Lisboa tem um novo andar para artesãos e designers

Dá pelo nome de The Third Floor, o novo projeto do artista francês Emmanuel Babled, que se mudou para Lisboa há três anos. Quer recuperar o artesanato que está em risco de se perder, dar-lhe visibilidade e também... um espaço, num terceiro andar da Rua da Madalena.

As portas deste 3.º andar, no número 85 da Rua da Madalena, vão estar abertas ao público sempre que surgirem exposições, workshops, e até conversas sobre artesanato e design. Mas, longe dos «holofotes» o Third Floor vai ser um espaço de trabalho para artesãos e designers que queiram desenvolver a sua arte.

A ideia surgiu a Emmanuel Babled, designer francês que tem no primeiro andar deste edifício lisboeta o seu atual ateliê. «Apaixonei-me por este país quando me mudei para cá há três anos. E acho que, ao contrário do que se possa pensar, Portugal apoia as suas artes antigas. Existem imensos recursos de norte a sul», conta o designer cujo trabalho é reconhecido internacionalmente – com peças de luxo desenvolvidas para marcas como Bulgari, Laurent Perrier, Christian Dior e outras que fazem parte de coleções privadas do MoMa (em Nova Iorque) e no MUDE (Lisboa).

Para Babled, «os artesãos estão, claro, concentrados nas suas mãos e a desenvolver o seu trabalho». «Muitos não têm a capacidade de pensar na internacionalização, de pensar na visibilidade. E nós queremos fazer isso, colocá-los em contacto com designers», afirma.

Esta rede de contactos vai ter a sua primeira concretização nos próximos meses, segundo o designer, que quer selecionar «sem pressa» os artistas que irão ocupar as salas do The Third Floor. Duas serão destinadas ao artista Filipe Alarcão e ao ateliê Code Frisko, ficando outras três divisões individuais por ocupar. As restantes duas salas híbridas serão utilizadas para exposições e workshops.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Lisboa: compras de Natal originais (fora dos shoppings)
Vêm aí dois feriados. Alinha numa destas escapadelas?
10 restaurantes para grupos em Lisboa (até 15 euros)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend