Quinta do Romeu vence Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro

O tomate, grande e saboroso, é estrela da iniciativa. (Fotografia: Paulo Pereira)
A quarta edição do concurso que valoriza as hortas do Douro e o tomate contou com a participação de 25 produtores da região. A iniciativa continua até ao fim do mês com a Festa do Tomate, que reúne nove restaurantes durienses onde se prova o fruto em vários pratos.

A Quinta do Romeu, no Alto Douro, venceu a IV edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, no passado dia 23 de agosto. A Quinta de Santa Comba conseguiu o segundo lugar e a Quinta da Boavista foi o terceiro classificado, desta iniciativa que decorreu no dia 23 de agosto, na Quinta de Ventozela.

Esta IV edição voltou a provar que a região duriense tem ótimas condições para a produção do fruto. (Fotografia: Paulo Pereira)

O concurso reuniu exemplares grandes e suculentos da espécie Lycopersicum Esculentum, de 25 produtores da região, que foram submetidos à avaliação do júri, composto os chefes Miguel Castro Silva, Leopoldo Garcia Calhau e André Magalhães, o jornalista José Augusto Moreira, o enólogo Luís Soares Duarte, Francisco Pavão, nome de referência na prova de azeites, e Jorge Raiado, produtor de sal em Castro Marim. Os jurados tiveram em conta critérios como aroma, sabor, textura e harmonia, e terminaram sublinhando a excelência do tomate plantando na região duriense.

Três chefs, um jornalista, um enólogo, um especialista em azeite e um produtor de sal fizeram parte do júri desta edição. (Fotografia: Paulo Pereira)

Esta iniciativa de valorização das hortas do Douro e, em especial, do tomate coração de boi que ali encontra condições excecionais de produção, continua com a Festa do Tomate, até ao final de agosto, em saladas e pratos especiais servidos em vários restaurantes da região. São eles: DOC (Folgosa), restaurante Pickles (Hotel Six Senses Douro Valley, Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Chaxoila (Vila Real), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa, Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Flor de Sal (Mirandela), Cêpa Torta (Alijó) e Aneto & Table (Peso da Régua). É aproveitar.

Leia também:

O tártaro de coração de boi pela mão do chef Miguel Castro e Silva
Apetece estar aqui: um tranquilo miradouro para brindar ao Douro
No hotel Six Senses vive-se o Douro em modo zen




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend