Porto recebe o primeiro encontro internacional de gastronomia do país

Várias questões ligadas à gastronomia e não só vão estar em cima da mesa. (Fotografia: DR)
O primeiro congresso internacional de gastronomia em Portugal chama-se Melting e vai acontecer na Alfândega do Porto, entre 14 e 16 de novembro. Prometidas estão conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de ideias, de projetos e de negócios.

O Melting Gastronomy Summit, primeiro congresso internacional de gastronomia do país, vai levar ao Porto dezenas de chefs, produtores, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos, críticos e empreendedores de todo o mundo para falar de alimentação, e não só, entre 14 e 16 de novembro.

O encontro vai ter lugar na Alfândega do Porto e dinamizará três dias de conversas abertas ao debate, provas, showcookings, almoços e jantares. Um festival de filmes gastronómicos, a apresentação de novos negócios e arte sustentável e ainda um mercado de produtos portugueses são outras das atividades.

A provar a importância e versatilidade do painel de participantes – 37 oradores ao todo, portugueses e estrangeiros, e quatro moradores – surgem nomes como o de Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Dias Felner; Nuno Queiroz Ribeiro, do setor da gastronomia, e Miguel Rocha Vieira, rosto incontornável da cozinha portuguesa.

Confirmada no Melting Gastronomy Summit está também a presença do próprio Mercado do Bolhão que, “mais do que um mercado de frescos, é já apreendido como uma marca. De produtos frescos, sim, mas também de serviço personalizado, profissionalismo, tradição aliada a modernidade e simpatia à moda do Porto”, diz o portal de notícias municipal.

Além dos painéis de discussão haverá oito zonas diferentes, com um mercado de produtos portugueses (no Melting Market), uma zona de intervenções artísticas, de cinema, de partilha de livros e histórias. Já no Melting Lab estará instalada a área de provas e de showcookings. A apresentação de projetos inovadores no setor acontecerá, por sua vez, no Melting Money.

O Melting Gastronomy Summit é organizado pela AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, uma associação empresarial sem fins lucrativos que tem como objetivo enaltecer o que é português. Mais informação, assim como bilhetes à venda, encontra-se aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend