Publicidade Continue a leitura a seguir

A Evasões de 10 de março, gratuita à sexta com o DN e o JN

Evasões 102 - Edição Lisboa e Sul
Evasões 102 - Edição Porto e Norte

Publicidade Continue a leitura a seguir

1. São ruas de longo curso, habitualmente vistas como meros pontos de passagem. Porém, quando olhadas com olhos de ver, deixam descobrir vários mundos, mostram-se a um tempo ruas viajadas que não perderam um certo esprítio de meio pequeno. A Avenida Almirante Reis, em Lisboa, na edição Sul, e a norte, a Rua do Bonjardim, no Porto, são ricas em pretextos para uma evasão urbana – com bares, restaurantes, tascas e compras pelo caminho.

2. Vítor de Oliveira, o único chef cortador certificado em Portugal, dedicou-se a estudar a fundo o assunto do presunto. E criou, em parceria com a agência Simply B, a Rota do Presunto Fumado, uma visita guiada à la carte pelos recantos do Norte montanhoso do país, onde há sempre mesa posta, paisagens desafogadas e uma porta destrancada com uma história para revelar por detrás.

3. Aldeias de xisto, vistas de serra, travessas de cabrito e de vitela, águas termais com história para contar. Uma mão-cheia de bons pretextos para um roteiro de fim de semana em São Pedro do Sul.

4. Em estação de pré-primavera, há outros passeios mais curtos: caminhar no novo troço do Passeio Marítimo de Algés (Oeiras), petiscar na Praça dos Poveiros (Porto), desligar de tudo num hotel alentejano que é também uma «casinha de chocolate» (Palacete da Real Companhia do Cacau, em Montemor-o-Novo), correr na praia da Falésia (Albufeira), tomar um cocktail no novo bar com ambiente de surf em Leça da Palmeira (Matosinhos).