Porto: nesta mesa de luxo cabem França e Portugal

O restaurante gastronómico Le Monument. Fotografia: DR
Le Monument, o restaurante do hotel Le Monumental Palace, tem nova carta assinada por Julien Montbabut. O chef parisiense, que conta com uma estrela Michelin no currículo, continua a apostar na cozinha francesa feita com produtos portugueses.

Há novidades no restaurante gastronómico do Le Monumental Palace, hotel de cinco estrelas da cadeia francesa Maison Albar Hotels instalado, desde novembro, na Avenida dos Aliados. A carta de primavera do Le Monument inclui matérias-primas como leitão ou enguia da ria de Aveiro, mas não se espere encontrar comida portuguesa, nem sequer reinterpretada. Trata-se de cozinha francesa feita com produtos portugueses, os quais se procura confecionar de maneira diferente, esclarece o chef parisiense Julien Montbabut.

Julien esteve sete anos à frente do Le Restaurant, em Paris, onde conquistou uma estrela Michelin, antes de se mudar para o Porto. Os ingredientes – alguns ainda vindos de França – são cuidadosamente selecionados para dar forma a dois menus de degustação, que podem ser harmonizados com vinhos: um menu de quatro momentos à escolha do cliente; e outro de seis momentos sugeridos pelo chef.

Julien Montbabut conquistou uma estrela Michelin para Le Restaurant, em Paris.
Fotografia: DR

Tudo o que vai para a mesa prima pelo requinte, dos amuse-bouches aos pratos – como a barriga de atum marinada que surge combinada com melancia, numa alegre e refrescante mistura de vermelhos e rosas; ou o pargo selvagem cozinhado em manteiga de coentros, com funcho, azeitonas, requeijão português e, para finalizar, um molho de peixe.

Mais adiante, chega a enguia da ria de Aveiro grelhada, acompanhada por favas biológicas cozinhadas com presunto bísaro e molho perfumado com segurelha. É um bom prato de transição para a carne, que pode ser leitão temperado com especiarias Tandoori, morcela, acelgas bebé e barbajuan (um snack salgado típico do Mónaco).

Leitão temperado com especiarias Tandoori, morcela e acelgas bebés.
Fotografia: DR

E esta é apenas uma amostra da festa de sabores que se estende à sobremesa quatro em um. A autora dessa grand dessert, feita de chocolate, frutos vermelhos e frescura, é a chef pasteleira Joana Thöny, mulher de Julien Montbabut.

Mármores e dourados

A atmosfera é marcada pela elegância dos mármores, conjugados com dourados e demais pormenores. O mármore até aparece como base de amuse-bouches como a waffle de batata com couve-flor e baunilha.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: O melhor de dois mundos à mesa do Le Monument
Le Monumental Palace: O novo hotel de luxo do Porto
Regresso às origens na nova carta do The Yeatman

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend