O chapéu ideal está nesta nova loja do Porto

A Chapelaria Centro da Moda, um negócio familiar que começou em 1897, de forma artesanal, tem sabido atualizar-se. Prova disso é a abertura de uma segunda loja, mais jovial, na Baixa.

Um chapéu à Johnny Depp, à David Beckham, à Fred Astaire ou à Sherlock Holmes? A Chapelaria Centro da Moda, que acaba de abrir nova loja na Baixa, tem. O responsável, José Baião, mantém-se atento às tendências, sem perder de vista os clássicos, e ajuda os clientes a escolher o chapéu ou o boné mais favorecedores, atendendo à fisionomia de cada um, à altura, à cor dos olhos e do cabelo e, claro, ao estilo.

O conhecimento que José tem da arte da chapelaria manifesta-se até na forma como ensina a pegar num chapéu ou a tirá-lo – sempre com elegância e cuidado para não o deformar. Afinal, este é um negócio de família: começou em 1897, de modo artesanal, com o seu avô Francisco, e já vai na quarta geração.

A loja inaugurada, no mês passado, na Rua Formosa, é diferente da casa-mãe, que fica na Rua Nova São Crispim, nas Antas. Conserva o espírito de uma chapelaria tradicional, mas tem um ar mais moderno, leve e fresco.

«Os chapéus não são todos iguais», alerta José, fazendo prova disso. Aqui, há opções para diversos gostos, desde cartolas até chapéus de aviador, em diferentes cores e materiais – podem ser de palha, algodão, seda, linho, lã, pelo de coelho ou de castor.

Alguns chapéus são de fabrico próprio: têm etiqueta da Chapelaria Centro da Moda ou da Porto Hats, a marca de chapéus 100% artesanais e com edições limitadas que a casa lançou recentemente.

Mas a maioria é de duas marcas centenárias de que é representante: a americana Stetson e a alemã Mayser. E também se encontra exemplares da italiana Panizza (incluindo um chapéu ideal para viagens, porque é leve e, enrolado, cabe num tubo).

Os preços começam em 39 euros, no caso dos bonés, e em 59 euros, tratando-se de chapéus. A porta é deixada entreaberta, para que só a empurre quem tiver verdadeiro interesse por estas peças, que, para José, são sinónimo de personalidade.

Peças em exposição

Alguns artigos estão só em exposição. É o caso de várias ferramentas e de um chapéu, com quase 100 anos, que ainda tem a etiqueta Chapelaria Centro da Moda com a primeira morada, na Rua de Santa Catarina.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: 4 lojas e oficinas para descobrir nas Antas
Porto: Anabela Baldaque aposta em linha mais jovial e acessível
Porto: Abriu uma nova loja e cafetaria dedicada aos cães

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend