Já abriu a temporada da lampreia no Vale do Minho

Já abriu a época da lampreia em Valença. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
A partir de amanhã, 15 de janeiro, e durante três meses a lampreia do Rio Minho é rainha à mesa dos restaurantes de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

Até 15 de abril os municípios do Vale do Minho declaram aberta a época da lampreia, que ganha lugar de destaque nos restaurantes da região. Esta é já a 11ª edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho e pelos concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

Uma iniciativa que “constitui um valioso cartão-de-visita da região num período de época baixa, contribuindo para a dinamização hoteleira e a valorização das nossas paisagens e monumentos”, afirma o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, em comunicado.

O evento gastronómico junta dezenas de restaurantes, que apresentam propostas tradicionais, como o arroz de lampreia ou a lampreia à bordalesa, mas também sugestões mais inovadoras, como a piza de lampreia, sushi, escabeche ou empanada.

O ponto alto do programa de Monção é o Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Só no concelho de Monção contam-se 17 restaurantes aderentes, no centro histórico da vila e em várias freguesias ao redor. Durante a temporada da lampreia, o município promove ainda uma programa cultural complementar, com visitas guiadas, percursos pedestres e atividades de desporto e lazer. Um dos pontos altos acontece nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, com a realização do Rali à Lampreia, a já histórica prova de perícia automóvel que atrai centenas de pessoas à Praça Deu-la-Deu Martins.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend