Publicidade Continue a leitura a seguir

11 esplanadas no Porto para o dia e para a noite

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer 11 esplanadas para o dia e para a noite no Porto. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
PARA ALMOÇAR 1. Restaurante Árvore É uma varanda gigante para o Jardim das Virtudes e o rio Douro esta esplanada do restaurante Árvore, que pertence à cooperativa artística com o mesmo nome. Aberto em 2015, o restaurante tornou-se imediatamente um sucesso, sendo bastante procurado para o almoço, principalmente pelos acessíveis pratos do dia. A vista inclui a maior Ginkgo biloba do país e mais uma série de árvores singulares, não fosse este o antigo jardim Companhia Hortícola Portuense, concebido pelo importante paisagista do século XIX José Marques Loureiro. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
PARA ALMOÇAR 2. Antiqvvm Não será acessível a todas as bolsas este terraço que outrora fez parte do Solar do Vinho do Porto, na Quinta da Macieirinha, ao lado dos Jardins do Palácio de Cristal e do Museu Romântico. O Antiqvvm - que tem à cabeça o chef Vítor Matos - abriu portas em outubro de 2015. Em pouco mais de um ano de atividade, o restaurante foi distinguido com uma estrela Michelin, que este ano mantém. Com uma pequena fonte no meio e uma disposição de jardim francês, o terraço acolhe apenas meia dúzia de mesas junto ao muro que o delimita em espécie de varanda. A paisagem daqui é larga: o rio e a Ponte da Arrábida que enquadra a barra marítima enchem o olho a quem aqui vem almoçar, jantar ou apenas passear. (Fotografia: Artur Machado/GI)
PARA ALMOÇAR 3. Intrigo Açordas de camarão ou cogumelos e tibornas de bochecha de porco ou atum fresco são alguns dos pratos, de forte inspiração alentejana, que chegam às mesas do Intrigo, um restaurante gerido por três jovens sócios e que completou este mês o primeiro ano de vida. O pão alentejano, feito diariamente no espaço, é a essência do Intrigo, e serve de base a muitos dos pratos, que podem ser saboreados dentro ou fora, na arejada varanda, com uma paisagem-postal onde o Douro rouba, compreensivelmente, o protagonismo. (Fotografia: Artur Machado/GI)
COPO AO FIM DA TARDE 4. Graça Rooftop Bar É o mais recente terraço da cidade, escondido entre a agitação da Baixa e com uma panorâmica única sobre os principais monumentos do centro histórico, Torre dos Clérigos e Sé incluídas. À frente do projeto e atrás do bar encontra-se Sebastião Healy, explorador e viajante - partilha um blog de viagens com a namorada Carlota Perez, chamado Nós no Mundo - que sempre quis ter o próprio negócio e viu no terraço do hostel onde trabalhava a oportunidade ideal. Nasceu então o Graça, um lugar informar e divertido, decorado com várias plantas que dão vida e frescura ao ambiente, e ainda sofás e cadeiras para apreciar confortavelmente a paisagem, na companhia de um copo de vinho, sumo natural ou cocktail. (Fotografia: André Rolo/GI)
COPO AO FIM DA TARDE 5. Douro Sky Lounge No topo do hotel Vincci, instalado num edifício vanguardista que funcionou como Bolsa do Pescado, em 1930, abre-se um terraço em tons caramelo, que remete vagamente para os terraços marroquinos, de onde se descobre a Rua do Ouro e a Ponte da Arrábida. O Douro Sky Lounge é uma varanda sossegada em frente ao Rio Douro com petiscos leves e frescos de cozinha mediterrânica, pensados para partilhar pelo chef Hélio Pinto, e cocktails de autor. Ceviche de robalo, tempura de legumes com maionese de alho e coentro e warp de frango e caril são algumas das novas entradas na carta sazonal, que apresenta também opções clássicas como a tábua de queijos. (Fotografia: João Manuel Ribeiro/GI)
COPO AO FIM DA TARDE 6. Miradouro Ignez Abriu apenas há dois anos mas é já uma referência na cidade para quem comer algo acompanhado de uma vista soberba. Neste cenário, que Diogo Correia de Barros, responsável geral, afirma ser o «melhor produto» do Miradouro Ignez, cabe a Ponte da Arrábida, uma longa extensão da marginal de Gaia e o Rio Douro, por onde passam a deslizar dezenas de barcos por dia. Neste espaço não há uma, mas sim duas esplanadas, e umas delas, a do piso intermédio, fará companhia a um restaurante com uma carta que se quer curta, para não ofuscar a da esplanada. Pratos de carne e peixe grelhado estarão disponíveis ainda durante este verão. Quanto à carta já existente, a da esplanada, destacam-se os cocktails, os hambúrgueres de novilho, as sanduíches de lombo de porco e rosbife e os bolos à fatia. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
COPO AO FIM DA TARDE 7. Mirajazz Para se alcançar o Mirajazz é necessário subir, ou descer algumas escadas. Se se pretender chegar a este terraço em Miragaia pelo Largo Artur Arcos, o caminho faz-se subindo, se se optar pelo Largo de São João Novo, desce-se. Mas não há como evitar a escadaria do Caminho Novo, o que pode até ser bom, pois abre o apetite para os petiscos, para a vista e para a música. Tal como o nome sugere, o jazz é principal estilo do Mirajazz, que pertence ao Grupo Musical de Miragaia, e é gerido por dois associados. O jazz faz-se ouvir às quartas - resultado de uma parceria com a Poças, que está a comemorar 100 anos -, sábados e domingos em sessões com música ao vivo, com o Douro como pano de fundo. E o que distingue este espaço é o facto de os concertos, com músicos ora portugueses, ora brasileiros, acontecerem sempre à tarde, a partir das 16h00, e não à noite, como seria de esperar. (Fotografia: Igor Martins/GI)
COPO AO FIM DA TARDE 8. Porto Cruz 360º Terrace Lounge O Espaço Porto Cruz é dedicado ao vinho do porto e procura oferecer novas experiências em torno daquela bebida. Uma delas passa por subir ao quarto e último andar do edifício, onde se encontra o Terrace Lounge 360º, e apreciar a vista panorâmica sobre o Douro e as ribeiras de Porto e Gaia, bem como alguns dos cocktails que incluem, claro, vinho do porto. Entre as propostas do bar, orientado por Paulo Ramos, mentor da Cocktail Academy, estão ainda novidades como o Porto Fresco (vinho do porto com gelo), uma tendência deste verão. Até setembro, também é possível almoçar naquele terraço, entre as 12h30 e as 15h00, escolhendo de entre a carta de almoço do restaurante deCastro Gaia, que tem a assinatura do chef Miguel Castro e Silva e funciona no piso inferior. (Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI)
COMEÇAR A NOITE 9. Ontop, HF Ipanema Park No 15.º e último piso do HF Ipanema Park há um espaço com piscina e bar, apropriadamente designado Ontop. A piscina é para uso exclusivo dos hóspedes, que neste ano contam com uma novidade: DJ sets de quinta a sábado, entre as 17h00 e as 20h00. Mas não é preciso estar-se alojado naquele hotel de cinco estrelas para saborear uma bebida no lounge bar, aberto, há um ano, onde funcionou o Zenith Lounge: a partir das 20h00, dá as boas-vindas ao público em geral, que ali encontra vinho, gins e, sobretudo, cocktails. Além de uma vista incrível da cidade, claro. (Fotografia: DR)
COMEÇAR A NOITE 10. VIP Lounge Sendo na Avenida da Boavista o seu poiso – a caminho do mar, no Porto Palácio Hotel - e num 19º andar, é natural que este bar tenha uma vista impressionante. A cidade fica aos pés de quem aqui sobe para almoçar – tem almoço executivo de segunda a sexta - ou beber um cocktail ao final da tarde ou depois do jantar. Na carta sobressai a variedade de referência de vinho do porto, mais de 60, entre brancos, tawny, LBVs e vintages. (Fotografia: DR)
COMEÇAR A NOITE 11. 17º Restaurante e Bar Do último andar do Hotel Dom Henrique tem-se uma das melhores vistas da Invicta. Neste piso e no de baixo funciona o 17º - restaurante e bar - aberto a hóspedes e não hóspedes. As vistas abarcam desde algumas partes mais altas da cidade, toda a baixa e o mar, lá muito ao fundo, imprime frescura à rede urbana. E é com este cenário que, ficando dentro da sala decorada por Paulo Lobo ou na esplanada que se pode comer alguns pratos clássicos da cozinha regional e tradicional portuguesa, como açorda de camarão em sêmea de trigo ou bacalhau à João Porto. As massas e os risottos destacam-se nas propostas internacionais. O serviço de bar, aberto todos os dias entre as 12h00 e as 02h00, serve cocktails e variados petiscos. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O rio, mar ou a emaranhada rede urbana enchem o olho de quem se senta em esplanadas com vista, seja para almoçar, beber um copo ao fim da tarde ou começar a noite. No cimo de hotéis, em jardins de restaurantes ou terraços de bares, a panorâmica é boa companhia para os comes e bebes. Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer 11 esplanadas para qualquer hora do dia no Porto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 terraços no Porto perfeitos para receber o verão
10 sítios para comer e beber com uma vista única sobre o Porto
11 terraços com piscina para mergulhar em Lisboa