O mais antigo festival de gastronomia nacional está de volta a Santarém

Santarém acolhe o mais antigo festival de gastronomia nacional. Este ano, de 18 a 28 de novembro. (Fotografia de Ricardo Graça/Gl)
Quase a completar 40 anos, o Festival de Gastronomia de Santarém regressa a 24 de outubro, com petiscos e vinhos que representam todas as regiões do continente e ilhas. Durante 11 dias, também há provas, debates e música.

É conhecido por ser o maior e o mais antigo festival de gastronomia português e está de regresso com a sua 39.ª edição. Ao longo de 11 dias, Santarém volta a receber o Festival Nacional de Gastronomia, que começa a 24 de outubro e termina a 3 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém, com 12 tasquinhas típicas, representativas de todo o país, e cinco banquetes com chefs conceituados.

Nesta nova edição, a iniciativa «Portugal vai estar à mesa» em Santarém, com «o melhor da gastronomia nacional», explicou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, João Leite. O responsável pela organização, conjuntamente com a Câmara de Santarém, destacou os cinco “banquetes” que serão preparados por chefes com estrelas Michelin como Rui Paula (25 de outubro), Chakall (dia 26), Óscar Gonçalves (31), João Correia e Rodrigo Castelo (o último é o vencedor do Troféu Portugal 2018, a 01 de novembro) e Justa Nobre (dia 02).

O festival, que tem a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e é produzido pela Essência do Vinho, apresenta este ano «dias temáticos» sobre «o vinho e a vinha», subtema do festival, relacionado com a temática da Feira Nacional da Agricultura, que se realizou em junho em Santarém.

Nesta iniciativa, os municípios convidados apresentarão nos respetivos dias – Grândola (25 de outubro), Peso da Régua (26), Viseu (27), Lagoa (30), Palmela (31), Anadia (01 de novembro), turismo dos Açores (02) e Santarém (03) – repastos que incluam vinho, «dos mais tradicionais aos mais inovadores», dando a conhecer, além da gastronomia e do vinho dos seus territórios, a oferta turística.

João Leite afirmou que no próximo dia 28 será apresentado o Dia Nacional da Gastronomia 2020, evento que será celebrado em Santarém no último fim de semana de maio de 2020, irá marcar o arranque da celebração dos 40 anos do festival. «Serão dois dias em que será dado grande destaque a Santarém» e à sua relação com a gastronomia, disse, adiantando que o programa dos 40 anos do Festival de Gastronomia de Santarém, com eventos a decorrerem ao longo de todo o ano, será apresentado no início de 2020.

O FNG reserva um espaço para a doçaria tradicional e os agro produtos, com a presença de 27 expositores, e outro para o artesanato, com 31 artesãos, estando agendados momentos de animação com diversos grupos musicais e quatro «concertos intimistas», com Sebastião Antunes Trio (dia 25 de outubro), Jorge Palma (dia 26), João Chora (01 de novembro) e Três Bairros (dia 02).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend