Publicidade Continue a leitura a seguir

Nove restaurantes portugueses eleitos entre os mil “melhores do mundo”

O Fortaleza do Guincho, em Cascais, é um dos nove restaurantes na La List 2020. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal tem nove restaurantes na lista dos “1000 melhores restaurantes do Mundo” da La List 2020. Trata-se de uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França que todos os anos elege os melhores restaurantes do mundo com base numa compilação de mais de 600 guias e milhões de reviews (críticas) online.

Os restaurantes nacionais surgem listados num ranking cuja avaliação máxima é 100%. Os primeiros a aparecer na lista, ambos com 98%, são o Vila Joya (Albufeira) e o The Ocean (Porches), no Algarve. O Il Galo d’Oro, no Funchal, surge com 93.50% de avaliação, seguido do Belcanto, em Lisboa, com 92.50%.

O Fortaleza do Guincho, em Cascais, aparece na La List 2020 com 91% de avaliação, seguido dos restaurantes Feitoria e Alma, ambos em Lisboa (avaliados em 85.50 e 82.50%, respetivamente). A fechar a lista surge o restaurante Henrique Leis, em Almancil (77%) e por fim o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com 76%.

A La Liste baseia-se numa compilação de mais de 600 guias e milhões de reviews (críticas) online para calcular um ranking anual com uma seleção dos «melhores restaurantes». Depois, convoca críticos e gastrónomos para avaliarem o índice de confiança dos guias de uma forma imparcial e transparente até chegar a um ranking percentual final.