Tradição centenária em Oleiros

Adega dos Apalaches, em Oleiros, Beira Baixa. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )
O cabrito estonado servido na Adega dos Apalaches é uma tradição gastronómica secular.

Os comensais adeptos de gastronomia regional não podem visitar a região da Beira Baixa sem passar por Oleiros, mais propriamente pela ADEGA DOS APALACHES, um espaço rural onde a especialidade é o famoso cabrito estonado. Conceição Rocha e o irmão têm raízes aqui e queriam desenvolver a zona com algo apelativo. Na aldeia de Roqueiro montaram, adaptando uma antiga casa de xisto, o seu restaurante, que conta com uma vasta esplanada rodeada de natureza. Conceição explica que o cabrito estonado é uma forma diferente de confecionar o animal, que “não é esfolado, apenas o pelo é retirado, mantendo-se a pele”.

O cabrito da Adega dos Apalaches. (Fotografias de Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Conta-se que a tradição do cabrito estonado terá chegado a Oleiros depois de o padre jesuíta António Andrade ter viajado, no século XVII, pelo Tibete, onde assim confecionavam as cabras. A receita, conta Conceição, está depois referenciada no clássico de Maria de Lurdes Modesto, “Cozinha Tradicional Portuguesa”.

Este restaurante quis, assim, manter viva a tradição e desde que abriu, em 2016, é isso que faz. Além disso, a Adega dos Apalaches, referência ao Trilho Internacional dos Apalaches que passa ali em frente.

Com o estômago composto, é tempo de esticar as pernas e conhecer alguns dos ex-líbris de Oleiros, como o MIRADOURO DO CABEÇO DO MOSQUEIRO, com a serra da Estrela no horizonte, e a CASCATA DE FRAGA Da ÁGUA D’ALTA, a maior da região, com uma passadiço que dá para percorrer colina abaixo até ao riacho.

 

As praias fluviais de Oleiros
Há várias praias fluviais no concelho. A de Açude Pinto possui duas piscinas, zona de solário e parque infantil. A de Cambas, praia vigiada, está localizada junto ao Zêzere, conta com um bar de apoio e está adaptada à prática de natação, canoagem e desportos de aventura. Outra, mais recatada, é a de Álvaro, além das margens do rio, a praia dispõe de uma piscina flutuante, dividida em duas partes, para adultos e para crianças. Tem parque infantil, parque de merendas e bar. Aqui, pode-se praticar desporto e atividades de lazer, como a pesca, canoagem, desportos aquáticos e passeios de barco. Esta praia é também um ponto de passagem da Grande Rota do Zêzere. É lá uma das estações intermodais do trajeto de 370 km.
.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend