O novo restaurante de Ljubomir Stanisic é uma homenagem aos Açores

O restaurante é um mergulho na floresta de São Miguel. (Fotografia de Fabrice Moulin)
O restaurante Líquen, do chef Ljubomir Stanisic, é um lugar onde se parte da natureza açoriana para fazer poesia nos pratos.

É um mergulho na floresta encantada de São Miguel o restaurante que o chef Ljubomir Stanisic abriu nas Furnas, no hotel Furnas Lake Resort Living, propriedade da família Gago da Câmara. A sala de jantar do Líquen está delicadamente decorada, com uma parede envidraçada a deixar ver o intenso verde. Em sintonia, a carta é uma homenagem – bastante poética, se o termo se admite – aos ingredientes e sabores açorianos.

Da terra, carne e leite, cogumelos e ervas, legumes, frutos e folhas (como a da conteira, abundante). Do mar, atum, ouriço, cavala, lulas, polvo e lapas. E ainda os queijos, o mel, o chá e o vinho de cheiro e as técnicas do arquipélago, com o cozido das furnas a marcar presença em croquetes e rissóis, com intensos recheios.

Distribuem-se numa carta cujos pratos já se comem pelo nome: como os já referidos croquetes das fumarolas (cozido das furnas, molho de mostarda fresca, mel das nossas colmeias), a operação tentáculo (polvo com mel e especiarias, puré de inhame, óleo e folhas de inhame) ou ainda o leite embrulhado (leite sólido com chutney de ananás, gengibre, folha de mostarda, hortelã, em folha de conteira). Lá fora, há um agrofloresta desenhada por Graça Saraiva (Ervas Finas), de onde saem ingredientes e temperos.

(Fotografia de Fabrice Demoulin)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend