Há um novo site com 140 trilhos para fazer pelo país

Portuguese Trails, assim se chama a nova plataforma do Turismo de Portugal dedicada a promover passeios e experiências de bicicleta ou caminhada nas sete regiões turísticas do país.

Mais de 140 percursos para bicicleta e passeios a pé, 111 empresas especialistas em bike & walk friendly e cerca de 60 programas dirigidos a turistas nacionais e internacionais estão agora reunidos na Portuguese Trails, uma nova plataforma online lançada este mês pelo Turismo de Portugal.

A plataforma reúne percursos de ciclismo e caminhada disponíveis em sete regiões do país – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa Região, Alentejo, Algarve e os arquipélagos dos Açores e da Madeira -, mas por agora foca-se no Algarve, escolhido como a região piloto para o lançamento deste projeto.

«A plataforma integrará, em breve, as regiões do Centro de Portugal e Alentejo e, em 2018, as restantes regiões do país», lê-se num comunicado do Turismo de Portugal, que com este projeto pretende «posicionar o país como um destino internacional de excelência neste género de experiências turísticas».

A Portuguese Trails apresenta informação dividida em «Rotas» e «Regiões», sendo possível em cada uma das secções escolher o percurso em função do meio de deslocação (bicicleta ou a pé), destino e região. O site sugere também uma série de programas turísticos (organizados por empresas), com indicação da duração, distâncias, grau de dificuldade e outros indicadores.

a carregar...

Na secção «O que Procura?» é ainda possível conhecer unidades de alojamento, atividades, lojas e oficinas e experiências locais. Isto porque outro dos objetivos da Portuguese Trails é «fomentar o aumento de dormidas e receitas em todas as regiões, tanto no litoral como no interior do país, atuando para isso ao nível da valorização do território, estruturação de produto, promoção e comercialização».

Esta plataforma é uma das ações do projeto Portuguese Trails que o Turismo de Portugal está a desenvolver em parceria com as sete regiões turísticas do país e com as comunidades intermunicipais, associações e empresas turísticas. A Portuguese Trails, acessível aqui, está disponível em cinco idiomas.

 

Leia também:

5 percursos de trekking para conhecer Portugal
Passeio pedestre em busca da Évora desaparecida
Caminhar pelos trilhos das zonas campestres de Viseu