Lisboa: Metro a metro faltam ainda muitos quilómetros

metro de lisboa A1 Lisboa Porto Tiago Guilherme
O alargamento do metropolitano de Lisboa criando uma circular é uma decisão para aplaudir, mas muito insuficiente para as necessidades de mobilidade de uma capital europeia com cerca de 3 milhões de habitantes na sua área metropolitana.

Lisboa continua a ter uma rede de metro claramente insuficiente para as necessidades… e até ridícula quando comparada com a maioria das capitais europeias, mesmo com as de semelhante dimensão (ainda que pensar Lisboa apenas como os limites do seu município seja um erro crasso cometido por políticos e urbanistas). Por isso, o anúncio da extensão para mais duas estações (Estrela e Santos), que ficarão ligadas ao Cais do Sodré não deixa de ser uma boa notícia. E fazer uma circular no centro também faz todo o sentido.

O que já não faz sentido é continuarmos com 1/3 do território do município sem metro. Do Rato para ocidente não há uma única estação. E daqui a quatro anos, quando a da Estrela abrir, será essa a mais ocidental. Nem Campo de Ourique, nem Alcântara, nem Ajuda, nem Belém, nem Restelo… Já para não falar de Algés ou de Linda-a-Velha. A boa intenção de prolongar a linha vermelha para as Amoreiras e Campo de Ourique sem data definida sabe a muito pouco. De Campo de Ourique o metro tem o dever de seguir para Alcântara e daí para ocidente.

E não é este o único problema atual. É inconcebível que os cidadãos da Grande Lisboa e seus visitantes tenham de esperar 8, 9, 10, 11, 12, às vezes 15 minutos pelas carruagens de metro para seguirem viagem. Seja a que hora for. Mesmo fora dos horários das maiores enchentes. O metropolitano de Lisboa tem vindo a perder qualidade nos últimos 5 anos. E uma grande cidade sem um bom serviço de metro é, nos dias de hoje, uma cidade amputada.

 

Leia também:

O que comer, ver e fazer em Portugal, diz a ‘Harper’s Bazaar’
5 cafetarias no Porto onde comer bolos caseiros
Lisboa: Há um novo paraíso para amantes de queijo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend