Lisboa: nesta casa há joalharia de luxo internacional com assinatura

Uma das peças assinadas por Maria João Bahia. Fotografia: Diana Quintela/GI
A magia da alta joalharia portuguesa de Maria João Bahia acontece em plena Avenida da Liberdade, num espaço agora distinguido pelo programa Lojas com História. São peças de joalharia, design e troféus cujas histórias vale a pena conhecer.

Maria João Bahia é um dos nomes que mais se ouve quando se fala de alta joalharia portuguesa. Filha do conhecido escultor João Charters de Almeida, começou aos 13 anos a fazer pulseiras, anéis e cintos com “latão, missangas, conchas, pregos e feijões” para vender às amigas da mãe, e foi crescendo ao seu ritmo, movida pela paixão pela joalharia. O curso de Direito, que nunca terminou, foi uma “passagem divertida” vivida com os amigos. “Ao mesmo tempo já estava a fazer um curso de Desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes e outro de ourivesaria”, recorda.

No decorrer desse “processo natural” foi construindo uma identidade artística muito própria, de aprendizagem constante, até abrir, aos 23 anos, a sua primeira oficina «a sério», melhor que aquela que tinha improvisado em casa. A loja e ateliê que fundou neste bonito edifício pombalino recuperado, há 15 anos, são agora uma Loja com História distinguida pela Câmara Municipal de Lisboa e é neles que tudo acontece, dando origem às elegantes peças de joalharia, e não só, que seduzem clientes portugueses e de todo o mundo.

Fotografia: Diana Quintela/GI

Ouro e diamantes, safiras, rubis, pérolas e esmeraldas são os materiais nobres com que Maria João Bahia mais trabalha na oficina, para criar anéis, brincos, colares, pulseiras, alfinetes e acessórios. As peças estão brilhantemente expostas na loja, no piso térreo, e muitas delas destacam-se pela originalidade do formato ou pelo simples pormenor de romperem com a regra clássica de terem de ser iguais, no caso dos brincos, por exemplo. Por serem todas peças únicas, certo é que há quem perca para sempre, numa questão de minutos, a oportunidade de as comprar.

Maria João Bahia trabalha também com outros materiais, como a prata, para criar peças de gastro-joalharia (faqueiros, centros de mesa e outras, algumas encomendadas por chefs Michelin) e de decoração, como os castiçais e molduras que decoram as requintadas salas do seu ateliê. E é autora dos cobiçados Globos de Ouro entregues pela SIC/Caras na cerimónia anual realizada no Coliseu dos Recreios, bem perto da sua loja – um marco de “viragem” na carreira, diz, e que lhe abriu portas para continuar a desenhar troféus para dezenas de entidades nacionais e internacionais. Nas criações para figuras mediáticas contam-se também joias usadas por alguns artistas do festival Rock in Rio. Joalharia e design português de luxo, para todas as ocasiões, e que sai de Lisboa para todo o mundo.

 

Fotografia: Diana Quintela/GI

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Unissexo e intemporais: estes óculos são 100% portugueses
Gelados da Santini ganham mais duas lojas na Grande Lisboa
Campo de Ourique: Abriu uma loja três-em-um sustentável




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend