Matosinhos celebra comida do mar até final de setembro

Já arrancou a primeira edição do Festival do Peixe e Marisco aMAR Matosinhos, fazendo da cidade (ainda mais) um destino gastronómico de visita obrigatória para os adeptos daquilo que mar dá.

Matosinhos, cidade de excelência para quem procura bom pescado, recebe até ao último dia de setembro, a primeira edição do Festival do Peixe e Marisco aMar. Este evento de nove dias, promovido pela autarquia, terá lugar no Jardim Senhor do Padrão, junto à lota de Leixões, e à zona de restauração que motivou a criação da marca World’s Best Fish, pelo município de Matosinhos, em 2015.

Um dos pontos altos do festival serão as sessões de showcooking [ver caixa abaixo], conduzidas por chefs portugueses conceituados, onde os participantes vão aprender a confecionar pratos criativos usado diversos peixes e mariscos, entre eles, tamboril, lagosta, rodovalho, robalo e lavagante. Hélio Loureiro (Douro Royal Valley Hotel & Spa, Baião), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto) e Marco Gomes (Restaurante Oficina, Porto) são alguns dos profissionais que vão orientar as sessões que acontecem entre as 18h30 e as 21h00. As inscrições para as ações são feita no recinto, no próprio dia, e cada uma delas terá um limite de 25 participantes.

Além de não faltar o que provar nas várias bancas de petiscos disponíveis, também não faltará o que ouvir. Ella Fitzgerald Song Book, Frank Sinatra Song Book e Café de Paris Quarteto vão proporcionar momentos de música jazz, no dias 22, 25 e 30, respetivamente. Nos restantes dias, ouvir-se-ão tributos aos Queen (23) e a Amy Winehouse (26), o projeto Saudades de Elis (24), The Nikkilouders (27), The Royal Band (28) e The Cover Van (29).
Mas o festival não se esgota no recinto. Ao todo, 48 restaurantes de Matosinhos, entre eles A Chalandra, Ammar, Esquina do Avesso, Marisqueira dos Pobres, O Bem Arranjadinho, O Gaveto, Majará e Mariazinha, vão disponibilizar um menu Festival aMar durante todos os dias do festival, com o custo fixo de 20 euros. Entradas, pratos principal, sobremesa, bebida e café estão incluídos no preço, que vigora tanto ao almoço como ao jantar. Quem resiste ao melhor peixe do mundo?

SESSÕES DE SHOWCOOKING

Dia 22, às 18h30
Tamboril e gambas
chef Diogo Lello Archer, Cozinha Cabral (Porto)

Dia 24, às 21h00
Rodovalho e ostras na cozinha molecular
chef Hugo Dias, The Artist Bistrô (Porto)

Dia 25, às 21h00
Dourada grelhada com salada fresca de verão + Carabineros e codium
Fernando Cardoso, Feitoria (Lisboa) e Chefe Cozinheiro do Ano 2018

Dia 26, às 21h00
A Lagosta no imaginário da cozinha portuguesa, no quadro “a Lagosta”, de Eduardo Afonso Viana
chef Hélio Loureiro e o escritor Mário Cláudio

Dia 27, às 21h00
Percebes e lagosta
chef Jorge Sousa, Hotel Crowne Plaza (Porto)

Dia 28, às 18h30
Tamboril e camarão
Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

Dia 29, às 18h30
Robalo e ostras
chef Vasco Coelho Santos, Euskalduna Studio (Porto)

Dia 30, às 18h30
O Lavagante
chef Marco Gomes, Restaurante Oficina (Porto)

Festival do Peixe e do Marisco aMar
Até 30 de setembro
Jardim Senhor do Padrão (junto à lota de Leixões)
Web: amarmatosinhos.pt
Das 18h00 às 23h00; sextas e sábados das 15h00 às 00h00.
Entrada livre

 

Leia também:

Matosinhos: novas escolhas na terra do peixe
Um diferente restaurante de peixe em Matosinhos
Matosinhos: Uma rua para conhecer perto do passeio marítimo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend