World Gourmet Festival: um chef português a caminho de Banguecoque

Uma das propostas do chef Rui Silvestre. Fotografia: DR
Rui Silvestre, o mais jovem chef português a receber uma estrela Michelin, vai participar na 20.ª edição do World Gourmet Festival, um dos mais antigos festivais de culinária de Banguecoque, na Tailândia, já em setembro. Na bagagem, o chef natural de Valongo leva sabores do Algarve, onde vive desde os 10 anos.

O festival, que presta tributo à cultura da comida de rua típica de Banguecoque, junta uma seleção de chefs, enólogos e especialistas de cozinha de todo o mundo, e realiza-se, de 2 a 8 de setembro, no hotel Anantara Siam.

Entre os convidados está Rui Andrade, que se tornou no mais novo chef premiado com uma estrela Michelin, em 2015, quando dirigia a cozinha do restaurante Bom Bom, no Carvoeiro. No início deste ano, tornou-se chef de cozinha do restaurante Vistas (Monte Rei Golf & Country Club), em Vila Nova de Cacela.

Antes, Rui trabalhou com o também vencedor de uma estrela Michelin Christophe Bacquié, no Hotel La Ferme Saint Siméon, em França, e no restaurante Costes, comandado por Miguel Rocha Vieira, em Budapeste. Os pratos que apresenta conjugam técnicas francesas com sabores portugueses, fazendo uso de matérias-primas como o peixe e o marisco do Algarve.

Rui Silvestre foi o mais jovem chef premiado com uma estrela Michelin.
Fotografia: DR

Cada chef vai ser responsável por dois jantares nos restaurantes do Anantara Siam: Biscotti, Madison, Spice Market e Shintaro. Na agenda está também a realização de uma feira de rua, nos jardins do hotel, na qual os vários participantes irão apresentar algumas das suas propostas.

O evento é aberto a quem queira assistir a aulas de culinária a cargo dos chefs convidados e, claro, saborear alguns dos pratos confecionados. Enquanto durar o festival, o hotel disponibiliza um pacote de alojamento que permite provar os sabores do mundo ali concentrados. O valor começa em 18 mil Bahtes tailandeses (perto de 523 euros) por noite, e engloba estadia, pequeno-almoço buffet e dois lugares na mesa de um dos chefs convidados em cada noite de alojamento. As reservas podem ser realizadas aqui.

Leia também:

Portugal ganha 4 estrelas Michelin: esta é a lista completa
Crítica de restaurante: Bon Bon, Carvoeiro (Lagoa)
A elite da alta-cozinha no Algarve

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend