Publicidade Continue a leitura a seguir

13 restaurantes para conhecer o lado vegetariano do Porto

Percorra a fotogaleria para ficar a conhecer 13 restaurantes no Porto onde pode comer pratos vegetarianos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
100% VEGETARIANOS Almoço da Terra É um dos restaurantes vegetarianos mais conhecidos da cidade e, de há alguns meses para cá, eliminou todos os ingredientes de origem animal, como os ovos e os produtos lácteos. Ao almoço e ao jantar há um buffet com entradas, sopas, saladas e pratos quentes, na sua maioria confecionados com ingredientes biológicos. Folhados de legumes, lasanha de espinafres, gratinado de courgettes, estufado de lentilhas, e muitas outras opções compõem a ementa semanal. Para acompanhar não faltam os sumos naturais e detox. E para quem quiser terminar a refeição de boca doce tem sempre várias sobremesas à escolha. Recentemente, foi introduzido o pequeno-almoço, também em formato buffet. É servido das 08h30 às 11h30. Preço médio: 10 euros (Fotografia: Carlos Santos Silva/GI)
100% VEGETARIANOS Almoço BMacro Comida macrobiótica, estritamente vegetariana, adequada às estações do ano e confecionada com produtos da época, regionais e, sempre que possível, biológicos é servida no interior do Mercado Municipal de Matosinhos. Ana Vasquez, responsável pelo projeto, prepara diariamente especialidades como folhado de espinafres e cogumelos, falafel, seitan Bourguignon ou hambúrguer de feijão com chutney de manga para servir à mesa, levar ou domicílio ou, ainda, para takeaway. Preço médio: 7 euros (Fotografia: Igor Martins/GI)
100% VEGETARIANOS Jantar Em Carne Viva Instalado num elegante edifício do século XIX, este restaurante serve alta cozinha vegetariana inspirada na cozinha regional portuguesa. Têm dois menus de degustação de seis e nove momentos (45 euros e 60 euros, respetivamente) e várias opções à carta. Ao almoço servem um menu mais em conta, com três opções (9,50 euros). Cogumelos à Bulhão Pato ou os brigadeiros de Mirandela são algumas das especialidades que saem da cozinha dirigida pelo chef Vítor Rodrigues, que gosta apresentar os seus pratos como se fossem obras de arte. Preço médio: 25 euros (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
100% VEGETARIANOS Jantar Árvore do Mundo Abre ao almoço para servir menu do dia, por 10 euros, e sexta e sábado também ao jantar. Se é certo que é útil ter uma opção 100& vegetariana diária, o ambiente, as cores e os aromas de conforto remetem para um ambiente noturno, para se fazer um jantar sem pressas com amigos ou mesmo a dois. E apreciar as combinações originais e apuradas da Joana Esteves - cozinheira e proprietária do restaurante - acompanhado por uma garrafa de vinho ou uma cerveja artesanal. Preço médio: 12 euros (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
OVOLACTOVEGETARIANOS Almoço Época Liliana Alves e Tiago Teixeira, que até se consideram flexitarianos, comandam a cozinha do Época, de onde todos os dias surgem pratos diferentes mas que são sempre vegetarianos ou veganos. No rolo de papel afixado atrás do balcão anunciam-se as escolhas do dia: saladas, tostas e pratos leves, todos preparados com produtos locais e biológicos. Nas sopas tanto se pode encontrar a de espinafres e duqqa – uma mistura de especiarias e ervas – como a de beterraba, e as tostas, há-as tipicamente dinamarquesas, como a de pão de centeio com remoulade e funcho ou os ovos mexidos com pão caseiro e cogumelos. Preço médio: 10 euros (Fotografia: André Gouveia/GI)
OVOLACTOVEGETARIANOS Almoço Berry No Berry há (apenas) a certeza de todos os dias haver uma sopa, duas tostas, um wrap e uma salada, porque os ingredientes variam sempre e, por vezes, são bem inesperados, caso do feijão azuki, das pevides de abóbora ou das beldroegas. Frederico Horta, que viveu em vários países, e daí trouxe grande parte da inspiração que aplica nas suas receitas, privilegia os ingredientes da época, optando pelos biológicos, sempre que possível. Preço médio: 6,50 euros (Fotografia: Cristiano Silva/GI)
OVOLACTOVEGETARIANOS Jantar Marcel & Georges É comida vegetariana, vegan e, acima de tudo, biológica que aqui se serve. Há alheira, acompanhada com couscous de legumes, hambúrguer de portobello, quiches, galettes - uma espécie de crepe francês que Mathias, o proprietário, não resistiu em pôr no menu -, e experiências com cozinha asiática. O nome é uma homenagem aos avós de Mathias, que decorou o espaço como se fosse a sua sala de estar, onde, de 15 em 15 dias, à quarta-feira o jantar é acompanhado com um serão de jogos de tabuleiro. Preço médio: 12 euros (Fotografia: Artur Machado/GI)
OVOLACTOVEGETARIANOS Jantar Pé d’Arroz A comida do Pé de Arroz é aquela que o proprietário - João Costa, convertido à alimentação vegetariana - gosta de comer. Além de um menu de almoço e de jantar, há pratos que se repetem todas as semanas, como a francesinha vegetariana às quintas e as seitanas (bifanas de seitan), às sextas. Tofu com alho francês e alheira de vegetais, arroz com pesto de hortelã e coentros, quinoa com batata doce e ervas, sushi campestre, caril de tofu e legumes são alguns dos pratos da carta, que vai variando. Tudo para comer lá ou levar para casa. Preço médio: 7 euros (Fotografia: Artur Machado/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Almoço Café Rivoli Abriu em 2017 no terceiro andar no Teatro Municipal Rivoli, com propostas de cafetaria e de refeições amigas dos vegetarianos. O menu diário de almoço - servido de terça e sexta-feira - tem sempre prato vegetariano e prato não vegetariano, inspirados na cozinha nacional internacional e com uma apresentação cuidadíssima. Prato, sopa e bebida (sumo de fruta ou infusão), por 6,50 euros. Aos fins de semana há brunch das 12h00 às 16h00, também com muitas opções veggie, por 13 euros (5 euros para crianças). A vista para a Praça D. João I é grátis. Preço médio: 7 euros (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Almoço Duas de Letra Foi um dos primeiros restaurantes do Porto a ter uma opção vegetariana no menu do dia, do qual faz parte uma entrada, sopa e bebida. Desde 2015, que da cozinha saem receitas vegetarianas adaptadas da cozinha portuguesa e internacional, das quais de destaca o Todos sem Bacalhau ou Cusquice de Grão e Legumes e francesinha vegetariana com queijo de vaca ou vegetal, às quintas ao jantar. Durante a tarde servem-se tostas e bolas no interior ou na esplanada tranquila nas traseiras. Preço médio: 8 euros (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Almoço Suribachi Abriu na década de 1980, como um centro que vai de encontro à filosofia yin-yang, e divide-se em restaurante macrobiótico, cafetaria com chás, snacks, alguns bolos sem glúten e outros vegan, que vão variando, loja de produtos naturais e suplementação, e ainda aconselhamento. Não há carta ao almoço nem ao jantar - os clientes escolhem o que pretendem para montar o seu prato. Há opções sem glúten e vegan todos os dias. Preço médio: 7 euros (Fotografia: DR)
VEGGIE-FRIENDLY Jantar Burger Beef & Lobster Uma longa lista de opções estritamente vegetarianas, completas e saborosas, não é algo que se espera encontrar numa hamburgueria que tem a carne de novilho como ingrediente principal. Mas no BB&L - Burguer Beef & Lobster, de frente voltada para o Centro Comercial La Vie, a realidade é mesmo essa. Ao lado dos hambúrgueres de carne e lagosta figuram também sugestões 100% vegetais, certificadas pela Aliança Animal, caso dos hambúrgueres de tofu, cogumelos shiitake ou portobello e ainda da francesinha vegana. Preço médio: 15 euros (Fotografia: Artur Machado/GI)
VEGGIE-FRIENDLY Jantar Bao's Baos, pequenos pães brancos, muito fofos, cozidos ao vapor, com recheio de tofu crocante e chutney de manga ou jaca desfiada e molho BBQ são algumas das sugestões saborosas deste pequeno restaurante em Cedofeita. João Winck, chef e proprietário, decidiu trazer a comida de rua de Taiwan para o Porto, depois de ter passado pelo país insular. Outras opções para quem evitar a carne e o peixe são o picante Fried Veggie Rice, as Mandioca Cajun Chips e a Salada Formosa. Preço médio: 10 euros (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos últimos anos, a cidade do Porto tem assistido a uma crescente procura de comida isenta de carne e peixe, e até de ovos e produtos lácteos, não só por quem opta uma alimentação estritamente vegetariana, mas também por aqueles que pretendem reduzir a proteína animal na suas dietas.

As razões que levam a este caminho são muitas. Os direitos dos animais, a redução da pegada ecológica ou a saúde são alguns dos motivos apontados, por quem eliminou, completa ou parcialmente, a carne.

Na fotogaleria acima figuram restaurantes onde a comida vegana e ovolactovegetariana é a regra e outros onde é apenas mais uma opção de peso numa carta que também inclui carne ou peixe.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 vegetarianos para conhecer no Grande Porto
Porto dos Gatos: Já há um cat café no Bonfim
O novo restaurante vegetariano do Porto tem amor francês