Rei dos Leitões eleito o Melhor Restaurante da Europa

(Artur Machado/GI)
O leitão da Bairrada está de parabéns. O Rei dos Leitões, na Mealhada, foi distinguido como o Melhor Restaurante da Europa 2019, no 17.º Congresso Europeu de Confrarias.

Há mais de sete décadas que é um dos responsáveis pelas romarias à Mealhada, em busca do seu leitão, e continua a dar cartas. O Rei dos Leitões acaba de ser eleito o Melhor Restaurante da Europa 2019 na 17.ª edição do Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas [CEUCO], que decorreu em Albufeira, o mesmo local que acolheu esta iniciativa há nove anos.

O restaurante gerido por Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, situado na margem da Nacional 1 desde que abriu portas, em maio de 1947, foi o espaço preferido desta organização europeia sem fins lucrativos, com o objetivo de promover os produtos agroalimentares e a gastronomia dos países da União Europeia. O CEUCO é composto por nove países, entre os quais Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria, Grécia, Bélgica e Macau.

Na sua página oficial no Facebook, o Rei dos Leitões recebeu esta vitória com «um orgulho incomensurável e uma alegria infinita». Em 2011, a cozinha do chef Carlos Fernandes foi remodelada, assim como todo o restaurante, com novas salas privadas e uma renovada garrafeira onde se juntam qualquer coisa como três mil referências vínicas. O leitão, à moda da Bairrada, é feito como manda a tradição, no espeto e nos fornos a lenha, servido com batata frita ou cozida. Leia mais aqui sobre a última reportagem da Evasões no Rei dos Leitões.

Entre os 14 prémios entregues neste 17.º Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, também a Morcela de Arroz de Leiria foi distinguida, com o galardão Melhor Produto Artesanal Europeu 2019, tendo sido apresentada pela Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz, de Leiria.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend