Na TV esta semana

Documentários de aventura e cozinha para ver na TV.

Amazónia: o mundo perdido
5/12, Odisseia, 22h30

Série documental atual que revela as mais recentes provas de que a selva foi lugar de povoações de grande densidade – com mais de 10 milhões de habitantes – e lar de sociedades complexas com, pelo menos, dois mil anos. Este primeiro episódio, intitulado “Sociedades Esquecidas”, acompanha os arqueólogos que estão a investigar as misteriosas formas geométricas reveladas devido à desflorestação.

Os Reis da Pechincha
5/12, Canal História, 22h

As lojas online não conseguem gerir fisicamente a enorme quantidade de devoluções e optam por empacotar e leiloar a mercadoria a preços incrivelmente baixos. Descubra tudo sobre estes novos caçadores de fortunas online.

Engenharia Letal
7/12, Odisseia, às 22h30

Uma história de 10 mil anos como construtores deveria ser suficiente para nos considerarmos peritos em engenharia. Contudo, continuam a surgir erros de construção que terminam em desastre. Desde os mais extraordinários aos mais ridículos, esta série descobre os grandes fracassos da engenharia, como uma ponte recém-inaugurada que desmorona sem aviso prévio, a perfuração de um poço de petróleo que desencadeou o maior remoinho jamais visto nos Estados Unidos, um arranha-céus que cospe pedaços de mármore, no centro de Chicago ou um gasoduto que fez tremer o sul de Espanha. Com acesso a todas as fases do projeto e um grande elenco de peritos, analisamos alguns destes grandes fracassos de engenharia, por que não foram detetados a tempo e qual poderia ser a solução do problema.

Nigella: At my Table e Simply Nigella
7/12, 24 Kitchen, 16h

Em dezembro, pela primeira vez, o 24Kitchen recebe em sua “casa” a carismática Nigella Lawson, com a estreia de duas novas séries – “Nigella: At My Table” e “Simply Nigella” – repletas de receitas deliciosas, saborosas e acessíveis a qualquer um, de forma a que todos possam confecionar refeições vibrantes, variadas e cheias de sabor.

Estas novas séries são uma deliciosa celebração da comida caseira e de receitas cheias de sabor, alegria e conforto… comida que faz as pessoas felizes e bem-vindas à volta de uma mesa. Em “Simply Nigella”, esta partilha pratos que confeciona para a sua família e amigos. Oferece o seu olhar fresco aos clássicos pratos familiares e, ao mesmo tempo, cria novas receitas inspiradas em diferentes cozinhas. Assegura ainda que as refeições do dia-a-dia podem ser sempre agradáveis, com o mínimo de confusão e trabalho. Já em “Nigella: At My Table”, encontram-se brownies de emergência, caril de abóbora e batata-doce ou beringela fatteh.

Criando pratos de deixar água na boca e ainda mais inventivos, Nigella mostra-nos aqueles atalhos especiais que tornam a vida culinária mais fácil, assegurando de que podemos passar tempo precioso com a nossa família e amigos à volta da mesa, bem como o poder que estas receitas têm de nos fazer sentir melhores e mais vivos, de forma fácil e divertida. “Nigella: At My Table” estreiaàs 16h00 de dia 7. O outro programa chega ao canal no dia 16 de dezembro, no mesmo horário.

Os Segredos enterrados de Keros
6/12, National Geographic, 23h20

Documentário que acompanha uma viagem de investigação ao coração do mar Egeu, na Grécia. A história é passada mais concretamente em Keros, uma ilha desabitada no arquipélago das Cíclades. Neste cenário pitoresco do mediterrâneo, uma equipa de arqueólogos vai desvendar aquele que poderá ser o mais antigo santuário marítimo do Mundo.

Irão desde o Ar
9/12, Odisseia, 22h30

Ao longo dos últimos anos, o Irão tem-se abrido ao Mundo, embora continue envolto num halo de mistério. País de enormes extremos geográficos e climatológicos, a norte destacam-se as férteis terras altas que abrigam as cidades mais significativas, como Isfahan, Tabriz ou Teerão, e os sítios culturais mais destacados do seu passado persa; enquanto que, ao sul, predominam as grandes regiões áridas e as pequenas aldeias de montanha. Entre estas paisagens eternas e as construções modernas, descobrimos a população que encarna tanto o Irão tradicional como o país em constante mudança. Com acesso exclusivo a lugares chave, tanto para filmagens em terra, como para a utilização de drones, esta série de documentários mostra-nos pela primeira vez as maravilhas naturais e culturais do Irão visto do ar.

O Assassino de Crianças de Oakland
8/12, Crime+Investigation, às 22h30

Quatro jovens foram raptados e assassinados nos subúrbios de Detroit, entre 1976 e 1977. O caso deu origem a uma das maiores caças ao homem da história dos Estados Unidos. Mais de 40 anos depois, a série revisita este enigma da vida real.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend