Festival de vinhos de Tondela reúne degustações, natureza, bicicletas e música

Festival de vinhos de Tondela reúne degustações, natureza, bicicletas e música
Na sua quarta edição, o Tondela Brancos Dão regressa com o dobro da duração e a presença de cerca de 30 produtores de vinho do Dão, Douro, Bairrada e verdes. Não faltam provas, comida, música ao vivo, natureza e passeios de bicicleta.

Na sua quarta edição, o Tondela Brancos Dão mostra já este fim de semana provas do seu crescimento, ao alargar a mais recente iniciativa, com entrada gratuita, para dois dias – o dobro da duração das edições anteriores – contando com provas comentadas de quatro regiões vínicas demarcadas, música ao vivo, passeios de BTT, gastronomia e um tranquilo jardim.

O festival regressa à região de Viseu, no Parque Urbano de Tondela, este sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho, sequência de um investimento autárquico de 33 mil euros, que pretende enaltecer a produção vínica local – do Dão -, mas não só. «O Dão é sempre a essência, o foco, e o grande pilar deste acontecimento, mas queremos enriquecê-lo, até pela comparabilidade de produtos, e por essa razão, este ano, além do Dão, o Douro, a Bairrada e a zona dos vinhos verdes estarão presentes neste evento», explicou à Lusa José António Jesus, acrescentando que o objetivo é chegar a todas as regiões vínicas do país, «de forma gradual».

Para além de provas comentadas e a presença de mais de 30 produtores, degustações de iguarias locais em bancas gastronómicas e showcookings, o Tondela Brancos Dão conta na sua quarta edição com música ao vivo, como acontece com o concerto de Ana Bacalhau, a vocalista dos Deolinda, que tem raízes na zona de Tondela e que apadrinha o evento.

Além disso, haverá ainda uma prova de bicicletas de todo-o-terreno, BTT, num circuito de 30 quilómetros que levará os participantes a paragens e provas vínicas em três quintas produtoras do concelho. Para o autarca, este será «um desafio para quem pratica» a modalidade e uma forma de «dar a conhecer as raízes do enoturismo» local. O ano de 2019 traz também outras novidades, nomeadamente o espaço infantil que fará as delícias dos mais novos.

Consulte aqui o programa completo:

6 de julho (sábado)
12h – Abertura do Espaço/ Show Cooking Sr. Bacalhau
15h – Show Cooking com Harmonização – Chef Diogo Rocha (Restaurante Mesa de Lemos) e António Braga (Quinta dos Carvalhais – Sogrape)
17 h – Prova de Vinho Comentada: Distinção e originalidade nos brancos do Dão – Osvaldo Amado
18 h – Banda “Mr. Cello”
19 h – Show Cooking com Harmonização – Chef Renato Cunha (Restaurante Ferrugem) e Lúcia Freitas (Quinta da Mariposa)
22h – Banda “Trio Paulo Lima Double Jazz”

7 de julho (domingo)
9h – Passeio BTT – Tondela Brancos
11h – Abertura do Espaço
11h15 – Workshop de Alimentação Saudável com Fátima Pereira
15 h – Show Cooking com Harmonização – Chef Marco Gomes (Restaurante Oficina) e Paulo Pinto (Vinhos Brancos do Douro)
17 h – Prova de Vinho Comentada: As Castas típicas da Região dos Vinhos Verdes – António Sousa
18 h – Ana Bacalhau – Actuação

 

Leia também:

Viseu: Ver tesouros nacionais num museu precioso
Viseu: street art, fotografia e um mercado no festival Tons da Primavera
Viseu: nova loja da Quinta de Lemos tem vinhos e cerâmica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend