Aguardente da Lourinhã é estrela em 14 restaurantes

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã está a chegar. 14 restaurantes preparam mais de 40 receitas com base nesta bebida, e em sua homenagem.

Uma homenagem que se faz em números: ao todo, são 14 restaurantes e mais de 40 receitas. A sétima edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está prestes a arrancar, de forma a promover este que é um produto de excelência e que é considerado uma das três melhores aguardentes do mundo.

A iniciativa começa já na sexta-feira, dia 15 e prolonga-se até dia 25. Dos doces aos salgados, das entradas aos pratos principais e sobremesas, para além de bebidas, várias são as propostas que estão a ser preparadas tendo por base a aguardente desta região.

Exemplos? Pataniscas de bacalhau com Aguardente DOC Lourinhã, sopa do peixe aromatizada com este destilado, ou tártaro de novilho com redução desta aguardente. Mas também lombo de tamboril com cogumelos e camarão e aguardente, entrecôte de novilho maturado flamejado em aguardente ou Spaghetti Al Nero Di Gamberi com aguardente, entre outros pratos.

Pudim de abóbora com aguardente, doce de maçã reneta e caramelo com aguardente, e suflê de aguardente em cúpula de chocolate são algumas das sobremesas que estão a ser criadas para esta iniciativa. Clique aqui para ver a lista completa dos restaurantes do concelho da Lourinhã que vão aderir a esta quinzena e os respetivos pratos especiais que estão a preparar.

Mas a homenagem a esta bebida não se fica, contudo, por aqui. Durante todos os dias do evento estará patente a exposição de pintura Aguardente DOC Lourinhã & Arte na Adega Cooperativa da Lourinhã. Ainda, o Espaço Sabores Lourinhã promove um evento de confeção e degustação de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, a 18 de novembro, pelas 15h30.

«Para além de esta ser a única Aguardente DOC em Portugal, é uma das três melhores do mundo, o que nos deixa orgulhosos. Com a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, a autarquia promove este e outros produtos da região, contribuindo para a valorização da cultura gastronómica da zona e dinamizando a economia local», afirma João Serra,
Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.

 

Leia também:

Piza e hambúrguer de abóbora? Sim, na Lourinhã
Beber cocktails onde Fernando Pessoa bebia aguardente
Chegaram os bombons de aguardente velha criados em Monção




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend