Porto: um bar com mil cocktails à escolha nos livros

O bar Meridians & Parallels abriu na Rua do Heroísmo. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )
O bar Meridians & Parallels abriu em abril, na Rua do Heroísmo, e apesar de não apresentar uma carta, há cerca de mil cocktails disponíveis, para serem provados num ambiente confortável, onde a música não se sobrepõe à conversa.

Foi na Rua do Heroísmo, ligeiramente afastado do centro da movida portuense, que André Martins abriu o Meridians & Parallels, um bar para quem quer passar um serão a conversar com amigos, na companhia de um cocktail ou de uma cerveja. Este, que é o segundo projeto do bartender – André teve um espaço na zona dos Poveiros há cinco anos -, é um destino para todos: portugueses e estrangeiros, quem bebe álcool e quem não bebe, graúdos e miúdos, e até animais de estimação. Porque, segundo André «toda a gente tem de poder ir a um bar».

André Martins, proprietário do Meridians & Parallels. (Igor Martins/Global Imagens )

E foi seguindo esta premissa, que o empresário optou por não ter uma carta. «Acho limitado», atira. Preferiu disponibilizar três livros de receitas de cocktails, que somados contabilizam cerca de mil opções. E há ainda meia dúzia de sugestões no quadro de ardósia, ao pé do balcão, como o Tony Danza, à base de rum branco e negro, sumo de lima, ginger beer e dream dust. O preço dos cocktails, seja de uma das receitas dos livros, das sugestões do quadro ou – porque não? – uma ideia do cliente, fixa-se nos 6 euros. E, com ele, vem sempre uma tacinha a acompanhar com algo salgado.

Cocktail Tony Danza, à base de rum branco e negro, sumo de lima, ginger beer e dream dust. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )

Os cocktails sem álcool também fazem parte da oferta, bem como cerveja artesanal e a limonada aromatizada que cumpre a função de tira-gosto e apresenta-se como uma sugestão para os miúdos. Para comer, há pão com chouriço, empadas e pastel de Chaves. Junta-se ainda o «departamento clínico», ou seja, soluções para a azia e a indigestão, que são disponibilizadas em caso de necessidade.

O alto relevo do mapa-múndi da autoria de Sofia Belledonne, do projeto SUYAI. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

Na decoração, André deixa transparecer a sua área de formação, que é Geografia. Estão expostos relógios que marcam as horas de cidades estrangeiras, mapas antigos e um alto-relevo do mapa-múndi, com as rotas de navegadores portugueses, criado pela artista Sofia Belledonne, do projeto SUYAI. Nas traseiras jogam-se setas e, para breve, está prevista a abertura do jardim.

Música
A curadoria musical do que se ouve no bar, muito à base de bossa nova e blues, é feita pela banda 47 de Fevereiro, que atua no primeiro domingo de cada mês.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: 9 restaurantes para conhecer no Bonfim
Boavista: neste pub de estilo britânico há cervejas e concertos
Porto: cerveja artesanal Musa abre bar nas Virtudes




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend