7 sugestões para pôr os miúdos a exercitar em casa

Dançar ou saltar à corda - seja o que for, o que importa é incentivá-los a mexer. (Fotografia: DR)
As escolas estão encerradas mas as aulas de educação física podem continuar a ser feitas no conforto de casa. Treinos em direto, de segunda a sexta, sessões de ioga que contam histórias e coreografias que acompanham músicas pop são algumas das sugestões para pôr os mais pequenos - e talvez o resto da família - a mexer.

TREINOS EM DIRETO

1 | Boks

Aulas de ginástica em direto estão a ser promovidas pela BOKS, programa de fitness da Reebok Foundation. Todos os dias úteis, às 16h, na página de Facebook da BOKS, arranca uma sessão de meia hora de atividade física, dedicada aos mais novos. O site bokskids.com disponibiliza PDF com jogos, atividades de ioga e mindfulness, e trabalhos manuais para crianças.

Web: facebook.com/boks

2 | The Body Coach TV

Desde o início da semana que Joe Wicks dá aulas de educação física, direcionadas para os mais novos, em direto, no seu canal de YouTube The Body Coach TV. De segunda a sexta, às 9h, o instrutor de fitness incentiva miúdos de todas as idades, e mesmo graúdos, a mexer, numa aula que arranca com aquecimento, e segue para um conjunto de exercícios simples mas enérgicos, sem necessidade de equipamento. Saltos, agachamentos, skipping e lunges são alguns dos exercícios que preenchem a aula de meia hora.

Canal: youtube.com/thebodycoach1

DANÇA

1 | Fitdance Kids & Teen

Miúdos talentosos dão movimento a músicas pop brasileiras e americanas no canal FitDance Kids & Teen. As centenas de coreografias estão agrupadas por listas de reprodução, como a de músicas clássicas infantis, com temas da telenovela Chiquititas, Sandy & Junior e Xuxa, músicas educativas, da Disney, para datas comemorativas e Teen.

Canal: YouTube – FitDance Teens & Kids

FITNESS

1 | Little Sports

Dois bonecos animados orientam as aulas de cerca de 15 minutos do canal Little Sports. Uma voz feminina vai dando as orientações e fazendo a contagem do número de elevações de pernas, agachamentos, torções, saltos, murros e pranchas que preenchem os vídeos de cenários coloridos.

Canal: YouTube – little sports

2 | Group HIIT

Há quase 30 vídeos de treinos para famílias, no canal Group HIIT, e dois especificamente pensados para crianças, como o Fun HIIT Circuit for Kids e o 10 Min Kids Cardio Workout. Sem música nem vozes de fundo – apenas sons de contagem – estes treinos de high-intensity interval training são ideais para quem gosta escolher a sua música para treinar.

Canal: youtube.com/grouphiitworkouts

IOGA E MINDFULNESS

1 | Alo Gives

A organização sem fins lucrativos Alo Gives, da marca de roupa desportiva Alo Yoga, disponibiliza dezenas de vídeos de ioga e mindfulness direcionados para os mais novos. Rápidos, com uma duração média de 5 minutos, os vídeos estão divididos por 30 programas, como Chill Out Yoga, Calm Nerves, Yoga for Little Kids, Be Kind, Be Creative e Be Green.

Sítio: aloyoga.com/pages/alo-gives

2 | Cosmic Kids Yoga

São mais de 4 00 vídeos que compõem o canal Comic Kids Yoga, criado há oito anos e com mais de meio milhão de subscritores. Jamie, instrutora de yoga e contadora de histórias, guia os pequenos espetadores numa “aventura”, em cada um dos vídeos, sempre com cenários de animação, cheios de cor. Aprender posições de yoga, fazer uma sessão de yoga alusiva a filmes como o Trolls, Frozen ou Star Wars ou praticar mindfulness para melhorar a atenção, a confiança ou aprender a lidar com os sentimentos são alguns dos temas dos vídeos, que vão dos 10 aos 50 minutos.

Canal: youtube.com/cosmickidsyoga

UMA IDEIA: Jogos que mexem. Quando nenhum vídeo os motiva, pode sempre partir-se para os jogos tradicionais. Simples, divertidos e sem necessidade de um ecrã ligado, alguns dos jogos mais “mexidos” são o jogo da macaca, uma corrida de sacos, o limbo, “o rei manda” ou, simplesmente, saltar à corda.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend