas. E tem também a mais antiga sinagoga em Portugal, do século XV, localizada no centro. O interior é quadrado com quatro colunas decoradas com motivos vegetais. O conteúdo deste espaço é composto por ofertas de comunidades judaicas espalhadas pelo mundo. E vale bem a pena a visita, que tem conversa garantida com a anfitriã. Ao lado da estação de comboios, encontra-se também a Igreja de São Francisco, que tem um altar raro com as figuras da cena da crucificação de Jesus Cristo em tamanho real. Sinagoga Rua Dr. Joaquim Jacinto, 73. Tel.: 249329823. Horários: De outubro a maio: terça a domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. De junho a setembro: terça a domingo, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00. Entrada livre Igreja de São Francisco Avenida General Bernardino de Freitas
PARAGEM 4: Tomar Onde Comer Casa das Ratas Antiga taberna que um jovem da terra, Pedro Oliveira, ajudou a revitalizar, fazendo da cozinha tradicional a sua grande aliada. A comida ainda é servida em louça de barro, onde vão chegando os petiscos regionais como maranhos, morcela de arroz, ovos com farinheira, peixinhos da horta, iscas e pataniscas a preços acessíveis. Preço médio: 10 euros. Rua Dr. Joaquim Jacinto, 6, Tomar. Tel.: 249315237 De terça a sábado, das10h00 às 00h00. Domingo, até às 18h00. Encerra à segunda
PARAGEM 4: Tomar Onde Ficar Hostel 2300 Thomar Aberto desde maio de 2013, tem à disposição dos hóspedes camaratas e também quartos duplos, com capacidade para 40 pessoas. A decoração, descontraída, como um bom hostel que se preze, remete para a iconografia lusitana, do galo de Barcelos ao Elétrico 28. Rua Serpa Pinto, 43, Tomar. Tel.: 927444144. Web: hostel2300thomar.com. Quarto duplo a partir de 25 euros por noite, com pequeno-almoço incluído.
PARAGEM 5: Lisboa - Santa Apolónia Comboio mais rápido desde Tomar: 01h30 O que Visitar Panteão Nacional Apenas a 300 metros da estação de Santa Apolónia fica o monumento lisboeta, fundado no século XVI. Inicialmente, o edifício foi criado como Igreja de Santa Engrácia. As obras prolongaram-se três séculos, dando origem à famosa expressão "obras de Santa Engrácia". E em 1916, recebia o estatuto de Panteão Nacional (na foto), acolhendo túmulos de grandes vultos da história portuguesa, tal como Amália, Eusébio, Sophia de Mello Breyner, Pedro Álvares Cabral, Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, entre outros. Campo de Santa Clara. Tel.: 218854820 Web: patrimoniocultural.pt Museu do Fado Localizado em Alfama, o museu abriu em 1998 e traça uma viagem sobre a história do Fado, tendo um espólio único do mundo, do qual fazem parte fotografias, cartazes, partituras, instrumentos musicais, trajes e adereços de atuação. Para além disso, oferece a possibilidade de se aprender as bases do género musical, através de um workshop. Largo do Chafariz de Dentro, 1. Tel.: 218823470. Web: museudofado.pt. Bilhetes: 5 euros (Fotografia de Nuno Pinto Fernandes)
PARAGEM 5: Lisboa Onde Comer Restaurante Maçã Verde Uma antiga hamburgueria de nome Green Apple fechou portas junto à estação de Santa Apolónia em 1981. O mesmo espaço abriria mais tarde sob o nome de Maçã Verde. Dos antigos hambúrgueres ficou apenas a memória, já que o novo restaurante apostou em comida caseira para substituir a especialidade americana. Peixe fresco e grelhados fazem a receita de sucesso desta casa, tal como a carne de porco à alentejana. Rua dos Caminhos de Ferro, 84. Tel.: 218868780. Segunda a sexta, das 12h00 às 16h00 e das 18h00 às 00h00. Sábado, das 12h00 às 16h00. Café do Rio - Hamburgueria Gourmet De Santa Apolónia ao Terreiro do Paço são 15 minutos. Se a fome apertar, vale a pena parar na hamburgueria gourmet Café do Rio para uma refeição rápida. Os hambúrgueres dividem-se em categorias (picantes, portugueses, recheados) e há boa variedade de opções vegetarianas. Rua da Alfândega, 114. Tel.: 218868050 Web: cafedorio.pt. Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00 Preço médio: 15 euros (Fotografia de Miguel Pereira/GI)
PARAGEM 5: Lisboa Onde Dormir Home Lisbon Hostel O antigo Easy Hostel mudou de nome, de decoração e o resultado está a vista: voltou pela quarta vez a ser considerado Melhor Hostel do Mundo de Média Dimensão pelo site Hostel World, em janeiro passado. No edifício histórico de Lisboa existem hoje 15 quartos, camas para mais de 80 ocupantes, mas a atração é mesmo a cozinha caseira da mãe do proprietário, conhecida como Mama. Rua São Nicolau, 13. Tel.: 218885312. Web: homelisbonhostel.com. Camaratas a partir de 18 euros por noite Good Morning Hostel A três estações de metro de Santa Apolónia encontra-se o segundo Melhor Hostel de Média Dimensão, ainda segundo a classificação do Hostel World. As opções são mais vastas neste alojamento: há quartos privados, com e sem casa de banho, e ainda um apartamento no centro histórico da cidade, ideal para um casal ou quatro pessoas. Praça dos Restauradores, 65, 2.º andar. Tel.: 213421128. Web: goodmorninghostel.com. Quarto duplo a partir de 50 euros por noite; camaratas a partir de 14 euros
PARAGEM 6: Évora Comboio mais rápido desde Lisboa: 01h25 O que Visitar Um dos pontos obrigatórios de visita é a Praça do Giraldo, um amplo largo para onde convergem as ruas do centro histórico, bem como o fluxo de turistas. Há esplanadas, a Igreja de Santo Antão, restaurantes (o Café Alentejo, na Rua do Raimundo) e uma arcada alinhavada a montras que vale a pena percorrer. Logo no final da rua 5 de outubro, a mais percorrida de Évora, chega-se à Sé de Évora, a maior catedral medieval de Portugal, cuja silhueta se destaca à distância. Merece visita pelo museu de arte sacra (de terça a domingo, das 09h00 às 17h00; 3,50 euros). Todos os dias, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30 (1,50/2,50 euros sem e com entrada nos claustros)
PARAGEM 6: Évora Onde Comer Dom Joaquim O restaurante, gerido pelo simpático Joaquim de Almeida (e não é o ator, como ele próprio salvaguarda), já conquistou um proeminente lugar no panorama da restauração, com a almofada de porco preto e as bochechas a concorrerem para o pódio dos pratos mais emblemáticos deste espaço. E ambas propostas podem muito bem ser acompanhadas pelo vinho da casa e que Joaquim também ajuda a fazer: o Herdade do Rocim. Se dúvidas há, o Guia Michelin resolve-as, já que lhe atribuiu o título de Bib Gourmand, uma categoria que aponta os melhores restaurantes a preços acessíveis. Rua dos Penedos, 6. Tel.: 266731105. Facebook: facebook.com/Restaurante-Dom-Joaquim. De terça a sábado, das 12h00 às 15h00 e 19h00 às 22h45. Encerra domingo ao jantar. Preço médio: 25 euros (Fotografia por Leonardo Negrão/GI)
PARAGEM 6: Évora Onde Comer Iguarias e Doces Conventuais Quando se caminha por Évora, é comum sentir, aqui e acolá, o cheiro a açúcar no ar. Mas isso por si só explica muito pouco. Maria Ercília Zambujo, dona da confeitaria Pão de Rala, mostra o fidalgo – um «bolo» de açúcar e 180 gemas, que custa 50 euros e deve ser encomendado com três dias de antecedência –, o pão de rala (25 euros/kg), as queijadinhas do céu, a encharcada e todas as tentações que prepara, imagine-se, a olho. Do outro lado da praça, é Maria Manuel, dona do Pau de Canela, quem convoca os transeuntes a parar e seguir o cheiro até à sua confeitaria. Os biscoitos caseiros são vendidos avulso a 13 euros e as elogiadas queijadinhas de Évora ficam a um euro a unidade. Tudo se pode encomendar e levar. Pau de Canela. Travessa Lopo Serrão, 7A Tel.: 266700756. De segunda a sexta, das 09h00 às 19h00. Sábado, das 09h00 às 14h00. Encerra domingo. Pão de Rala. Rua do Cicioso, 47 Tel.: 266707778. Todos os dias, das 07h30 às 19h30 (Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/GI)
PARAGEM 6: Évora Onde Dormir 4 Évora Long Stays Academic Hostel O que nasceu como moradia de família é hoje ponto de encontro para outras famílias que passam e ficam pela cidade Património da Humanidade. Logo à entrada, a pilha de malas ilustrada nas paredes aguça a curiosidade de quem chega e promove a vontade de descobrir mais. A ilustração pertence a Gonçalo Jordão, o artista português que integrou a lista de oscarizados de Hollywood, em fevereiro de 2015. Foi ele o responsável por parte das pinturas decorativas no lobby do Grand Budapest Hotel, filme de Wes Anderson galardoado com o Óscar de Melhor Cenografia. As suas pinturas decorativas percorrem ainda as zonas comuns e sobem as escadas do hostel como que encaminhando os hóspedes até aos cinco quartos, com quatro a sete camas, casa de banho privada e televisão. 4 Évora Long Stays Academic Hostel Rua Alfredo Henrique da Silva, 1. Tel.: 266043953 Web: 4evorahostel.com. Quarto duplo a partir de 36 euros por noite, sem pequeno-almoço incluído; camaratas a partir de 17 euros
ÚLTIMA PARAGEM: Faro Viagem mais rápida desde Évora: 04h05 (Necessário trocar de comboio uma vez) O que Visitar Arco da Vila O portal da rua do Município foi inaugurado em 1812. O seu traço pertence ao neoclassicismo italiano, mas assenta numa das portas que dão entrada na zona medieval. Uma nota para os mais distraídos: a Porta Árabe remonta ao século XI; fazia parte das antigas muralhas muçulmanas e era o acesso para quem vinha por mar. Muito perto fica o Jardim Manuel Bívar, onde vão dar todas as ruas de Faro. Este foi, ao longo dos séculos, centro da atividade portuária e da administração do distrito. Em redor, permanecem os edifícios da alfândega e do governo civil.
ÚLTIMA PARAGEM: Faro Onde Ficar 1878 Hostel Faro Algarve Num edifício histórico do século XIX nasceu o 1878 Hostel, que procurou preservar a antiga estrutura da inicial Escola Normal Primária. O alojamento fica a cerca de seis minutos a pé da estação de comboios de Faro e conta com 74 camas, distribuídas em diferentes tipos de quartos: mistos, femininos, duplos e uma suite, sendo que estes dois últimos estão equipados com casas de banho privativas. Para além do terraço, o hostel dispõe ainda de duas cozinhas, duas salas de estar e um lounge.
ÚLTIMA PARAGEM: Faro Onde Comer Vila Adentro O restaurante Vila Adentro fica dentro das muralhas, no centro histórico de Faro, no espaço onde antigamente funcionou uma fábrica e, mais recentemente, uma galeria. Ainda lá estão os antigos azulejos, pintados à mão, mas agora a arte faz-se através da gastronomia algarvia, com alguns sabores regionais a fundirem-se com a cozinha contemporânea. Para além de restaurante, o Vila Adentro apresenta-se ainda como confeitaria, restaurante e mercearia. Praça do Afonso III, 17. Tel.: 289052173 Web: vilaadentro.pt

Publicidade Continue a leitura a seguir