Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 planos para sair à rua no fim de semana

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as sugestões para este fim de semana. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
1. Provar o novo brunch d’O Diplomata O café histórico ganhou uma nova apresentação em 2017 mas manteve as panquecas na ementa, que se renovaram para uma coleção primavera/verão. O brunch serve-se todos os dias, das 9h30 às 16h00, em quatro formatos (e preços) distintos. O elemento comum a todos eles são as panquecas. Fora do menu, é possível personalizar as panquecas com ingredientes à carta ou então provar a combinação da temporada com ananás, topping de chocolate branco e coco. Por fim, a última adição o brunch - um copo de Mimosa, bebida refrescante de espumante e sumo de laranja. (Fotografia DR)
2. Passear pelas ruelas da Sé Foi no morro onde hoje mora a Sé Catedral que nasceu o Porto. Dali parte-se para um passeio entre vistas soberbas e ruelas esconsas que contam a história da cidade. Da igreja de Santa Clara à Muralha Fernandina, passando pelas Escadas do Codeçal. Um passeio que pode valer o fim de semana e que pode ser seguido à risca graças ao roteiro detalhado da Evasões. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
3. Ver a curta metragem Ela no renovado Cinema Trindade Foi preciso esperar duas décadas para que o velho cinema portuense reabrisse as suas salas ao público. Aconteceu no início de 2017 e serve de pretexto perfeito para assistir a produções alternativas e independentes, longe doas cinemas massificados dos centros comerciais. Este sábado chega aos ecrãs a curta metragem nacional ELA - Do Discurso Amoroso, a história de um homem, uma mulher e o amor, com inspiração da obra de Roland Barthes, Fragmentos de um Discurso Amoroso. O filme realizado por Francisco Lobo e interpretado por Íris Cayatte e Tiago Correia tem hora marcada para as 18h30. Curiosidade: parte da curta metragem foi gravada ali mesmo, no Cinema Trindade.
4. Provar a bifana da Conga As bifanas mais famosas da cidade prestam-se a acompanhar uma refeição rápida ou um repasto reforçado. Sempre quentes, húmidas e bem picantes, servem-se no pão, como ditam as regras. Se o porco não agradar, a lista prolonga-se com muita mais comida de conforto: codornizes, cachorros, rissóis e croquetes da dita bifana ou mesmo umas tripas. (Fotografia de Igor Martins/GI)
5. Ouvir os Capitão Fausto na Casa da Música Os rockers de Lisboa passam pelo Porto no sábado para encerrar a digressão de apresentação do terceiro e último disco, Capitão Fausto Têm os Dias Contados. Oportunidade única para ouvir ao vivo os sons dos cinco, em modo mais íntimo, a partir das 22h00 na Sala Suggia, antes que comece a loucura dos festivais de verão. Os bilhetes custam entre 12 e 15 euros.
6. Conhecer os répteis e anfíbios de Serralves O oásis verde de Serralves guarda uma fauna por descobrir. Lagartixas e sardões, salamandras, rãs e tritões. Uma lista infindável de répteis e anfíbios para descobrir na oficina de domingo, dirigida pela Mundo Científico. Os mais pequenos vão poder vestir as batas, observar e tocar nos bichos, das 10h00 e até às 13h00, por 5€ - preço de entrada no Museu ou Parque, valor que equivale ao acesso em família e que permite o acompanhamento de dois adultos para um número livre de crianças até aos 12 anos.
7. Almoçar no Portarossa É ali que o chef chileno Camilo Jaña pratica a cozinha italiana, um conceito distinto do que serve à mesa dos outros três espaços que lidera na Foz. O enorme portão vermelho indica que se está no local certo. Há pizas, escalopes à milanesa, linguinis e fettucinis para provar, seja na sala interior, no jardim de inverno ou à esplanada. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
8. Espreitar o Mercado da Alegria Todos os domingos, os jardins do Passeio Alegre, na Foz, enchem-se de bancas com artesanato local, brinquedos, antiguidades, ourivesaria, petiscos como compotas e queijos, mas também muita música. Por lá ficam durante todo o dia, das 10h00 às 18h00, a convidar a um passeio prolongado pela marginal. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
9. Participar na Silent Reading Party Em vez de copos, livros. Em vez de música, o silêncio. É este o cenário de uma festa na Confraria Vermelha, a livraria feminista que abriu as portas em 2015. Nas estantes do espaço na rua dos Bragas há apenas livros assinados por mulheres, mas isso não significa que o sexo masculino fique sempre à porta. Todos estão convidados para a festa especial preparada para o Dia Mundial do Livro, 23 de abril: a Silent Reading Party, que promete exatamente aquilo que o nome indica. O evento, inspirado noutros semelhantes realizados em cidades cosmopolitas um pouco por todo o mundo, pretende celebrar o dia mundial, da melhor forma possível, isto é, lendo. Sem conversas nem distrações. Só os convidados, as palavras no papel e, claro, livros em promoção. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
10. Lanchar na Maria Bôla Neste salão de chá em Cedofeita, a estrela é a bôla. A origem não deixa margem para duvidar da sua qualidade: vem de Lamego, com recheio misto. de frango, de vinha d'alhos, alheira, bacalhau e há até uma versão vegetariana. A sala de tons leves e pastéis é o sítio ideal para ficar, quando o tempo não convida a espreitar a larga esplanada escondida nas traseiras. Sofás, almofadas e um chá quentinho são tudo o que é preciso para fazer do Maria Bôla uma segunda casa. Especialmente ao domingo, dia de brunch completo em modo buffet, por 12,5€. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O sofá pode parecer tentador mas o clima pouco convidativos do inverno já lá vai. Sair à rua sem destino não é opção. Por isso mesmo, a Evasões recolheu os melhores planos para este fim de semana e apresenta-os em forma de lista, cronologicamente disposta, como se exige.

Em dois dias há tempo de sobra para atacar as tentadoras panquecas d’O Diplomata à hora do brunch, subir e descer as ruelas mais antigas da cidade seguindo um roteiro detalhado, visitar o renovado Cinema Trindade e brindar em silêncio, de livro na mão, na festa mais curiosa do Dia Mundial do Livro.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.