A Evasões de 6 de abril, gratuita à sexta com o DN e JN

A Evasões desta semana, gratuita à sexta-feira com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição.

1. Leitão
Com o arranque da primavera, é tempo de celebrar no prato o rei das carnes sacrificiais. O crítico Fernando Melo traça um mapa do tesouro, com 29 moradas onde o leitão é preparado com toda a reverência que lhe é devida. Na Bairrada, em Negrais, em Boa Vista (Leiria), mas também em Lisboa e Porto. E ainda acrescenta uma dúzia de vinhos que lhe fazem ótima companhia.

2. As oficinas de Lisboa
Por iniciativa de um ateliê de arquitetos, nasceu a Rede de Artes e Ofícios, um diretório de oficinas e ateliês abertos ao público que teimam em manter-se vivas nos bairros históricos da cidade. Pretexto perfeito para um passeio por ruas tortas, com néons, livros antigos, cerâmica de autor e violinos pelo caminho.

3. Passear em Trás-os-Montes
O castelo e a cidadela são pontos de partida inevitáveis, mas Bragança conquista-se de dentro para fora: numa rua de cheia de museus, em restaurantes que reinventam o receituário transmontano (mas também naqueles que se recusam a mexer naquilo que é tradição) e na natureza, rude mas generosa, que a rodeia. Motivos de sobra para um fim de semana de encher a alma. Na outra ponta de Trás-os-Montes, damos a conhecer o primeiro hostel de Vila Real, alojamento com charme a preço de amigo, no centro da cidade.

4. Comer e beber
Em Guimarães, abriu um restaurante de autor com veia de alquimista, o Porto ganhou uma «brigaderia» ao gosto português e uma hamburgueria que tanto agrada a carnívoros como a veganos (e a fãs de lagosta), e Lisboa tem um renovado restaurante pan-asiático com vista para o Martim Moniz.

 

Leia também:

A moda do poke: onde comê-lo em Lisboa e no Porto
Lisboa: Há um mundo inteiro que cabe nesta Rua
Porto: Novo café de cereais onde há jogos arcade




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend