Publicidade Continue a leitura a seguir

10 livrarias infantis para conhecer em família pelo país

Percorra esta fotogaleria para conhecer criativos espaços dedicados aos livros infantis, de norte a sul do país.
1. Baobá, Lisboa É mais uma livraria que nasce a partir de uma pequena grande editora, a Orfeu Negro, mas não é apenas mais uma. Muito pelo contrário. Tal como os livros que edita, é um espaço cuidado e dinâmico, por gente apaixonada por livros ilustrados, para gente apaixonada por livros ilustrados. Se alguma criança (ou adulto) não for amante de livros à entrada, o mais certo é sair convertido. Todos os sábados há atividades, seja leituras, oficinas, exposições, concertos ou encenações. Em 2014 a Orfeu Negro já tinha aberto uma livraria pop-up, de apenas dois meses, esta abriu em novembro e veio para ficar. E fica em Campo de Ourique.
1. Baobá, Lisboa
2. Gigões e Anantes, Aveiro É mais um dos casos em que primeiro nasceu a editora (Bags of Books), e depois a livraria, no número 30 na Rua Dr. Nascimento Leitão. O nome é uma homenagem a Manuel António Pina – Prémio Pessoa, cronista do DN e JN, autor de várias obras dedicados aos mais novos – e um dos autores que melhor fazia jogos de palavras sem cair em trocadilhos primários. Os encontros com autores e sessões de contos são uma constante. A melhor forma de conhecer a agenda é estar atento ao Facebook. E passar por lá constantemente.
2. Gigões e Anantes, Aveiro
3. Salta Folhinhas, Porto A livraria de Teresa Cunha já era uma referência na cidade, mas não ficou parada à sombra da sua história. No final de 2016 remodelou-se e reinventou-se, sendo que agora no número 50 rua da António Patrício (junto à Avenida da Boavista) funciona também uma Escola de Narração Itinerante e a Fábrica das Histórias. Dois projetos de Clara Haddad (narradora de histórias profissional) que se juntou a Teresa para fundar o Espaço Cultural e Literário Pára. Lançamentos de livros, clube de leitores, tertúlias, sessões de contos, cursos de oratória, performances de teatro, música ou exposições, há de tudo um pouco. E livros, é claro. Sempre com atendimento personalizado, algo comum a todas estas livrarias.
3. Salta Folhinhas, Porto
4. Cabeçudos, Lisboa Durante alguns anos, esta foi a única livraria para crianças na capital. Abriu em 2010, no Parque das Nações, mas os responsáveis rapidamente se viram obrigados a mudar para um espaço maior. Em 2012 instalaram-se junto à Quinta da Conchas, no Lumiar, e por ali ficaram. Mas não ficam parados à espera dos leitores. Criaram projetos como a Livraria Itinerante (uma carrinha que leva livros e autores às escolas), a Fábrica de Histórias (um projeto artístico e literário implementado no espaço curricular), ou o PROL (Programa de Literacia Emergente, com uma metodologia centrada na educação pelas artes). Cabeças com ideias é o lema da casa. Neste caso, saídas das cabeças de Rui Andrade e Raquel Salgueiro.
4. Cabeçudos, Lisboa
5. Histórias com Bicho, Óbidos Muito antes de a mediática Vila Literária de Óbidos ter nascido, já havia uma livraria neste no Oeste que desafiava as leis do empreendedorismo: a Histórias com Bicho. A primeira livraria para crianças em Portugal, inaugurada em 2003. Uma antiga escola primária, com cheiro a campo, onde a ilustradora Mafalda Milhões encontrou o seu éden para desenhar, vender e editar livros – através da editora Bichinho do Conto.
5. Histórias com Bicho, Óbidos
6. Pedro e o Lobo, Óbidos Mafalda Milhões, da Histórias com Bicho, está também ligada ao nascimento da Vila Literária, iniciativa que transformou vários espaços da terra em livrarias. Entre eles está o Pedro e o Lobo, na Rua da Porta da Vila, igualmente dedicado aos mais novos. Também tem brinquedos. Porque nem só de letras se educa uma criança.
6. Pedro e o Lobo, Óbidos
7. Hipopómatos na Lua, Sintra Que a partir de uma editora possa nascer uma livraria (ou vice-versa) já se percebeu que é comum, mas que uma livraria tenha começado num blogue é algo mais raro. Nazaré de Sousa há muito acompanhava universo infanto-juvenil no blogue Hipopómatos na Lua, mas desde 2015 que tem um espaço físico, no jardim da Biblioteca Municipal de Sintra. Uma casa de leitura, mas onde também se bebe um café ou chá acompanhado por bolos caseiros. Nazaré diz que o livro é o único meio capaz de nos levar a qualquer lado. Inclusive capaz de fazer chegar hipopótamos à lua. Perdão, hipopómatos.
7. Hipopómatos na Lua, Sintra
8. Papa-Livros, Porto A parede recheada de livros é uma das imagens desta livraria criada por Adélia Carvalho, escritora e antiga educadora de infância. Se há áreas em que não se deve julgar uma obra pela capa, a literatura infantil não é uma delas, até porque estas são estas quem mais rapidamente fica na memória dos mais jovens. O primeiro piscar de olho à leitura. Também por isso aqui se dá especial atenção ao trabalho dos ilustradores, através de exposições onde é possível ver e comprar os desenhos originais. Adélia Carvalho criou ainda uma editora (Tcharan) em parceria com a ilustradora Marta Madureira. Mas não se limitam a expor e vender as suas obras. Bem pelo contrário. Cabem cá todo os grandes autores.
8. Papa-Livros, Porto
9. Livraria do Convento de São Francisco, Coimbra Quem está familiarizado com os livros para crianças conhece, certamente, os títulos da Bruaá. Esta editora da Figueira da Foz tem ajudado a provar que nem só nos grandes centros se podem fazer grandes obras. Da Figueira a Coimbra são apenas cerca de 50 quilómetros de distância, por isso não hesitaram quando lhes foi proposto montar uma livraria no Convento de São Francisco, um edifício do século XVII recuperado pelo arquiteto Carrilho da Graça que reabriu em 2016 e se transformou na nova sala de concertos da cidade. A livraria é uma espécie de quarto de leitura. Bem divertido e colorido.
9. Livraria do Convento de São Francisco, Coimbra
10. It´s a book, Lisboa Não há duas sem três: Cabeçudos, Boabá e pouco depois It's a Book. Uma livraria/oficina repleta de livros (portugueses e estrangeiros) pensada para seduzir crianças «dos 0 aos 100 anos», garantem os responsáveis. O responsável maior é António Alves, mestre em escultura com experiência na docência de programas do ensino artístico para os mais novos. Além da programação semanal, convidam artistas plásticos, designers, ilustradores e escritores, desafiando-os a pensar numa oficina tendo como ponto de partida um dos livros da casa. Está situada no outrora mal-afamado bairro do Anjos, que tem vindo a rejuvenescer.
10. It´s a book, Lisboa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Numa época em que o livro e as livrarias independentes estão em luta constante pela sobrevivência, as editoras e livrarias infantis têm dado provas de enorme vitalidade. Locais onde se vendem livros, mas onde também se contam histórias e organizam atividades para toda a família. Há mais de uma dezena espalhadas pelo país.

 

Leia também:

Novas histórias para dar às crianças no dia do livro infantil
Jardins de bairro para ir em família
8 feiras e mercados para perder a cabeça (e a carteira) em Lisboa

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.