Para fazer em 2023: observar aves na primavera

O birdwatching tem cada vez mais adeptos em Portugal (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Birdwatching - ou observação de aves- hobby que tem cada vez mais adeptos em Portugal é tema de vários festivais que se realizam por cá. Quem quiser experimentar pode pôr já na agenda o ObservaRia, que se realiza em meados de abril, em Estarreja.

O ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair realizou a última edição, a quinta, o ano passado, ainda em pandemia, tendo sido completamente virtual. Este ano já vai ser possível fazer saídas de campo. Programado para o terceiro fim de semana de abril (de quinta-feira, 13, a domingo, 16), ainda não tem programa fechado, mas não faltarão atividades, entre palestras, exibições de documentários, conversas, workshops e exposições.

“Temos sempre convidados – fotógrafos de natureza, comunicadores de ciência e investigadores – para abordarem várias temáticas, mas as aves são o foco principal”, conta Eduardo Mendes, biólogo do município de Estarreja, que organiza o evento em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Haverá saídas para observar aves na Ria de Aveiro, onde se poderão ver espécies emblemáticas como a garça-vermelha, “muito rara em Portugal, mas que tem na ria aquela que é provavelmente a maior colónia de nidificação da espécie no país”, durante a aquela altura do ano.

O tartaranhão-ruivo-dos-pauis, “uma ave de rapina típica de zonas de húmidas é também relativamente comum na zona de Aveiro, apesar de estar ameaçada em termos globais”, afirma. O rouxinol-pequeno-dos-caniços e o rouxinol-grande-dos-caniços são outras das espécies que por ali andam na primavera.

Em outubro, mais a sul, realiza-se o Festival Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres. Será a 14ª edição deste evento que decorre anualmente no Forte do Beliche. Além das saídas de campo, o festival também promove cursos, palestras e ateliers, para que a comunidade de observadores de aves possa trocar ideias e experiências.

ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair
Web: bioria.com
Grátis




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend