Publicidade Continue a leitura a seguir

5 praias fluviais para visitar nas férias de verão

Percorra a fotogaleria para conhecer 5 praias fluviais um pouco por todo o país. Na fotografia: praia fluvial da barragem do Vale do Rossim. (Fotografia de Fernando Fontes/GI)
01. Praia Fluvial de Loriga, Seia Cada lugar tem a sua particularidade. A praia fluvial de Loriga é única por ficar num vale glaciário e se encaixar entre montes e pedras. É um pequeno paraíso feito de várias piscinas naturais às quais se juntam algumas infraestruturas como parque infantil, parque de merendas, balneários e bar. (Fotografias de Fernando Fontes/GI)
01. Praia Fluvial de Loriga, Seia A praia é alimentada pela ribeira das Courelas, que nasce no planalto superior da Serra da Estrela e que já forneceu, noutros tempos, energia aos moinhos de água e às rodas das fiações da indústria de lanifícios. A água límpida atrai muitos visitantes nos dias quentes de verão, por isso é possível que não seja fácil encontrar um lugar ao sol neste reduto serrano.
02. Vale do Rossim, Gouveia Se é fácil chegar à lagoa de Vale do Rossim? Não. Vale a pena a viagem? Sim. As respostas são curtas e diretas em oposição ao tempo de viagem e à estrada a percorrer. Localizada em pleno coração do Parque Natural Serra da Estrela, a norte do planalto superior, junto ao maior vale glaciar da Europa, não tem grande rede de telemóvel (o que pode ser uma vantagem), mas isso só ajuda à contemplação da albufeira da barragem com o mesmo nome, construída em 1956. (Fotografias de Fernando Fontes/GI)
02. Vale do Rossim, Gouveia Há quem se passeie nas margens da lagoa, há quem prefira a esplanada do bar ou estender a toalha na praia fluvial e há quem opte pela pesca ao achigã ou observação de aves. Ali, no meio do nada, não falta o que fazer.
03. Praia Fluvial de Monsaraz, Monsaraz Com uma frente de cerca de 130 metros, a praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada o ano passado, tirando partido do maior lago artificial da Europa, o Alqueva. No interior alentejano, o calor não dá tréguas por isso a nova valência foi bem recebida por habitantes e visitantes que ocupam o areal. Há um bar, casas de banho, zona de merendas e parque de estacionamento. Tem Bandeira Azul e é devidamente vigiada. (Fotografia de Global Imagens)
03. Praia Fluvial de Monsaraz, Monsaraz No mesmo enfiamento da praia fica o Centro Náutico, onde pode alugar um barco, gaivotas ou canoas ou fazer paddle. Uma das opções é passar as horas de maior calor a passear de barco, sendo que em algumas propostas, a consultar no local, estão incluídas refeições.
04. Barragem de Vale do Gaio, Torrão (Alcácer do Sal) É procurada, sobretudo, para a pesca e para canoagem. A barragem Engenheiro Trigo de Morais, mais conhecida por barragem de Vale do Gaio, tem uma bacia hidrográfica que se estende por 509 quilómetros quadrados e foi inaugurada em 1949. (Fotografias de Global Imagens)
04. Barragem de Vale do Gaio, Torrão (Alcácer do Sal) Esta barragem foi uma das selecionadas pela Ordem dos Engenheiros para integrar o livro 100 Obras de Engenharia Civil no Século XX, por ter contribuído para o desenvolvimento de Portugal e por ter reforçado o papel da engenharia portuguesa no mundo. Vale a pena a visita a Vale do Gaio, junto à vila de Torrão, outro bom motivo para rumar àquelas paragens. Uma bela paisagem e muito silêncio estão sempre garantidos. (Fotografias de Global Imagens)
05. Albufeira de Odivelas, Ferreira do Alentejo A barragem de Odivelas foi construída em 1972 na bacia hidrográfica do rio Sado, sendo uma das maiores da região. Se cruzar o interior alentejano por altura do verão, saiba que junto à barragem há toda uma estrutura com vista privilegiada, que inclui bar e parque de merendas com muita sombra. (Fotografias de Global Imagens)
05. Albufeira de Odivelas, Ferreira do Alentejo Apesar de não ser uma praia fluvial oficial, há quem estenda a toalha junto à água, aquecida pelo sol, e aproveite para dar uns mergulhos. Este local é ainda muito procurado para observação de aves, com dezenas de espécies como o mergulhão-de-crista, a perdiz-do-mar, o bico-grossudo, a garça-branca-pequena, a garça-real ou a cegonha-branca.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Longe da costa, do sal e da areia do mar, fomos à procura dos espelhos de água perfeitos para mergulhar e contemplar – e sem andar aos encontrões ao vizinho do lado na toalha. De Vila Pouca de Aguiar a Loulé, deixamos 15 praias fluviais em rios, albufeiras e lagoas. Percorra a fotogaleria para conhecer 5 praias fluviais um pouco por todo o país.

 

Leia também:

Estas praias fluviais têm desportos aquáticos grátis
Conheça estas 18 praias fluviais de norte a sul do país
Praias fluviais a uma hora e meia do Porto para aguentar o calor