Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 11 terraços com piscina para mergulhar

Percorra a fotogaleria para conhecer estes 11 terraços com piscina em Lisboa. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)
1. White Hotel São as largas vidraças que fazem a luz entrar em abundância neste edifício estreito na Avenida da República. O White Hotel faz parte do Grupo José Cristóvão Hotels e é o primeiro da empresa na capital. Na chamada «cidade branca» queriam um espaço que fizesse jus à luminosidade pela qual Lisboa é conhecida. Se a fachada envidraçada é uma mais-valia do hotel, também o é o seu terraço. Com uma piscina grande o suficiente para meia dúzia de braçadas ou apenas para um refrescante mergulho, este surge como algo um pouco inesperado – principalmente pelo desenho da piscina, comprida e estreita, que deixa lugar para se abrir, ao lado, as espreguiçadeiras. A utilização da piscina está aberta e é livre para qualquer hóspede, mas é só mesmo para estes, «pois o terraço é pequeno para que se possa abrir ao público», como explica a diretora Alexandra Monteiro. Não tem bar mas pode solicitar-se ao hotel bebidas e snacks.
2. Jupiter Lisboa Hotel Tem nome de planeta distante, mas a homenagem é clara, e mais próxima. Lisboa é a inspiração para este quatro estrelas inaugurado em 2015 e que batizou cada piso com o nome de uma zona lisboeta – Graça, Terreiro do Paço, Bairro Alto e outras. O oitavo andar pode não ter nome, mas tem bar e duas piscinas para compensar, uma para crianças e outra para adultos. Os mergulhos são para os hóspedes, os comes e bebes – e a vista panorâmica para a capital – para todos. As refeições ligeiras são variadas, dos hambúrgueres e saladas ao bolo do caco, focacce, pregos e bagels vegetarianos. Os dias de calor podem ser refrescados, por exemplo, com a sangria de espumante, ou a de maracujá. Ou com os onze cocktails disponíveis. O Júpiter Julep é de autoria da casa e junta licor de amêndoa, manjericão, pimenta-rosa e sumo de limão. No topo de tudo, neste terraço em plena Avenida da República, não há problemas de espaço: cabem 180 pessoas.
3. Upon Lisbon Residences A vista é para o Estádio da Luz, mas não existem restrições clubísticas à entrada, seja para dar um mergulho ou para beber um copo no bar do Upon Lisbon Residences. No topo deste edifício com 112 apartamentos sofisticados está uma piscina aquecida, exclusiva para hóspedes, e com 25 metros de comprimento. Mas como nem só do verbo nadar se faz a vida neste terraço em São Domingos de Benfica. No bar, aberto a todos a partir das 18h00, há festas temáticas uma vez por mês e atuações de DJ ou saxofonistas todas as quintas-feiras. Para trincar, o prego em bolo do caco e o hambúrguer de novilho com maionese de lima são algumas das opções. As margaritas, caipirinhas e outros cocktails clássicos partem dos 5,30 euros e os mocktails dos 4,80 euros. O Summer Day, com morango, laranja e hortelã, é perfeito para dias soalheiros.
4. Memmo Alfama O azul da piscina tinha tudo para se confundir com o do Tejo, a dois passos do Memmo Alfama. Mas neste caso, o vermelho torna-a uma das piscinas mais insólitas da capital. Tem esta cor para se camuflar no meio dos telhados de Alfama e é amparada por dois bares. Um fechado, no mesmo piso, assente em petiscos e vinhos portugueses, e um segundo, junto à zona de mergulhos, aberto durante o verão. A piscina fica reservada aos hóspedes deste quatro estrelas inaugurado há cinco anos, mas o bar abre para todos, entre as 12h00 e as 23h00. Peixinhos da horta com molho aioli, seleções de queijos e enchidos, mexilhões de cebolada e coentros, e camarão frito com lima e gengibre abrem o apetite neste terraço de Alfama, acompanhados de uma carta de vinhos com trinta referências, servido a copo desde os 4,50 euros. E de uma vista desafogada para o Tejo, que merece um brinde.
5. Verride Palácio Santa Catarina Podia ser Madonna a apanhar sol na piscina deste palacete oitocentista, localizado no alto do miradouro de Santa Catarina, junto à Bica. Mas a oferta da cantora pop acabou por não demover os responsáveis pelo imóvel e o palacete passou a hotel de luxo, no final do verão passado. Com ou sem Madonna, a exclusividade continua a ser ponto assente – e a piscina não abre mão dela, estando apenas disponível para os hóspedes. Fica no Jardim de Inverno, no mesmo piso que o lobby e, graças ao ponto estratégico do hotel, oferece uma surpreendente vista da cidade. Os clientes passantes não podem entrar na água, mas podem ficar por perto, já que, mediante reserva, se pode tomar o pequeno-almoço nesta área do hotel por 35 euros. Para beber apenas um copo, basta subir mais uns andares até ao rooftop do Verride, onde funciona um bar que tem happy hour de ostras e champanhe, das 18h00 às 20h00, com vista 360 graus. O cenário impressiona ainda mais.
6. Epic Sana Lisboa O para-arranca e o trânsito da Avenida Duarte Pacheco não podia contrastar mais com o ambiente no nono andar do Epic Sana Lisboa. O hotel, que fica numa das mais movimentadas ruas do centro, tem no seu último piso o UpScale Bar, um refúgio com vista para a cidade e para o rio. A piscina é de rebordo infinito e está rodeada por sete camas duplas, pronta para receber quem se quiser esticar ao sol em pares num dia de calor, e 22 espreguiçadeiras individuais, além de sofás. Lugares para descansar não faltam e podem ser também utilizados pelos clientes do bar – já os mergulhos são exclusivos dos hóspedes. Ali bebem-se cocktails com e sem álcool, incluindo o lassi de manga e o frozen ginger, com ginger ale, e servem-se tanto petiscos e saladas, como refeições de maior sustento. É o caso dos risotos, da parrilhada de peixe e do taglioni de legumes. No final, é difícil dizer se este rooftop é piscina, bar ou restaurante. Um três em um nas alturas.
7. NH Collection Lisboa Liberdade Se a entrada é discreta – pelo Tivoli Fórum, na Avenida da Liberdade –, o que dizer da piscina e do bar, no terraço do hotel?. Nem todos devem saber que do 11.º andar é possível contemplar o casario lisboeta, o castelo e o Tejo, ainda mais desde que os antigos painéis opacos foram substituídos por separadores de vidro para destacar a vista de 360 graus. Neste momento, os hóspedes têm exclusividade para ver o cenário dentro de água, mas os visitantes podem sempre subir até ao último piso para desfrutar da paisagem de copo na mão. A carta do Atic Bar é assinada por David Berdejo e dá destaque às bebidas de criação, como o cocktail pink lady, a rivalizar com os clássicos de sempre: daiquiris, cosmopolitan, whisky sour e piña colada. Se a fome apertar há vários petiscos e tapas para consolar o estômago, ficam de exemplo a tosta de linguiça, as bolinhas de alheira, as batatas bravas e a tosta de broa com pimentos assados e conservas.
8. Holiday Inn Lisboa Não é piscina para tentar copiar os movimentos de Phelps, até pela sua dimensão e pelo formato: é hexagonal e tem apenas um metro de profundidade. O que é perfeito para quem gosta de ir só molhando o corpo ou então para levar os miúdos mais velhos e deixá-los a chapinhar em segurança neste rooftop. O acesso é gratuito para os hóspedes, claro, mas os visitantes podem também refrescar-se o dia inteiro, pagando uma taxa de 25 euros, que dá direito a 10 euros consumíveis no bar. O Highview Lounge tem cocktails clássicos a 8 euros, vinho a copo a partir de 3 euros e alguns snacks rápidos, como sandes de leitão e prego da vazia em pão caseiro. A outra especialidade são os panini e as pizas, a preços acessíveis: custam 4 e 10 euros, respetivamente. A prova que um luxo de hotel não tem de arruinar o orçamento de férias.
9. VIP Executive Éden Aparthotel Está há 20 anos no edifício Art Déco da Praça dos Restauradores onde já funcionou um cinema, mas agora o filme é outro. Este conjunto de 134 apartamentos está mesmo no centro de Lisboa, mas tem um terraço onde a tranquilidade fala mais alto. É aqui que está uma piscina panorâmica que foge à normalidade pelo seu formato triangular, oscilando entre os 10 e 12 metros de comprimento nos três lados. Aqui, nada-se com vista direta e privilegiada para o castelo de São Jorge, o rio e a Margem Sul, sendo que uma das margens da piscina, transparente, cria a ideia de se estar numa piscina infinita. Ao lado, numa zona de mesas, não é preciso ser hóspede para comer e beber. Nas refeições leves, há snacks e pratos leves e preços especiais entre as 11h00 e as 18h00. Caso do Menu Hambúrguer, com queijo, tomate e batatas fritas, uma cerveja e um café por apenas 5,75 euros. Ou do Menu Tosta, com sumo natural de laranja e café, por 6 euros.
10. Altis Belém Hotel & Spa Está mesmo aos pés do Tejo, de tal forma que o azul da piscina se confunde com o do rio. No terraço do Altis Belém Hotel & Spa, a vizinhança é topo de gama e nada-se com vista para dois grandes símbolos das duas margens do Tejo. Em frente está o Cristo-Rei e de lado o Padrão dos Descobrimentos. As braçadas são gratuitas para hóspedes mas também estão disponíveis para o público em geral. Por 50 euros por dia, tem-se acesso à piscina exterior e a uma espreguiçadeira, para além de outras comodidades do spa, como piscina interior aquecida, sauna e banho turco. Mais próximo está o bar do hotel, o 38º 41'. O nome refere-se às coordenadas geográficas do Padrão dos Descobrimentos e a carta assenta e nas saladas, pregos (de atum, do lombo e do peito de frango) e petiscos como tábua de queijos e enchidos ou croquetes de rabo de boi. Às quase trinta referências vínicas, juntam-se mais de uma dezena de cocktails com e sem álcool e 26 whiskies, entre escoceses, japoneses e americanos.
11. HF Fénix Music É ao som de música ao vivo que se faz o verão no terraço do HF Fénix Music. Ou não fosse este um hotel dedicado à música, como denuncia o nome. De quarta a domingo, a partir das 18h00, cantores e DJ dão ritmo ao por-do-sol, junto à piscina que refresca estes 240 metros quadrados. É exclusiva para hóspedes, a água está a uma temperatura média de 22 graus e tem vista direta para o castelo de S. Jorge, de um lado, e o Parque Eduardo VII, do outro. Já o bar é aberto a todos a partir das 19h30 e oferece algumas opções de comida leve e rápida, como wraps e saladas (ambos à base de salmão, frango ou vegetariano) e uma vasta carta de cocktails. São cerca de 25, entre os clássicos e os de autor, estes pelas mãos de Hugo Lourenço. Neste ramo, há novidades, que podem ser provadas a partir de 8,50 euros. O Trem das Cores (Aperol, vermute, licor de laranja e limão) e o Purple Haze (vodca, sumo de arando, manjericão e mirtilo) são mais suaves e frescos, e rimam com jazz. Já o Red Eyes (vodca, ginja e licor de framboesa) e o American Oxygen (rum, vermute e abacaxi) são mais fortes e pedem guitarras.

Publicidade Continue a leitura a seguir

São mais do que convidativas ao mergulho, mas também ajudam, pela sua mera presença, a refrescar dias de canícula. De preferência, de cocktail na mão, e de olhos postos no panorama, à escolha do freguês: no meio do bulício urbano, no olho do furacão turístico ou à beira do Tejo? Basta percorrer a fotogaleria acima para ficar a par de 11 terraços com piscina em Lisboa. Vai um mergulho?

 

Morada
Rua Rocha Quebrada, 10, Lagoa, Açores

Website

GPS
Latitude : 37.74606
Longitude : -25.597075000000018
Partilhar
Morada
Rua Luciana Stegagno Picchio, 12 (Alto dos Moinhos)
Telefone
211549640

Website

GPS
Latitude : 38.754259
Longitude : -9.181243999999992
Partilhar
Morada
Rua de Santa Catarina, 1 (Bica), Lisboa
Telefone
211573055
Custo
(€€€) Quarto Bica a partir de 300 euros/noite; Royal Wing a 7500 euros/noite (sempre com pequeno-almoço); preço do restaurante à carta, 58 euros; menus a partir de 60 euros.


GPS
Latitude : 38.709681
Longitude : -9.147410000000036
Partilhar
Morada
Avda. da Liberdade, 180 B, 1250-146 Lisboa
Telefone
213514060
Horário
Das 12h00 às 01h00. Não encerra.


GPS
Latitude : 38.7202314
Longitude : -9.144887499999982
Partilhar
Partilhar
Morada
Holiday Inn, Rua de Diogo de Macedo, 220, Vila Nova de Gaia
Telefone
223747500
Custo
(€€) 25 euros
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Não encerra.


GPS
Latitude : 41.123905
Longitude : -8.614818000000014
Partilhar
Morada
Doca do Bom Sucesso (Belém)
Telefone
210400200
Custo
(€€€)


GPS
Latitude : 38.69325921281076
Longitude : -9.210565673263545
Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Joaquim António de Aguiar, 5 (Marquês de Pombal)
Telefone
210496570
Horário
Bar: das 10h00 às 01h00 (aberto ao público a partir das 19h30) Piscina: das 09h00 às 19h30 (apenas hóspedes).

Website

GPS
Latitude : 38.7250109
Longitude : -9.151862800000004
Partilhar
Partilhar
Morada
Travessa Merceeiras, 27 (Alfama), Lisboa
Telefone
210495660


GPS
Latitude : 38.710214
Longitude : -9.130675999999994
Partilhar
Partilhar
Morada
Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, 15 (Amoreiras), Lisboa
Telefone
211597300
Custo
(€€) Spa: tratamento de reforço do sistema imunitário: 95 euros (75min); massagens a partir de 65 euros.
Horário
Spa, das 08h às 20h.


GPS
Latitude : 38.724525
Longitude : -9.158506999999986
Partilhar
Partilhar
Morada
Avenida António José Almeida, 28 (Saldanha)
Telefone
210044000
Horário
Bar: Das 11h00 às 20h30. Piscina: Das 09h00 às 21h00.

Website

GPS
Latitude : 38.738079
Longitude : -9.141247600000042
Partilhar
Morada
Praça dos Restauradores, 24 (Restauradores)
Telefone
213216600
Horário
Piscina: Das 08h00 às 18h00. Bar: Das 10h30 às 00h00.

Website

GPS
Latitude : 38.7157355
Longitude : -9.141218299999991
Partilhar
Partilhar
Morada
Avenida da República, 46 (Campo Pequeno)
Telefone
210730100
Horário
Das 10h00 às 22h00 (bar aberto ao público, piscina exclusiva para hóspedes).


GPS
Latitude : 38.7397531
Longitude : -9.14602309999998
Partilhar

Leia também:

11 boas marisqueiras em Lisboa com bons preços
Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver
18 terraços em Lisboa obrigatórios no verão de 2018