Publicidade Continue a leitura a seguir

Ecopista portuguesa foi eleita uma das melhores da Europa

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da Ecopista do Rio Minho. (Fotografias de Leonel de Castro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um itinerário que se prolonga «por caminhos ribeirinhos e rurais» e que «dá acesso a zonas de beleza natural excecional». É desta forma que a Ecopista do Rio Minho é descrita na lista oficial dos vencedores dos European Greenways Awards, competição que premeia as melhores vias verdes do continente. A via inaugurada em 2004 conquistou o terceiro posto na categoria de Excelência, sendo apenas superada pela Vennbahn, na Bélgica, e pela primeira ecopista na Sérvia, construída na localidade de Uzice.

Criados em 2003 e entregues bianualmente, estes prémios da European Greenways Association procuram incentivar a criação deste tipo de percursos, destacando aqueles que melhores condições apresentam. A candidatura conjunta das autarquias de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha teve, assim, um final feliz na passada quinta-feira, 28 de setembro, data do anúncio da decisão na cerimónia que teve lugar em Limerick, na Irlanda.

A Ecopista do Rio Minho, hoje percorrida por milhares de ciclistas e corredores, foi inaugurada em 2004, aproveitando o troço de 13 quilómetros de linhas férreas desativadas entre os centros históricos de Monção e Valença. Um prémio importante mas que não é o único na vitrine, até porque que em 2009, o mesmo percurso já havia sido escolhido como o quarto melhor da Europa.