Óbidos: petiscos, passeios e desporto náutico junto à lagoa

Os seis quilómetros de comprimento tornam a Lagoa de Óbidos, uma das maiores na nossa costa, num local seguro para estender a toalha. Os mergulhos estão garantidos, em águas alimentadas pelos rios Real, Arnóia e Cal, junto a mesas de referência nas margens da lagoa.

1. CAIS DA PRAIA

Cocktails de autor e pratos frescos

Na zona ribeirinha da Foz do Arelho, o CAIS DA PRAIA, chegam enguias e lingueirão pescados na lagoa, assim como o peixe que serve de base à sopa com espuma de coentros. Da cozinha do chef Miguel Santos saem ainda propostas frescas como ceviche de atum, tiras de choco frito com salada e um clássico polvo à lagareiro com espinafres e broa tostada. A vista para o areal, a lagoa e as palmeiras que a circundam completa-se com os saborosos cocktails de autor deste restaurante com quase década e meia, ou não fosse um dos donos Emanuel Minez, coproprietário do bar lisboeta Red Frog. O refrescante Judas no Facho junta gin, licor Beirão, xarope de gengibre, pepino e cítricos. Uma dica de amigo: entre as 17h e as 20h, na happy hour, os preços das bebidas ficam mais baixos.

Cais na Praia
Avenida do Mar, 1 (Foz do Arelho)
Tel.: 262283218
Web: caisdapraia.com
Das 12h às 23h. Encerra quarta.
Preço médio: 20 euros

Cais da Praia. (Maria João Gala/GI)

 

 

2. ESCOLA DE VELA DA LAGOA

Desportos náuticos para todas as idades

Há quase duas décadas e meia que a ESCOLA DE VELA DA LAGOA, situada entre as vilas da Foz do Arelho e Nadadouro, ensina vários desportos náuticos na lagoa de Óbidos, somando mais de uma centena de alunos por ano. O projeto idealizado por Philippe e Isabel Dabadie em 1997, para “relaxar e deixar para trás as preocupações do dia-a-dia”, dá aulas particulares ou em grupos de vela, surf, canoagem e ski náutico, por exemplo, para várias idades e durações. Os mais experientes podem apenas alugar o material necessário e fazê-lo sozinhos.

Escola de Vela da Lagoa
Rua Engenheiro Luís Paiva e Sousa, 105 (Nadadouro)
Tel.: 262978592
Web: escoladeveladalagoa.com
Das 10h ao por do sol. Todos os dias.
Preço: aulas particulares desde 25 euros (canoa), 60 euros (windsurf).

Escola de Vela da Lagoa. (Fotografia: DR)

 

 

3. MERCADO BIOLÓGICO DE ÓBIDOS

Centenas de livros e fruta biológica no mesmo teto

O centro da vila medieval encastelada fica a poucos minutos da lagoa, e merece uma visita. Na Rua Direita, a principal entre muralhas, reabriu em junho uma das casas mais emblemáticas da zona, que tem tanto de mercearia como de livraria. Há 13 anos que João Batista casa, sob o mesmo teto agricultura biológica e local e centenas de livros, usados e novos. O cheiro destas páginas antigas, expostas pelas prateleiras do MERCADO BIOLÓGICO DE ÓBIDOS, junta-se ao de nêsperas, ameixas, abrunhos e azeites de oliveiras centenárias, tudo vindo de oito produtores locais.

Mercado Biológico de Óbidos
Rua Direita, 28 (Óbidos)
Tel.: 262098311
Web: mercadobiologicodeobidos.com
Das 10h00 às 18h. Não encerra.

João Batista, dono. (Diana Quintela/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend